Saúde do Viajante
Troca de informações sobre prevenção de doenças infecciosas em viajantes e outros temas relacionados.
128 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 5 respostas
- 14.4k visualizações
[t3]1) Faça um check up[/t3] Um exame por um médico e alguns exames laboratoriais são importantes para ter a certeza de que não há no momento nenhuma doença ainda desconhecida, que poderia se agravar durante a viagem. Não deixe para ir ao médico logo antes da viagem, vá com alguma antecedência para que qualquer problema possa ser investigado e tratado sem atrapalhar seus planos de férias. [t3]2) Vacine-se[/t3] É essencial manter atualizado o calendário básico vacinal independente de viagens. Para indivíduos adultos, que já tomaram todas as vacinas da infância, isto significa apenas tomar uma dose de reforço da vacina antitetânica a cada 10 anos, e dependend…
Última resposta por Karenldc, -
- 1 seguidor
- 20 respostas
- 17.9k visualizações
[info]Deixe dicas, relate experiências e tire dúvidas sobre questões de saúde envolvidas em viagens pela América do Sul[/info] Pessoal, estive no Peru por quase 1 mês e, nesse tempo fiquei 4 dias com febre e 2 com diarréia. Meu noivo defecou com sangue; enfim não vou fazer um relato fisiológico da viagem. Só queria deixar um alerta (que eu mesma já sabia e apliquei em outras viagens e desta vez dei bobeira). Muito cuidado com sucos, frutas com casca, saladas, ovos e carne/frango mal passados e claro, com restaurantes 'suspeitos'. Resumo da ópera: Eu e meu noivo contraímos uma INFECÇÃO por BACTÉRIA!!! Até hoje não sabemos se foi em Lima ou em Huara…
Última resposta por Principe185, -
- 1 resposta
- 15.1k visualizações
Reposição de líquido e sais (eletrólitos) A solução de rehidratação será útil em 04 principais casos onde se perdem quantidades significativas de líquidos e eletrólitos: diarréias e vômitos graves, tratamento de intermação/insolação (grau leve-moderado) e exercício extenuante prolongado com intensa sudorese. Considera-se um quinto caso, lesões provocadas por queimaduras onde há perda de líquidos/sangue e a vítima esteja consciente e em condições de ingerir líquidos. Reposição de Líquidos A principal causa do uso dos sais de reidratação oral é a diarréia. Durante uma diarréia grave, o intestino pode absorver água e eletrólitos se estiverem mistu…
Última resposta por murillus, -
- 1 resposta
- 37.2k visualizações
Galera, esse tema tem muito a ver com a maioria dos membros aqui do site, hein!!!!???? Mas o assunto é sério... A matéria abaixo também foi publicada na revista Saúde da Associação Pró-Teste, uma das mais respeitadas do país. "Elas são parte da gastronomia brasileira e fazem muito sucesso também no exterior. As cachaças e aguardentes de cana, porém, podem fazer mal à saúde. E não estamos falando apenas da desagradável ressaca no dia seguinte. Das 10 marcas que foram testadas, 5 apresentaram CARBAMATO DE ETILA - uma substância classificada como provável agente cancerígeno, acima dos níveis aceitáveis. Isso não quer dizer que, se você tomar uma dose ficará predispo…
- 0 respostas
- 2.5k visualizações
Meus amigos, segue abaixo matéria da revista Saúde, da Associaçlão Pró-Teste sobre as bebidas de baixa caloria. Fiquem atentos, principalmente os que têm filhos pequenos e usam esse tipo de bebida. "Elas ajudam a manter a forma e são uma alternativa para diabéticos. O problema é que muita gente consome bebidas de baixa caloria como se fosse água , o que não é saudável. Elas trazem edulcorantes artificiais, substâncias químicas como asoartame e sacarina, usadas para adoçar alimentos sem açúcar. Embora os produtos avaliados tenham mais de um edulcorante em quantidades permitidas pela Anvisa, há limites diários recomendados para consumo, considerando que você ingere…
Última resposta por GUILHERME TOSETTO, -
- 1 seguidor
- 6 respostas
- 4.8k visualizações
[info]Deixe dicas, relate experiências e tire dúvidas sobre questões de saúde envolvidas em viagens pela Ásia[/info]
Última resposta por samantha.v, -
Trombose
por samantha.v- 1 seguidor
- 4 respostas
- 15.3k visualizações
