Faça você mesmo! Equipamentos de Camping e Aventura
Troque informações com todos os professores Pardal do mundo da Mochila e veja o que é possível fazer você mesmo!
41 tópicos neste fórum
-
- 1 seguidor
- 35 respostas
- 41.7k visualizações
galera , to afim de fazer meu proprio saco de dormir, tenho experiencia com costura só não sei exatamente quais materiais usar . gotaria de materiais para temperaturas baixas pois sempre que eu uso é em condições a baixo de zero, sendo assim os sacos de dormir disponiveis no mercado são meio caros e como no meu caso eu preciso pra mim e minha namorada fica fora do orçamento ... rs. se alguem aí tiver dicas sobre o material manda ae pra mim ... vlw galera abraço a todos.
Última resposta por Lucimara Matheus, -
- 1 seguidor
- 17 respostas
- 27.6k visualizações
pessoal,eu estou com umas dúvidas aki,pra fazer um kit de panelas complementar ao que eu tenho de acampamento,sem gastar nada...pensei em usar uma lata de nescau como panela,e uma de leite itambé,mais fechada na ponta,como uma leiteira...mas ai começam os problemas: 1-as latas,ao contrário do que dizem,não são de inox...mal lavei e oxidaram por dentro,bem nas junções de solda do fundo (não é uma oxidação pesada,é de um marrom bem claro,da cor de creme de amendoim) 2-tentei fazer uma secagem na lata de nescau,usando a espiriteira...em pouco tempo,a lata começou a soltar uma fumaça forte,e a pretejar ,e como sei que o vapor de cromo é toxico,tirei do fogo.não fiz isto com…
Última resposta por Marcos Supertramp, -
- 1 seguidor
- 13 respostas
- 3.9k visualizações
Preciso criar um fogareiro para minha panela, fui consultar o gás e masarico de quase R$50,00 não tô afim de gastar tanto. Quero pra acampar e mochilar.
Última resposta por rodrigo-whisky, -
- 1 seguidor
- 8 respostas
- 4.3k visualizações
Pegue uma garrafa de pet e corte logo abaixo do gargalo usando tesoura ou estilete Passe o saco plástico por dentro do gargalo cortado. Depois basta fechar com a tampa. E pode usar nas embalagens de mantimentos, pães etc.
Última resposta por Supertux, -
- 13 respostas
- 16k visualizações
Tenho namorado a ideia de fazer varetas de alumínio para uma barraca Aztec Katmandu 3/4, uma vez que a própria marca não as fornece, mas estou meio perdido quanto a onde encontrar os materiais e que tipo de alumínio usar. Moro na região central do Rio Grande do Sul, o que provavelmente dificulta o acesso a matéria prima ideal. Existem muitos jogos de vareta em alumínio chineses disponíveis em sites de compras, mas a maioria se destina a barracas menores, e gostaria de evitar a ideia de comprar dois e canibalizar um. Além do que não sairia tão barato. Vi um jogo de varetas de alumínio feitas para uma barraca super esquilo, no mesmo estilo de encaixe usado para as …
Última resposta por João Pedro Bonifácio, -
- 1 resposta
- 3.5k visualizações
Última resposta por Marcia Medeiros Dias Ameri, -
- 1 seguidor
- 267 respostas
- 170.6k visualizações
Olá a todos! Iniciei uma vontade que tinha há algum tempo, de fazer uma faca. Na verdade, como consegui duas barras de aço, de larguras diferentes, comecei logo dois projetos simultâneos. Serão as duas por desbaste*, contudo, qualquer hora (possível) quero muito forjar* alguma. Tentarei ser explicativo, entre imagem e texto - para não tornar o tópico cansativo - à medida que posto o desenvolvimento delas. Quem tiver dúvidas pergunte sem cerimônia, o que eu puder responder farei com prazer, e o que eu não souber, será ótimo pesquisar e melhorar o conhecimento sobre o assunto. :'> :'> Quem sabe, aparecem outros daqui do fórum que se aventuram na criação de…
Última resposta por D. Alves, -
- 1 seguidor
- 35 respostas
- 74.3k visualizações
Olá Mochileiros! No meio do mato, área infestada dos seus moradores mais que originais: mosquitos, muruins, muriçoca, pernilongo, mutum, mutuca (e outros, são muitos nomes a depender dos regionalismos! rs...)o repelente que vc leva acaba, e aí??? faz o que???? Bom, isso aconteceu comigo e recebi uma Dica de Dona Durvalina, moradora antiga da Conceição dos Gatos, Vale do Capão, Chapada Diamantina, a dica é a seguinte: - Pegar limão e fincar cravos da índia, colocar dentro da barraca e deixar fechada por alguns minutos. Foi o que eu fiz e funcionou!!!! não ficou um só mosquito, nem muruim pra contar história! Inclusive segundo Dona Durvalina, este pr…
