Saúde do Viajante
Troca de informações sobre prevenção de doenças infecciosas em viajantes e outros temas relacionados.
128 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 705 visualizações
Desde sexta-feira, 1° de julho, os viajantes com destino a Portugal não precisarão mais a realizar testes de Covid-19 ou comprovar a vacinação para entrar no país. Fonte: https://viagemeturismo.abril.com.br/mundo/portugal-elimina-todas-as-regras-de-entrada-no-pais/
Última resposta por Roberto Brandão, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 712 visualizações
Nesta quinta-feira (09/06) foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. Trata-se de um homem de 41 anos que, segundo informações iniciais, passou por Portugal e Espanha no mês passado. Ele está internado no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo (SP), desde a última segunda-feira (6/6). Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-61740139?at_custom4=F9E2B73A-E837-11EC-8D23-88440EDC252D&at_campaign=64&at_custom2=twitter&at_medium=custom7&at_custom1=[post+type]&at_custom3=BBC+Brasil
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 679 visualizações
O protocolo de entrada de pessoas em Fernando de Noronha tem mudança a partir da sexta-feira (15), quando deixa de ser necessária a apresentação do resultado de teste para Covid-19 antes do embarque para a ilha. A alteração foi divulgada pela Administração da Ilha nesta quarta-feira (13). O governo do estado informou, ainda, que continua sendo obrigatória a apresentação da carteira digital de vacinação com, pelo menos, duas doses da vacina. Para pessoas com 55 anos ou mais, também é necessária a comprovação da dose de reforço do imunizante. Outra mudança no atual protocolo de entrada na ilha é a exigência de, pelo menos, uma dose da vacina para adolescentes de 1…
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 1.2k visualizações
Oiee, pessoal, em maio farei minha primeira viagem internacional para o Peru e estou na dúvida sobre qual seguro contratar. Considerando o cenário atual, encontrei o seguro da Assist Card e da April Coris, ambos cobrindo gastos médicos e quarentena em caso de covid. Gostaria de opiniões sobre qual seria o melhor? A faixa de preço é praticamente a mesma assim como as coberturas, minha dúvida é em relação a qualidade de atendimento quando necessário acionar o seguro
Última resposta por D FABIANO, -
- 5 respostas
- 1.3k visualizações
Em breve, gostaria de viajar pela América Latina, começando pela Argentina (pois moro em Foz do Iguaçu), mas uma questão me deixa insegura: tenho epilepsia e tomo alguns medicamentos que não sei se vou conseguir em outros países. Alguém já teve experiência parecida?
- 0 respostas
- 633 visualizações
Como muita gente fica me perguntando o que significa fibromialgia?! Qual tratamento para fibromialgia? Fibromialgia mata? Resolvi fazer um breve resuminho sobre o que é essa doença reumática: a fibromialgia. Fibromialgia é uma doença crônica que acomete aproximadamente 5% da população mundial, em sua maioria esmagadora mulheres, que basicamente age no sistema nervoso central desregulando as sinapses nervosas. Mas na prática, o que significa fibromialgia para mim e para os demais portadores de fibromialgia? Dor crônica generalizada, fadiga extrema (aquela sensação de ser atropelado por um caminhão e sair rolando ladeira abaixo). Como a sín…
Última resposta por luanaflopo, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 820 visualizações
Com o comércio de rua fechado na Holanda, os planos dos consumidores para o Natal foram por água abaixo após o país iniciar, neste domingo, dia 19, um bloqueio com o objetivo de limitar um aumento de casos de covid-19 por causa da variante Ômicron. O primeiro-ministro, Mark Rutte, anunciou o lockdown repentino na noite de sábado (18), ordenando o fechamento de todas as lojas, exceto as essenciais, bem como restaurantes, cabeleireiros, academias, museus e outros locais públicos, a partir deste domingo até, pelo menos, 14 de janeiro. Fonte: https://www.jornale.com.br/post/holanda-inicia-lockdown-contra-variante-do-novo-coronavirus
Última resposta por Rafael_Salvador, -
Influenza H3N2
por Crom- 1 seguidor
- 1 resposta
- 429 visualizações
https://oglobo.globo.com/saude/medicina/surto-de-gripe-bahia-confirma-primeiro-obito-por-h3n2-1-25320876?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo Não bastasse a covid agora tem essa.
