Membros RenatoDias Postado Agosto 19, 2012 Membros Postado Agosto 19, 2012 Fim do ano na Europa - Paris / Londres / Brugge / Amsterdam / Bruxelas Olá, pessoal! Sou novo aqui no mochileiros e gostaria de apresentar a vcs a proposta de roteiro da minha primeira aventura rumo ao velho continente..rs . Pensei no roteiro abaixo após ler alguns tópicos deste fórum. Vou começar por um “índice” do que pretendo a cada dia, seguido de um relato mais detalhado. Dia 27/dez – Embarque RJ. Dia 28/dez – Rio/Paris Dia 29/dez – Paris Dia 30/dez – Paris Dia 31/dez – Paris Dia 01/jan – Paris Dia 02/jan – Paris Dia 03/jan – Paris Dia 04/jan – Paris/Londres Dia 05/jan – Londres Dia 06/jan – Londres Dia 07/jan – Londres Dia 08/jan – Londres Dia 09/jan – Lon/Brugge/Amsterdam Dia 10/jan – Amsterdam Dia 11/jan – Amsterdam Dia 12/jan – Ams/Bruxelas/Paris Dia 13/jan – Paris/Rio 27/01/2012 – Embarque no AI do Galeão-RJ, às 23h, tendo como destino Paris, com escala em Londres. 28/01/2012 – Chegada a Paris prevista para 17:30. Translado para hospedagem e descanso. Sem previsão de passeios. 29/12/2012 até 03/01/2013 – Período dedicado aos passeios pela cidade, sempre usando o transporte público ou a pé mesmo. 03/01/2013 – Na noite do dia três, locação de veículos (2 carros do tipo familiar); 04/01/2013 – Saída de Paris (o mais cedo possível) rumo a Londres, com previsão de chegada até 13h. Hospedagem em Londres e algum passeio curto. 05 até 08/01/2013 – Tempo dedicado para a exploração da cidade. 09/01/2013 – Saída de Londres com destino a Amsterdam. Aqui o objetivo é sair de Londres o mais cedo possível, parar para almoçar em Brugge e lá ficar até o final da tarde. No fim da tarde seguir para Amsterdam, com previsão de chegada para o início da noite. 10 e 11/01/2013 – Conhecer, mesmo que superficialmente, a cidade. 12/01/2013 – Saída de Amsterdam, com destino a Paris. Assim como no percurso anterior, o objetivo é almoçar e passar o dia em Bruxelas, seguindo para Paris no final da tarde. Pernoitar em Paris e seguir para o Aeroporto no início da manhã do dia 13/01. 13/01/2013 – Entrega dos veículos e embarque para o RJ às 10:30 da manhã. - Algumas considerações: 1 – Vou com mais 8 familiares. Pesquisando inicialmente, levando-se em consideração o grupo de 9 pessoas, pareceu-me mais em conta a opção pelo carro do que a locomoção por trem. 2 – Optei por ir e voltar por Paris também analisando os custos. Mudando o local de chegada e retorno, a passagem aérea ficaria mais cara e eu ainda teria que pagar uma taxa extra pela entrega dos automóveis em país diferente do de locação. O carro também me pareceu que nos daria uma mobilidade maior e facilitaria para levar as bagagens de 9 pessoas. 3 – Pretendemos usar os veículos mais para as grandes locomoções, usando-o nas cidades apenas se for muito necessário. No mais, deixaríamos o carro no hotel. 4 – Optei por não me hospedar um dia na Bélgica para evitar mais uma perda de tempo com check-in e check-out de hotel, confirme dica vista aqui no mochileiros. Como dizem que Bruxelas e Brugge são cidades de passagem e relativamente pequenas, penso em conhecê-las durante minhas locomoções. 5 – Pretendo, num primeiro momento, fechar o roteiro para adquirir as passagens e reservar os hotéis. Depois, após analisar as dicas e fazer as contas ($$$$....rsrs) optar pelo trem ou pelo automóvel, efetuando a locação ou comprando os bilhetes ferroviários. Por fim, adequar a visita aos pontos turísticos com os dias que passarei em cada cidade. - Dúvidas: Realmente é interessante a opção pelo carro descartando a opção do trem em longas distâncias? Será que valeria a pena me hospedar um dia na Bélgica para conhecer Bruxelas e Brugge voltando depois direto de Amsterdam para Paris sem nenhuma parada? Será que terei problemas nas estradas devido ao inverso rigoroso (gelo, neve etc)? Há possibilidades de estradas fechadas que possam alterar meu roteiro? A travessia do Eurotúnel é tranqüila? Como fica a questão da passagem pela imigração? Preciso comprar o ticket para o embarque do veículo no trem com antecedência ou é fácil adquiri-lo na hora? Ouvi dizer que há diferença de preço comprando com antecedência. - Objetivos Sanar as dúvidas , obter dicas em geral (hospedagem, passeios, refeição, compra de ingressos,locação de automóvel, comunicação com o BRA e tudo o mais que os amigos mochileiros quiserem acrescentar) e, ao final, relatar como foi a viagem. Desde já agradeço aos colegas mochileiros pela ajuda. Abraço!!!!! Citar