[info]Tópico para dicas de prevenção, riscos e dúvidas sobre trombose[/info] [t3]O que é trombose?[/t3] Quando sofremos um ferimento, o nosso sangue forma um coágulo que fecha a abertura nos vasos sanguíneos feridos, e com isso pára o sangramento. Quando ocorre a formação de um coágulo anormal sem que tenha ocorrido a lesão do vaso, isso é chamado de trombose, e impede que o sangue flua normalmente no vaso sanguíneo. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100804230405.jpg 380 500 Trombose][t3]Trombose Venosa Profunda[/t3] Quando a trombose ocorre em uma das veias das pernas ela é chamada de trombose venosa profunda, que é o tipo …
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 2.1k visualizações
Clique aqui para ler a matéria do Mochila Brasil: http://mochilabrasil.uol.com.br/noticias/mais-mortes-de-mochileiros-no-sudeste-asiatico E aqui a matéria da CNN: http://edition.cnn.com/2012/09/13/health/mysterious-tourist-deaths-asia/index.html Fica o alerta não só para esta região, mas para sempre tomar cuidado com comidas e bebidas, já que os casos parecem ser de envenenamento
Última resposta por heka, -
Dez mil pessoas podem ter contraído vírus mortal nos Estados Unidos- Parque Nacional de Yosemite
por Jolly Roger- 1 resposta
- 2.2k visualizações
Dez mil pessoas podem ter contraído vírus mortal nos Estados Unidos Quem visitou o Parque Nacional de Yosemite, no último mês, deve ficar atento aos sintomas RIO - O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) informou que cerca de 10 mil pessoas que se alojaram nas cabanas do Parque Nacional de Yosemite, no último mês, podem ter contraído um vírus mortal. Trata-se de um hantavírus transmitido por roedores e pode provocar uma infecção pulmonar grave. “As pessoas que se hospedaram nas Signature Tent Cabins (no acampamento Curry Village) entre os dias 10 de junho e 24 de agosto poderiam estar em risco de desenvolver o hantavírus nas próximas …
Última resposta por Jolly Roger, -
- 5 respostas
- 3.8k visualizações
GENTE, faço questão de deixar meu relato aqui da péssima experiência q estou tendo em minha viagem pelo Uruguai e Argentina. Estou em Buenos Aires e há 5 dias estive visitando amigos no Uruguai quando começou uma alergia com coceira. Inicialmente nas costas e na cabeça. Falei com meu médico particular e com sempre levo medicamentos para tudo, ele me recomendou q tomasse um anti-alérgico q tinha na mala:bilastina. Tomei por 2 dias e deu um alívio em alguns momentos ,mas depois piorei e a alergia se espalhou por todo o corpo. Uma coceira horrível. Não consegui desconfiar de nada : nada de roupa nova, produtos de higiene ou comidas q não havia comido antes na vida. Aliás, n…
Última resposta por Carol.Br, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 2.4k visualizações
Olá pessoal, tdo bem? Então, gostaria de saber se é precisor tomar alguma vacina específica p/ viajar p/ a Europa passando por Berlin, Amsterdam, Bruxelas, Paris e Londres? É necessário fazer cartão de vacinação internacional? Bjs, Liza
- 3 respostas
- 5.9k visualizações
Oi gente, tudo bom? Bom, vou fazer meu primeiro mochilão pelo Peru e Bolívia agora em julho Queria saber se além da vacina da febre amarela mais alguma é obrigatória, e se vocês acham que é necessário fazer um seguro saúde antes de ir bjos Fernanda
Última resposta por iderley, -
- 10 respostas
- 25k visualizações
[info]Tutorial de caráter instrutivo acerca de quais medidas a serem tomadas ao se deparar com uma serpente. Aberto para relatos e troca de experiências.[/info] [t1]Introdução[/t1] O Brasil é um país privilegiado quanto à biodiversidade. O mesmo se aplica a grande variedade de espécies de serpentes. Isso se deve ao fato de que tanto o clima tropical, bem como os biomas aqui encontrados, serem bastante favoráveis a manutenção e perpetuação destes famigerados répteis. Em nosso país existe 358 espécies de serpentes. Deste montante: 284 espécies não apresentam risco ao homem. 20 espécies moderadamente perigosas 54 espécies perigosas (peçonhentas das quais 27 sã…
Última resposta por Leonardo Tupinambá, -
- 0 respostas
- 2.1k visualizações
Galera, há algum problema em levar medicamentos na viagem à Europa?? Tipo, aqueles que agente compra aqui no Brasil sem precisar de Prescrição medica... dor de cabeça, gripe, etc..