Última resposta por _Umpdy, -
- 1 seguidor
- 1 resposta
- 484 visualizações
Com os números de casos crescendo na Europa, a França mudou novamente a forma de obtenção do health pass para estrangeiros poderem frequentar espaços fechados. Agora, somente em farmácias credenciadas. Maiores infos em https://www.sante.fr/how-to-obtain-a-french-health-pass
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 421 visualizações
Angelique Coetzee, a médica sul-africana que primeiro identificou a nova variante ômicron do coronavírus, diz que os pacientes infectados até o momento mostram "sintomas extremamente leves" — mas mais tempo ainda é necessário para avaliar o efeito em pessoas vulneráveis. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59455619?at_campaign=64&at_custom2=facebook_page&at_medium=custom7&at_custom1=[post+type]&at_custom3=BBC+Brasil&at_custom4=CA0A2896-520E-11EC-A071-C0A296E8478F&fbclid=IwAR0WCiN3DAZW-F96SxCFv3bAjgdZDCjmxETlG_RsELkgn6MmVeDNSCdgyXo
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 392 visualizações
Viajante precisa estar 100% imunizado: ter tomado duas doses ou a única. Destino em Pernambuco tem WhatsApp para tirar dúvidas de segunda a sexta. Para tirar dúvidas sobre essa mudança e os protocolos adotados, o destino divulgou números de telefone com WhatsApp de sua equipe de vigilância. Anote aí: (81) 98494-0313; (81) 98494-0520; (81) 99488-4366. Mais informações sobre a matéria: https://viagem.estadao.com.br/blogs/viagem/fernando-de-noronha-agora-so-com-vacinacao-completa-14-dias-antes/?utm_source=twitter:newsfeed&utm_medium=social-organic&utm_campaign=redes-sociais:122021:e&utm_content=:::&utm_term=
Saiba o que os 27 países da União Europeia exigem atualmente dos turistas brasileiros
por Roberto Brandão- 1 seguidor
- 0 respostas
- 817 visualizações
Com mais de 50% da população com esquema vacinal completo contra a Covid-19, o Brasil vê cada vez mais fronteiras se abrirem para seus turistas. Em São Paulo, por exemplo, a imunização tem sido tão eficiente quanto em países ricos com alta cobertura vacinal. Veja aqui uma lista dos 27 países da União Europeia e alguns dos principais da América Latina que autorizam ou não a entrada de turistas brasileiros atualmente. Veja no link abaixo mais informações: https://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/62-internacional/86264-saiba-o-que-os-27-paises-da-uniao-europeia-exigem-atualmente-dos-turistas-brasileiros
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 749 visualizações
Canadá passa a aceitar viajantes com Coronavac e mais 2 vacinas 19/11/2021 21:38:00 | Artur Luiz Andrade A partir de 30 de novembro, o Canadá passa a aceitar visitantes que tenham tomado mais três vacinas, além das já aceitas: a Sinovac/Coronavac, aplicada no Brasil; a Covaxin; e a Sinopharm/Covilo. Todos os viajantes devem estar completamente vacinados para entrarem no país. Também a partir de 30/11, para viagens curtas de até 72 horas ou para quem sai e retorna em menos de 72 horas, os viajantes 100% vacinados e que estejam qualificados não precisarão apresentar um teste molecular negativo para covid-19. Crianças até 12 anos acompanhando esses adultos tam…
- 1 seguidor
- 2 respostas
- 516 visualizações
O Ministério da Saúde orientou a aplicação da terceira dose dos imunizantes contra a covid-19 da Pfizer ou da AstraZeneca para qualquer pessoa vacinada com a Coronavac que irá fazer viagens internacionais a países que não aceitam o produto fabricado pelo Instituto Butantan. Foi autorizada também a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da AstraZeneca para 28 dias, e da Pfizer para 21 dias. Os métodos de comprovação de viagem ficam a cargo de cada Estado e município. Mais informações: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/11/05/ministerio-da-saude-libera-3a-dose-de-astra-ou-pfizer-para-quem-tomou-coronavac-e-vai-viajar.ghtml
Última resposta por kenji, -
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 592 visualizações
09/11/2021 11:05:00 | Rodrigo Vieira Rovena Rosa/Agência Brasil Coronavac será aceita na Inglaterra A partir de 22 de novembro, o Reino Unido vai aceitar visitantes internacionais vacinados com Coronavac e todos os outros imunizantes aplicados no Brasil. O secretário de Transportes britânico, Grant Shapps, comunicou que todas as vacinas aprovadas na lista emergencial da Organização Mundial da Saúde (OMS) serão reconhecidas pelo seu governo. Coronavac (Sinovac), Pfizer, Janssen e AstraZeneca, portanto estarão liberadas no Reino Unido a partir de 22 d…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 798 visualizações
Como parte da reabertura do Turismo para a entrada em Israel, o “Gabinete Corona” aprovou ontem à noite (7), em um referendo por telefone, novas diretrizes para o Turismo em grupo iniciado pelo ministro da Saúde, Nitzan Horowitz, e pelo ministro do Turismo, Yoel Razvozov. De acordo com o novo esquema que entrará em vigor amanhã (9), grupos de turistas com duas vacinas podem entrar em Israel mesmo que tenham se passado mais de seis meses da data de recebimento da vacina, desde que atendam às seguintes condições: A permissão de entrada foi recebida do Ministério do Turismo antes da chegada do grupo em Israel; Todos os membros do grupo foram vacinados com vacinas…
- 1 seguidor
- 0 respostas
- 512 visualizações
Em publicação no seu Instagram, a diretora do escritório de Turismo da França para a América Latina, Caroline Putnoki, informou a mudança na solicitação do passe sanitário francês. A plataforma antiga fechou e, a partir de hoje (3), o pedido do QR code tem que ser feito na França após a chegada, nas farmácias. Para conseguir o passe, é necessário apresentar nas farmácias o passaporte e o certificado de vacinação original impresso e pagar 36 euros. Para conferir o mapa das farmácias que estão emitindo o passe sanitário acesse o site : https://www.sante.fr/ https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2021/11/passe-sanitario-frances-deve-ser-solicitad…
- 0 respostas
- 603 visualizações
O site NÃO É um site oficial de cada país, porém compila diariamente as restrições/condições oficiais de viagem de diferentes fontes dos países que disponibilizam ditas informações. https://safetravel.cc/ Vale a pena sempre dar uma olhada.