Última resposta por Vinnie Ferreira, -
- 9 respostas
- 8.4k visualizações
Redução de peso! Esse é o conceito principal do backpacking light. Confesso que em todos os trekkings que fiz, nunca levei chinelos pelo peso e espaço ocupado, ainda mais tendo pé 44! A depender do trekking, se analisarmos o tempo de uso dos mesmos, vale a pena ficar descalço ou então construir sua própria sandália, para fugir das pesadas havaianas, "as legítimas". Eu sei que "todo mundo usa", mas uma alternativa barata é utilizar um par de palmilhas de um tênis velho (ou comprar um par novo), fazendo quatro furinhos e passando um elástico para prender seu pé, como na foto abaixo. O par pronto, pesa apenas 22g! E você ainda pode dobrá-lo para guardar na mochila! …
Última resposta por Fabio Pra, -
- 7 respostas
- 14.4k visualizações
Aqui teremos como compartilhar ideias que vão proteger nossos objetos dentro das mochilas, que por ventura, não são impermeáveis. Obs.: lógico que o melhor meio de proteger a mochila e seus itens é através de uma capa para a mesma. Mas, para quem ainda não tem, pode seguir as dicas abaixo, improvisar, e também dar sugestões.
Última resposta por gesiel nunes machado, -
- 1 resposta
- 7k visualizações
Eis uma bainha de facão feita de tubo de PVC de 40 mm aquecido no fogo e prensado em 2 ripas de madeira em uma morsa que também pode ser prensado com algum sargento (grampos). A abertura para o passador do cinturão ou cinta eu fiz com uma lâmina aquecida no fogo com o facão inserido para não vazar para o outro lado e dilatei o rasgo com uma régua de inox, mas pode ser uma faca ou alguma chapa que seja igual ou mais estreito que o rasgo, dependendo da largura pode ser o próprio facão. Risquei o formado de arredondamento no final da lâmina usando o próprio facão como gabarito. Agora vou tentar fazer uma bainha esquentado no forno, do meu fogão doméstico em cima de papel alu…
Última resposta por Fabricio De Avila Rozado, -
- 1 seguidor
- 15 respostas
- 19.3k visualizações
Oi pessoal Achei muito interessante e vou postar aqui o chaveiro a prova d'água que contem um "kit" para fazer fogo. Fiz uma pra mim, a minha capsula tem um bom tamanho e coube quase uma caixinha de fósforos inteira!!! segue as fotos Com cápsulas menores: Para quem não conhece, essa capsulazinha é um chaveiro, é minúscula e no final da rosca dela tem uma borrachinha para não entrar água. Serve para guardar o que a criatividade quiser. Eu coloquei fósforos, recortei a lixa da caixinha de fósforos, dobrei e coloquei dentro. abraços
Última resposta por Saranraj, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Saco maleável e grande , fita isolante e uma fita tic tac tipo macho e fêmea . Dobrar a beirada do saco até preencher a fita tic tac toda cobrindo-a por igual ; passar fita isolante sobre ela fechando-a por completo fazendo assim a finalização.
- 2 respostas
- 2.4k visualizações
Protege contra acionamento indesejado, e se bem feito, fica muito impermeável. Fácil de fazer, pode ser custo zero... precisa de tesoura, uma fita durex "de qualidade", uma latinha vazia e só.
Última resposta por Thiago Cintra, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
Boa tarde Pessoal, Alguém aqui tem interesse em fazer viagem com carro ? no caso transformar uma kombi em MotorHome e sair por ai ?
Última resposta por Tales Fernando, -
- 0 respostas
- 1.8k visualizações
Em Gov.Valadares ,Mg você encontra o esporte do momento ! Venha realizar o seu sonho de voar de parapente Instrutor Arthur Quaresma Contato :(33)99967-7553 Site: vooduplovaladares.com.br
Última resposta por Voo Duplo Valadares, -
- 7 respostas
- 12.5k visualizações
Sou nova e pretendo comprar uma mochila "cargueira" e outra "ataque", mais não sei por onde começar, será q encontro qualidade com preço bacana? Podem dar dicas de marcas e lojas pela internet. Abç!