Última resposta por Junior Katraka, -
[t1]Tempestade Elétrica[/t1] Amigos, Gostaria de saber como me proteger caso esteja em uma montanha e começe uma tempestade elétrica, muito comum no verão. Como devemos preceder? Devemos sair das barracas? É melhor ficar no descampado? Debaixo de árvores? Encostados na pedras? obrigado a todos Hugo de Castro
Última resposta por Guaxinim Amigo, -
- 1 seguidor
- 3 respostas
- 4k visualizações
[info]Deixe dicas, relate experiências e tire dúvidas sobre questões de saúde envolvidas em viagens pelo Brasil[/info]
Última resposta por nnaomi, -
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
Buenas galera! É necessário ter a carteira de vacinação da Anvisa? Ou a nacional já vale para entrar na Bolivia? E quais vacinas eu preciso, pelo que sei só a da febre amarela. Um abraço, Fernando.
Última resposta por Leo Ramalho, -
- 0 respostas
- 1.3k visualizações
Vejam essa notícia que saiu recentemente. Bioinseticida contra a dengue. http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?Materia=20111217113314
- 5 respostas
- 13.5k visualizações
Oi, pessoal! Li o post sobre diabéticos, mas acabou não me esclarecendo muita coisa. Sou portadora de esclerose múltipla e mochileira. Nós, esclerosados, usamos medicação injetável (3 ou 1x por semana) e que precisa de refrigeração. É só mais uma mochilinha ou bolsa pra carregar, pois precisamos acondicionar a medicação em temperaturas baixas (até 10°). De resto, tudo normal. Já viajei pelo Mercosul com minha bolsinha, mas fiquei em hotel com frigobar. Agora, estamos planejando um mochilão de mês pela Europa e estou com algumas dúvidas. Alguém tem alguma dica de como acondicionar melhor a medicação em viagens longas? Alguém sabe se precisa ter a receita médica com tra…
Última resposta por dianapaula85, -
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 3.2k visualizações
[info]Deixe dicas, relate experiências e tire dúvidas sobre questões de saúde envolvidas em viagens pela Oceania[/info]
Última resposta por erikadf, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 4.1k visualizações
[info]Deixe dicas, relate experiências e tire dúvidas sobre questões de saúde envolvidas em viagens pela América Central, Caribe e México[/info]
Última resposta por 0celta0, -
- 15 respostas
- 13.8k visualizações
Você gosta de consumir salsichas, presuntos, mortadelas, etc?? Faz o mesmo com seus filhos?? Se você o faz em grandes quantidades, fique atento!!! Esses produtos têm adição de nitritos e nitratos, substâncias que atuam na cor do produto e na sua conservação, mas que em quantidades grandes podem ser extremamente prejudiciais à saúde. Vejam o relato abaixo: Os nitratos, o meio ambiente e a saúde Os nitratos representam grave problema para a segurança alimentar, principalmente porque podem se transformar em nitritos — quer durante a conservação dos alimentos entre a colheita e o consumo, quer dentro do aparelho digestivo. A possível síntese de nitrosaminas cancerígena…
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Segundo reportagem da correspondente internacional da Rádio Bandeirantes, a grande maioria das empresas que engarrafam água mineral na China estão totalmente irregulares. A denúncia foi feita por um funcionário de uma dessas empresas. Todas as análises feitas mostraram índices de contaminação até 9 mil vezes acima da legislação padrão, principalmente quanto a coliformes fecais. Ou seja, se estiver na China, evite comprar água mineral engarrafada por lá. Leve aaqui do Brasil ou compre de marca conhecidas. Em último caso, sempre ferva a água antes de beber, pois isso matará todos os microrganismos patogênicos que estiverem presentes nessa água. Abraço!!!!