Última resposta por pmichelazzo, -
- 3 respostas
- 2k visualizações
Se você é uma daquelas pessoas que gosta de viajar ou precisa se deslocar periodicamente a trabalho mas sofre por antecedência por sentir dor de ouvido nas mudanças bruscas de altitude preste bastante atenção nessas dicas que vou te dar pois existe, no mercado, um produto que pode e deve ser utilizado nas viagens e que é pouco divulgado. Trata-se de um protetor auricular que possui uma válvula que equaliza a pressão dentro dos ouvidos de forma natural. Seguem algumas dicas para você não ter desconforto nas mudanças bruscas de altitude: 1- Caso esteja resfriado, converse com seu médico otorrinolaringologista sobre a viagem e peça a indicação de sprays ou descong…
Última resposta por kenji, -
- 3 seguidores
- 30 respostas
- 208.8k visualizações
Seguro Viagem para Mochileiros A última coisa que pensamos quando planejamos uma viagem é na saúde ou na possibilidade de ocorrer um caso que precisemos de emergência médica. Temos sempre como base de pensamento o nosso dia a dia no Brasil, pois contamos com nosso plano de Saúde ou com o serviço de saúde público, o SUS, que pode até ser ruim, mas está lá sempre disponível! Em outros países essa realidade é outra e quase nenhum presta atendimento gratuito e universal para turistas, em muitos até mesmo os atendimentos em casos de emergência são cobrados, e aí é que entra o seguro viagem que pode te salvar em alguma dessas situações. Além disso, em alguns país…
Última resposta por Rafael_Salvador, -
- 1 seguidor
- 10 respostas
- 18.6k visualizações
Apendicectomia é a retirada do apêndice, parte do intestino grosso que se localiza na parte inferior direita do abdome. Quando inflamado provoca apendicite. Astronautas e cientistas que trabalham em estações climatológicas nas regiões polares costumam fazer apendicectomia preventiva, ou seja, retiram o apêndice mesmo antes dele apresentar qualquer problema. Isto se deve ao fato de que, no espaço ou durante tempestades de neve (inverno polar) as chances de resgate e socorro em tempo hábil são nulas. Para aqueles que praticam esportes como escalada, montanhismo de alta montanha bem como atividades cujo resgate pode ser demorado ou muito difícil, quando não impossíve…
Última resposta por FCRO, -
- 2 seguidores
- 260 respostas
- 228.6k visualizações
Companheiros mochileiros, Notei que existem por aqui inúmeras dicas a respeito de viagens pela Bolívia, hospedagem, passeios... enfim, tudo que precisamos saber para uma boa e tranquila viagem pelo país...ou melhor, quase tudo...Não vi por aqui nenhum tópico com dicas mais aprofundadas e realmente úteis para um problema que afeta, segundo as estatísticas médicas, 92% dos turistas que chegam a altitudes superiores a 2800, vindos do nível do mar e de uma hora para outra...é o tal do "mal da altitude", termo "popular" para o Mal Agudo das Montanhas (Acute Mountain Sickness, AMS). Eu, como médico, mochileiro e participante do fórum, resolvi postar aqui algumas dicas de co…
Malária
por samantha.v- 1 seguidor
- 4 respostas
- 9.7k visualizações
[info]Tópico para dicas de prevenção, riscos e dúvidas sobre malária[/info] [align=justify][t1]MALÁRIA[/t1] A Malária é uma doença infecciosa causada por um parasita (Plasmodium) que é transmitido pela picada do mosquito Anopheles. Assim, todas as regiões em que este mosquito está presente oferecem risco de transmissão da malária. No Brasil o Anopheles é encontrado em áreas rurais e semi-rurais. Em cidades os casos são raros, mas pode haver transmissão nas regiões periféricas. Em outros países, como na Índia e diversos países africanos, a transmissão urbana também é importante. O mosquito pica preferencialmente à noite e dentro de habitações. Nas regiões…
Última resposta por dahaddad, -
- 0 respostas
- 1.1k visualizações
A partir de hoje, 29/01/2019, não é necessário mais de dirigir ao escritório da Anvisa para requerer o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela. Basta acessar o site abaixo e fazer sua solicitação: https://www.servicos.gov.br/servico/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia?campaign=destaque Ótima notícia!