- 8 respostas
- 76.8k visualizações
Olá Moçada, esse deve ser meu primeiro tópico. No máximo fiz alguns posts procurando companhia para Machu Picchu em Agosto/Setembro. Aqui eu vou mostrar o meu isolante térmico que fiz nesse final de semana. Lendo o tópico de equipamentos, peguei algumas dicas e também peguei essa idéia, a do isolante térmico com caixa TetraPak + Polietileno Até ler o tópico, eu não fazia idéia do que era o Polietileno. Polietileno é o material que é utilizado para fazer aqueles macarrões de piscila, hidroginártica, boias e etc... Em curitiba foi bem fácil de achar, qualquer casa de material para sapateiro você os encontra em rolos de diversas espessuras que são vendidos em me…
Última resposta por Julia Godoy, -
- 2 respostas
- 3.1k visualizações
Olá, essa é um ideia de um projeto inicial caseiro e de baixo custo, visando o camping e suas utilidades. Aprendi que as necessidades tem algumas regras, ir ao banheiro e respeitar a natureza e o ambiente por exemplo, então manter no máximo 20 metros de distância de qualquer fonte de água e com uma profundidade de até 50cm, para que não haja contaminação, etc, etc. O que fiz foi utilizar sucata mesmo, um tubo de cano de piscina, que aliás é bem resistente, corta-lo e moldar, mantive um pouco a curvatura do tubo para manter também a resistência. e outro tubo de pvc, que pode ser um pequeno contâiner para alguma coisa. É um projeto inicial que pode ser melhorado. Aparentem…
Última resposta por jeffersson, -
- 2 respostas
- 4.3k visualizações
Bom dia pessoal. Começando a planejar algumas viagens e logo veio a necessidade de ter uma capa para as mochilas. Primeira opção foi a deuter transport cover, mas R$200,00 mais frete cada!! Gastar praticamente R$ 500,00 em duas capas? Pra mim não vale. Ainda pesquisei muitas outras marcas e a da arienti me agradou bastante e eles tem tamanho M e G. http://www.territorioonline.com.br/catalogsearch/result/?q=arienti mas também não achei que valeria. Segunda opção: certeza que alguém no mochileiros já fez, e como projetos DIY são a minha cara parti pra planejar como iria fazer a minha. Primeira coisa que pensei foi, oq a capa precisa ter? Possibilidade de trancar, ac…
Última resposta por DaisyR, -
- 0 respostas
- 2.3k visualizações
Ideia simples para uma capa para isqueiros tipo BIC. Usando alumínio de latinhas de refrigerante.
Última resposta por Eduardo A. Nascimento, -
- 23 respostas
- 16.7k visualizações
Pois bem, essa idéia me veio a cabeça um dia, tentando bolar algo que fosse leve, versátil e de fácil armazenagem. Inicialmente estava em busca da construção total da estrutura, tentando encontrar materiais que fossem resistentes ao calor e bem leves. Um dia, fuçando uma loja de 1,99, encontrei a estrutura já pronta. Trata-se de uma esteira pequena, utilizada nesses Jogos americanos, para colocar por baixo dos pratos nas mesas. A vantagem dessa esteira, é que a madeira desta é bem fajuta, sendo bem leve. Além disso, ela é enrolável, tornando-se um tubinho, fácil de guardar e carregar. A idéia é medir a altura necessária para que encoste até o meio da panela, p…
Última resposta por Eduardo A. Nascimento, -
- 0 respostas
- 2.1k visualizações
Japona e Gandola alguém tem
Última resposta por Thiago Martinelli, -
- 19 respostas
- 24.5k visualizações
Olá Mochileiros, No último feriadão consegui emprestada uma casa no Povoado de Siribinha, uma vila de pescadores no Litoral Norte da Bahia, município do Conde. A casa teria colchões, fogão com botijão, mesas, cadeiras etc. porém não havia geladeira... Não faltou gelo para as cervejas da galera mas a grande quantidade de vegatiais, frutas, hortaliças e verduras que compramos (mais da metade dos amigos eram vegetarianos) estava comprometida, então resolvi colocar em prática esta invenção do Mohammed Bah Abba, com uns potes de cerâmica que estavam num depósito da casa. Funcionou direitinho! Os Alfaces e Rúculas dos amigos vegetarianos ficaram fesquinhos!!!! Refriger…
Última resposta por almeidamsa, -
- 1 seguidor
- 13 respostas
- 45k visualizações