Influenza H1N1 1 2 3 4
por juliocamargo- 34 respostas
- 7.2k visualizações
[info]Tópico para dicas de prevenção, riscos e dúvidas sobre a gripe H1N1[/info] Quem ainda tem medo da nova gripe, não se preocupe... Além do mais, deem uma olhada nesse vídeo: Obs.: Não é virus!!! Qualquer dúvida sobre a gripe, pode ir postando aqui neste tópico(não sei se está no lugar certo), eu terei o maior prazer em ajudar. Por favor, não deixem de assistir o vídeo mesmo sendo quase 10min, vale muito a pena!
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 21.3k visualizações
[align=justify][t1]Febre Amarela[/t1] A Febre Amarela é uma doença infecciosa, causada por um vírus que é transmitido pela picada de alguns mosquitos. Em áreas silvestres o vírus é transmitido pelo mosquito Haemagogus e em áreas urbanas pelo Aedes aegypti (o mesmo que transmite a dengue). Na maioria dos casos a doença é leve, causando febre, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, vômitos e diarréia. Porém em 15% dos casos esse quadro pode ser seguido de uma forma grave da doença, em que ocorrem sangramentos, olhos e pele amarelados, e funcionamento inadequado do fígado e dos rins. Pode haver coma e morte. Pessoas que estiverem ou tenham retornado há pouc…
- 2 respostas
- 2k visualizações
Galera, neste carnaval fiquem atentos às misturas da moda como álcool e energéticos. Vejam abaixo matéria publicada no site do UOL sobre o tema e seus perigos. Bom carnaval pra todos!!!! http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/03/05/misturar-alcool-com-energetico-e-perigoso-para-o-coracao-e-predispoe-ao-alcoolismo.jhtm
Última resposta por JulianaFelix, -
- 1 resposta
- 1.6k visualizações
É comum mal estar em pessoas que viajam. Alguns truques podem ajudar a reduzir o mal estar do mochileiro. pergunte-me e terei prazer em ajudar. Tenho usado como terapias : homeopatias, fitoterapia, florais, doi-in, massagem, eft, argiloterapia e etc.
- 2 respostas
- 66.2k visualizações
[align=justify]Resolvi postar algumas dicas que podem ajudar a salvar vidas. Não só nas viagens e trilhas, podemos nos deparar com uma parada cardiorrespiratória (PCR) a qualquer momento. Baseadas nas novas diretrizes do Suporte Básico de Vida da American Hearth Association (AHA) 2010-2015. As modificações tem o objetivo de facilitar o atendimento, principalmente por pessoas leigas(que não sao profissionais de saúde). [t3]Como reconhecer uma parada cardiorespiratória:[/t3] - Pessoa inconsciente. Não responde ao chamado, nem a algum estímulo doloroso. - Ausência de pulso central (Olhar pulso na região do pescoço) - Cianose central e de extremidades (Cor arrox…
- 3 respostas
- 135k visualizações
Meus amigos, nessa época do ano é comum as pessoas apresentarem problemas com intoxicações alimentares, devido às comidas mais pesadas, com mais temperos e muitas delas utilizando ingredientes facilmente contamináveis, como, por exemplo, as maioneses. Aproveito o ensejo e posto aqui algumas informações sobre esse tipo de acometimento. O que é intoxicação alimentar A intoxicação alimentar é uma infecção causada ao consumir alimento contaminado com bactéria patogênica, toxinas, vírus, príons ou parasitas. A contaminação geralmente decorre do modo inapropriado de manusear, preparar ou estocar comida. Intoxicação alimentar também pode ser causada ao adicionar pestici…
Última resposta por Kiki-SP, -
- 6 respostas
- 69k visualizações
Como sou alérgico a picada de abelhas, marimbondos e seus parentes, resolvi colocar esse texto interessante do Trilhas e Aventuras. Espero que possa te ajudar! Ataque de Abelhas!!! Apis mellifera. Esse é o nome científico da abelha, dado por Linnaeus. Mas, dentro do próprio nome encontramos o termo fera, o que condiz com o seu comportamento feroz... Normalmente as abelhas são operárias laboriosas, que polinizam flores e produzem cêra e mel, vivendo em uma colméia. Mas algumas raças de abelhas são emocionalmente instáveis, e se irritam com qualquer coisa diferente... Algumas características e dicas que se deve saber sobre esses insetos: As abelhas são …
Última resposta por Leticia Quaresma,