Última resposta por Bre Ramos, -
- 11 respostas
- 15k visualizações
Olá amigos! Vou pra Machu Picchu em outubro e gostaria de fazer um seguro pra andar tranquila com meus equipamentos de trabalho por lá. A questão é que pesquisei todos os seguros mencionados e sugeridos aqui nos Mochileiros (Mondial, Assist Card, Travel Ace, Allianz, Porto Seguro, Premium Assistence e outras menores) e não achei a cobertura específica "contra roubo" nessas apólices. No máximo, o que encontrei foi "Orientação em caso de roubo ou perda de documentos". Será que terei que fazer um seguro específico para cada equipamento que pretendo levar (ex.: celular, máquina fotográfica, laptop...)? Alguém conhece um algum seguro-viagem que garanta cobertura d…
Última resposta por marpial, -
- 14 respostas
- 69.2k visualizações
Boa noite, mochileiros! Estou já com passagem comprada para 30 dias na Europa (Londres - Munique - Viena - Praga - Berlim - Paris), para fevereiro de 2013, e estou já fazendo o planejamento estratégico. Como serão 30 dias, a questão dos medicamentos me preocupa um pouco. Vamos aos "fatos"> 1) Eu tenho hipotireoidismo, que me obriga tomar medicação contínua todos os dias (T4) 2) Também tenho rinite alérgica e sinusite crônicas, e em caso de crise (especialmente no inverno), chego a precisar antibióticos (Azitromicina) e antialérgicos (Allegra) para a sinusite. Bem, é claro que eu irei levar uma caixa de 30 comprimidos de levoriroxina sódica, com a receita m…
Última resposta por Juliana Champi, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Olá Pessoal! Vou para a Alemanha e Suécia em Maio desse ano, ficarei aproximadamente 20 dias. Estou pesquisando uma empresa para fazer o seguro viagem, já olhei várias! o problema é que sempre que procuro saber sobre elas no site Reclame Aqui, todas tem comentários negativos e viajantes dizendo que a empresa não cumpre com o prometido. Alguém pode me indicar alguma de confiança? Agradeço muito, abraços!
Última resposta por ANTONIO CARLOS MOMESSO, -
- 1 seguidor
- 32 respostas
- 33.7k visualizações
Olá pessoal... então como eu consigo o Cartão internacional de Febre Amarela? Antes de me responderem quero deixar claro algumas coisas: * Seu sei que é junto à anvisa que que consigo, Certo? (pesquisei mas, não achei claramente o que fazer) * Muito importante: Não Faço a minima idéia de onde deixei o meu comprovante de vacina que recebi no posto de saúde ao me vacinar, terei que tomar de novo se não achar (se tiver que tomar de novo, não tem problema visto que já me vacinei?) Enfim, se puderem me dar uma ajudinha ficarei grato... Estarei indo pra Argentina e Chile em Janeiro
Última resposta por novoCalculoDaRota, -
- 4 respostas
- 2.1k visualizações
Olá pessoal, vou fazer um mochilão durante 6 meses por diversos países (Marrocos, Leste Europeu, Rússia, Sudeste Asiático e Nova Zelândia) e queria saber se alguém recomenda algum seguro de viagem bom... eu achei alguns como o WorldNomads e a Vital Card, por exemplo, mas acho melhor ouvir recomendações de quem realmente os utiliza, né? hahahaha Agradeço a atenção! [emoji1]
Última resposta por filipelyrio, -
- 1 seguidor
- 4 respostas
- 1.8k visualizações
alguém que toma medicamentos controlados e já fez ou vai fazer uma viagem longa, tipo um ano ou mais? acredito que não vou conseguir levar uma quantidade tão grande de medicamentos quanto preciso, por medo de me barrarem, mesmo que eu tenha receita (são 60 caixas, para um ano) e também não tenho nem ideia de como comprar lá fora, li em algum lugar que não adiantaria ter receita de um médico brasileiro, eu teria que passar por uma consulta lá para pegar uma receita. alguém sabe me informar como funciona a cobertura dos seguros viagem para doenças pré-existentes? cobriria a consulta e o medicamento? vou passar pela índia, tailandia, indonesia, japão, Austr…
Última resposta por Paulo Franco,