Membros de Honra Dete Postado Agosto 19, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 19, 2012 Renato tambem estarei chegando em Paris dia 27 de dezembro já reservei http://www.hihostels.com/dba/hostels-Paris----Le-d-Artagnan-020001.en.htm e no dia 31 fico mais perto no hotel Malar. Estou indo com minha filha e será o mesmo trajeto do teu e de sua familia. Eu vou comprar o pass de 10 paises em 2 meses. vai ter muito brasileiro por la! Acho que a europa será mesmo brasileira! Citar
Membros de Honra paulorco Postado Agosto 19, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 19, 2012 Realmente é interessante a opção pelo carro descartando a opção do trem em longas distâncias? Além do valor do aluguel, tem que ver os custos com estacionamento e levar em conta que em algumas cidades não se anda de carro. Amsterdam é assim. Não tente dirigir em Amsterdam, qualquer economia será anulada pela inconveniência. Será que valeria a pena me hospedar um dia na Bélgica para conhecer Bruxelas e Brugge voltando depois direto de Amsterdam para Paris sem nenhuma parada? Sim, o que valeria a pena é concentrar a estadia na Bélgica. Para ir a Bruges e Bruxelas, do jeito que você pensou antes, é melhor nem ir: passar menos de um dia na cada cidade, ter que cumprir horário de sair e chegar com esse tanto de gente vai cansar mais que trocar de hotel. Além disso, quem vai querer passar pela Bélgica e não poder provar as melhores cervejas do mundo porque vai ter que dirigir depois? Será que terei problemas nas estradas devido ao inverso rigoroso (gelo, neve etc)? Há possibilidades de estradas fechadas que possam alterar meu roteiro? Fechar estrada por conta do clima pode ocorrer sim. Neve é neve. Se o bicho pegar, vai fechar estrada, aeroporto, estação de trem. Deverá haver margem para imprevistos em seu cronograma. A travessia do Eurotúnel é tranqüila? Como fica a questão da passagem pela imigração? Preciso comprar o ticket para o embarque do veículo no trem com antecedência ou é fácil adquiri-lo na hora? Ouvi dizer que há diferença de preço comprando com antecedência. Vai passar na imigração para entrar e sair do Reino Unido. As passagens de trem por lá possuem descontos para compra antecipada. Se comprar na hora pode sair bem mais caro. Citar
Membros amandaplima Postado Agosto 19, 2012 Membros Postado Agosto 19, 2012 Olá Renato, bem vindo ao fórum :] Me corrija se eu entendi errado, mas seu voo terá escala em Londres na ida, mas voará direto de Paris no retorno? Porque se esse for o caso, compensa você parar primeiro em Londres, e fazer seu roteiro já destinado a cidade no começo, de lá você pode ir para Bélgica, da Bélgica para Amsterdam, e fechar a viagem em Paris, onde ficará todos os dias completos e no último dia pode ir pro aeroporto sem precisar fazer um deslocamento só pra isso (como seria o caso de voltar de Amsterdam para Paris) por causa do voo. Assim economizará nos deslocamentos, evitará passar três vezes pela imigração (uma vez ao fazer a escala do avião em Londres, outra ao chegar em Paris, e novamente ao voltar para Londres) e acaba ganhando um dia, que seria do deslocamento Amsterdam-Bruxelas-Paris. Se for possível modificar a ordem das cidades, creio que valeria a pena :] Citar
Membros RenatoDias Postado Agosto 20, 2012 Autor Membros Postado Agosto 20, 2012 Valeu,Paulo! Muito obrigado. Abraços. Realmente é interessante a opção pelo carro descartando a opção do trem em longas distâncias? Além do valor do aluguel, tem que ver os custos com estacionamento e levar em conta que em algumas cidades não se anda de carro. Amsterdam é assim. Não tente dirigir em Amsterdam, qualquer economia será anulada pela inconveniência. Será que valeria a pena me hospedar um dia na Bélgica para conhecer Bruxelas e Brugge voltando depois direto de Amsterdam para Paris sem nenhuma parada? Sim, o que valeria a pena é concentrar a estadia na Bélgica. Para ir a Bruges e Bruxelas, do jeito que você pensou antes, é melhor nem ir: passar menos de um dia na cada cidade, ter que cumprir horário de sair e chegar com esse tanto de gente vai cansar mais que trocar de hotel. Além disso, quem vai querer passar pela Bélgica e não poder provar as melhores cervejas do mundo porque vai ter que dirigir depois? Será que terei problemas nas estradas devido ao inverso rigoroso (gelo, neve etc)? Há possibilidades de estradas fechadas que possam alterar meu roteiro? Fechar estrada por conta do clima pode ocorrer sim. Neve é neve. Se o bicho pegar, vai fechar estrada, aeroporto, estação de trem. Deverá haver margem para imprevistos em seu cronograma. A travessia do Eurotúnel é tranqüila? Como fica a questão da passagem pela imigração? Preciso comprar o ticket para o embarque do veículo no trem com antecedência ou é fácil adquiri-lo na hora? Ouvi dizer que há diferença de preço comprando com antecedência. Vai passar na imigração para entrar e sair do Reino Unido. As passagens de trem por lá possuem descontos para compra antecipada. Se comprar na hora pode sair bem mais caro. Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Agosto 20, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 20, 2012 Esse lance de estacionar em cidade grande é mesmo um problema. Um amigo meu teve o carro alugado rebocado na Bélgica, pagando multa para retirar. O conselho do Paulo sobre a Bélgica procede, é no sentido de, já que vai passar pelo lugar, aproveitá-lo ao máximo, conhecer direito. Porém, cabe observar que vejo muita gente passando só uma tarde em Bruges e não se arrependendo. Digo, muitos ficam com aquele gosto de "quero mais", mas o pouco que viram os satisfez, pois é uma cidade bem pequena. Apesar do grande número de pessoas no grupo, sua viagem tem tudo para ser boa, pois nota-se que você se dedicou a pesquisar. Abraços. Citar
Membros RenatoDias Postado Agosto 20, 2012 Autor Membros Postado Agosto 20, 2012 Obrigado pela ajuda, Amanda! Ainda estou tentando adaptar este roteiro. Mas, de fato, prefiro começar por Paris pois combinei de passar o reveillon lá hospedado na casa de amigos. Vou tentar umas adaptações nos meus planos pra seguir as dicas do Paulo e dormir,ao menos um dia, na Bélgica. To achando chato também essa questão de voltar a Paris, mas hoje achei passagem de volta por Amsterdam num preço bacana. Vamos ver... Prometo postar,ao final, o roteiro definitivo. abraços. Olá Renato, bem vindo ao fórum :] Me corrija se eu entendi errado, mas seu voo terá escala em Londres na ida, mas voará direto de Paris no retorno? Porque se esse for o caso, compensa você parar primeiro em Londres, e fazer seu roteiro já destinado a cidade no começo, de lá você pode ir para Bélgica, da Bélgica para Amsterdam, e fechar a viagem em Paris, onde ficará todos os dias completos e no último dia pode ir pro aeroporto sem precisar fazer um deslocamento só pra isso (como seria o caso de voltar de Amsterdam para Paris) por causa do voo. Assim economizará nos deslocamentos, evitará passar três vezes pela imigração (uma vez ao fazer a escala do avião em Londres, outra ao chegar em Paris, e novamente ao voltar para Londres) e acaba ganhando um dia, que seria do deslocamento Amsterdam-Bruxelas-Paris. Se for possível modificar a ordem das cidades, creio que valeria a pena :] Citar
Membros de Honra Leticia Quaresma Postado Agosto 21, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 21, 2012 Renato, Parabéns pela pesquisa! Concordo com o que os meninos disseram. Já que prefere iniciar por Paris, pode fazer o roteiro Paris - Amsterdan - Londres. Com volta por londres. Dependendo do custo da passagem vale a pena, pela economia de tempo e pq cansa menos. Se optar ir de carro mesmo, leia os relatos do pdavid. Ele costuma sempre viajar de carro na europa. tem relatos excelentes E sobre a neve a joycebruja pode te ajudar, afinal ela mora na suécia e tem uma oficina lá..entende tudo! Se precisar de algo é só falar! Citar
Membros RenatoDias Postado Agosto 29, 2012 Autor Membros Postado Agosto 29, 2012 Boa noite, pessoal! A viagem está amadurecendo e a cada momento surge mais uma dúvida. Parece estranho, mas a cada dia que pesquiso fico mais cheio interrogações....rsrs... A solução?!! Pedir ajuda aos mochileiros..hehe. Meu questionamento do momento é: Meu vôo de volta ao Brasil sai de Londres (heathrow) às 06:50 da manhã do dia 14/01. Quero chegar ao aeroporto, no máximo, às 04 da madrugada. Pelo que pesquisei, o metrô e o trem só começam a circular às 05 da manhã, o que não serviria para mim. Sobrariam como opções o night bus ou fretar uma van. Alguém tem alguma dica? Como meu grupo é grande, pensei na van. Mas pelas cotações que fiz, sairia bem carinho (alguém pode indicar algum contato bom).... já o busão sai bem mais em conta (incomparável financeiramente)....é tranqüilo esse transporte de madrugada??? Salvem-me.....rsrs PS. Optei pela volta por Londres seguindo o conselho dos colegas mochileiros e assim que fechar o roteiro todo, inclusive com os horários dos trens, postarei aqui. Abraços e obrigado pela grande ajuda!!!! Citar
Membros RenatoDias Postado Agosto 29, 2012 Autor Membros Postado Agosto 29, 2012 Ah, esqueci de postar. Se optar pelo ônibus vou escolher o hotel mais próximo ao ponto de saída da linha (N9). Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.