Pesquisando pela internet achei diversas formas de dessalinização mas encontrei apenas uma maneira que poderia quebrar um galho para sobrevivencia. 1 - um vasilhame grande contendo a agua salgada 2 - um copo que fique um com a borda pra fora da agua salgada (pode colocar um peso dentro caso o copo seja de plastico 3 - amarrar a borda com um plastico tipo filme ou em ultimo caso plastico qualquer 4 - prender bem amarrando toda a borda 5 - colar uma pedra no circulo 6 -expor ao sol para evaporar a agua caia dentro do copo. alguem conhecendo uma outra forma coloque aqui. Pequenas coisas podem salvar vidas. Me recordo que por falta de uma corda vi…
Última resposta por Marujo Cardoso, -
- 12 respostas
- 10.9k visualizações
Entediado com as férias e com a chuva lá fora, resolvi solucionar um problema que tinha ao usar minha espiriteira feita em casa (projeto da mesma disponível em http://www.piaventura.com.br/link/G), a falta de um tapa-vento/suporte. Após algumas pesquisas na rede encontrei uma muito interessante da Vargo, por míseros U$ 68,00 (http://www.piaventura.com.br/link/H). Com motivos ($$$) suficientes, resolvi fazer o meu. Aproveitando uns restos de alumínio usado em telhados para isolar chaminés, paredes, etc. que custa R$ 4,00 o metro da chapa de 40cm de largura, que pode ser encontrado em qualquer loja de materias de construção e, o melhor, que pode ser cortado com tesoura, s…
Última resposta por Marujo Cardoso, -
- 0 respostas
- 4.4k visualizações
Olá Pessoal, estava vendo que existe uma postagem sobre saco estanque, mas esta é um pouco diferente, pois é um saco estanque para celulares ou mapas, por ele ser totalmente transparente e por ser possível utilizar um celular touch screen mesmo com o celular dentro do saco. Pra fazer ele utilizamos apenas ferro de passar e embalagem plástica de cobertor , 2 imagens do saco estanque pronto: Passo a passo e textos no nosso blog: http://www.pedarilhos.com.br/blog/diy-case-estanque-para-eletronicos-e-mapas/ Espero que gostem!
Última resposta por Andre Costa1502426132, -
- 1 resposta
- 4.3k visualizações
Olá Galera, esses dias eu tive que jogar no lixo uma mochilinha dessas de escola então retirei tudo que eu achava interessante dela e aos poucos vou colocando a imaginação para funcionar. A primeira coisa que me veio a mente foi fazer uma Bainha para canivete Tramontina cabo de plastico ABS. Não ficou 100% mas achei legal, sou muito fan de coisas que foram feitas por mim mesmo isso me da um senso de satisfação própria muito legal. Que sirva de incentivo para galera. Selva!!!
Última resposta por Clistenes sv, -
- 6 respostas
- 23.1k visualizações
O conceito de bastão de caminhada é conhecido e utilizado desde os primórdios da humanidade, sendo mais comumente chamado de cajado. Seu sucesso se deve a uma série de razões. Proporcionam apoio em longas viagens, fornecem proteção contra animais, ajudam a alcançar frutos em árvores e pastorear gado. Em tempos modernos o bastão sofreu mudanças na utilização e também na forma, passando de longo e feito de galhos de árvores a curto e sintético, à semelhaça de bastões de ski. Alguns possuem como assessório um adaptador com rosca para fixação de câmeras digitais, para servirem de monopé. Apesar destas tendências tecnológicas, o antigo cajado ainda encontra fãs, e entr…
Última resposta por Gibelli, -
- 6 respostas
- 8.8k visualizações
Olá galera! Esse é um pequeno tutorial de como fazer esse belo saco plástico com tampa. É bem leve e muito funcional dependendo do uso. Itens necessários: Garrafa (Pode ser praticamente qualquer uma, usei esta pois era a única disponível no momento. A que mais recomendo é a de Garorade!), Saco plástico (De sua escolha) e um estilete (Peça ajuda para um adulto). A primeira coisa que vamos fazer é cortar a ponta da garrafa. Não tem medida certa, o esquema é fazer no "olhometro", mas procure não cortar demais. Se você for meio demente pra cortar coisas de plástico com estilete como eu, pode usar nosso item extra para fazer um melhor acabamento: …
Última resposta por williantg,