Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá, pessoal! Vou postar o relato da minha viagem para o Chile, com os valores gastos. Esse foi meu roteiro completo:

29/03: Voo de São Paulo para Santiago (chegada no dia 30)

30/03: Santiago

31/03: Voo de Santiago para Calama, e de lá, van para São Pedro do Atacama

01/04: São Pedro do Atacama

02/04: São Pedro do Atacama

03/04: São Pedro do Atacama

04/04: São Pedro do Atacama

05/04: Voo de Calama para Santiago, à noite ônibus para Pucon

06/04: Pucón

07/04: Pucón

08/04: Pucón

09/04: Ônibus de Pucón para Puerto Varas

10/04: Puerto Varas

11/04: Puerto Varas

12/04: Puerto Varas

13/04: Puerto Varas, à noite ônibus para Santiago

14/04: Santiago

15/04: Voo de Santiago para São Paulo

Companhias aéreas:

- LATAM para para o trecho SP - Santiago (R$950 por pessoa)

- Sky Airline Chile para o trecho Santiago Calama ($110 dólares por pessoa)

Seguro Viagem: Mondial Assistance (R$ 188 por pessoa)

R$273 foi a média diária de gastos por pessoa (tirando passagens aéreas e seguro viagem)

Sobre o roteiro: postarei aqui apenas as informações sobre o deserto do Atacama, e sobre Santiago, Pucón e Puerto Varas postarei em outros tópicos.

• Membros
Postado

Como chegar

Meu namorado e eu pegamos um voo low cost em Santiago da Sky Airline Chile até Calama. O voo foi barato, aproximadamente R$350,00 por pessoa ida e volta, e compramos no Brasil pelo site deles. Foi tranquilo comprar pelo site, basta ter cartão de crédito internacional. Como é low cost, não servem absolutamente nada no avião, nem água, tudo tem que pagar. É melhor levar um lanchinho para não ser assaltado pelos preços absurdos no aeroporto. Chegando lá no aeroporto de Calama, pagamos um transfer da empresa Licancabur, ida e volta por 20.000 pesos por pessoa, te deixa e te pega no hostel. Não havíamos reservado antes, procuramos na hora em que chegamos. Quando você chega, já agenda a data e horário de volta, mas atenção que é necessário enviar um e-mail a eles com um dia de antecedência para confirmar a sua volta. O e-mail está escrito em um papel que dão como comprovante. O tempo de viagem de Calama até San Pedro é de aproximadamente 1h15, foi bem tranquilo.

Dinheiro

Levamos reais e dólares (que trocamos no Brasil) e trocamos os reais por pesos em Santiago, porque lemos que era a melhor cotação. Em Santiago, trocamos 1 real por 207 pesos, e em San Pedro 1 real estava 198 pesos. Leve muito dinheiro vivo, porque é raro aceitarem cartão de crédito em San Pedro, seja nos passeios, nas entradas, nos restaurantes. Para tudo você irá precisar de dinheiro vivo. Tivemos que sacar dinheiro algumas vezes no Chile. É possível sacar em um caixa eletrônico de banco chileno, só que você irá pagar uma taxa. No Banco do Chile a taxa é de 6.000 pesos, na Banco do Estado, de 4.000 e poucos pesos. O máximo que dá para sacar por vez é 200.000 pesos. A dica é sempre andar com dinheiro vivo e também com algumas moedas, as vezes você precisa para ir ao banheiro (costumam cobrar por volta de 300 pesos).

A cidade

A cidade é bem pequena e tem uma rua principal em que tudo acontece, a Caracoles. Eu achei a cidade muito charmosinha, vale a pena explorá-la um pouco mais saindo da Caracoles. Tem uma pracinha bem legal a uma quadra da Caracoles entrando pela Toconao, eu adorava sentar lá e ficar observando. Você vê de tudo. Os cachorros da cidade são um show à parte! Muito lindos, grandes, e eles entram em tudo, nas lojas, nos restaurantes. Um amigo meu que está morando lá disse que os cachorros é que escolhem seus donos, eles chegam perto de você, te seguem, se você cuidar eles ficam um tempo, depois cansam e trocam de dono, e assim vai. Curti muito San Pedro, claro que depois de alguns dias você já fez de tudo, mas vale a pena colocar um tempo livre para passear, socializar com os turistas, ficar à toa, e principalmente, olhar para o céu à noite. Foi o céu mais bonito que já vi na vida, dá para ver a via láctea. Devido à altitude e falta de umidade, esse céu é espetacular para observação. À noite, se você sair da Caracoles e andar um pouco para as ruas escuras, o céu é espetacular. Na Caracoles você é muito abordado por vendedores de passeios para o deserto e pessoas que fazem propaganda de restaurantes. Uma hora isso cansa um pouco, mas tem que entrar no clima do lugar. Você pode falar “Gracias” e dar um sorriso, que a pessoa não vai insistir. À noite a Caracoles é bem iluminada, mas se você sair um pouco dela já fica bem escuro. Nosso hostel era um pouco afastado (umas 5 quadras da Caracoles, mais ou menos), tinha que passar por lugares bem escuros. Contudo, a cidade é muito segura.

sanpedro.jpg.236d62b0d84a1c1593bb5b3dea013c03.jpg

• Membros
Postado

Passeios - preços

Chegamos em San Pedro um dia de manhã para agendar os passeios no deserto a partir do dia seguinte. Li que não era bom reservar os passeios antes chegarmos na cidade, e deu certo fechar lá mesmo. Fomos à agência 123 Andes, que fica no final da Caracoles, porque tínhamos indicação de que era boa. Tínhamos 4 dias inteiros para fazer passeios. Nossa agenda e preços ficaram assim (cada linha é um dia e os preços são por pessoa):

Piedras Rojas – 60.000 pesos

Laguna Cejar – 15.000

Salar de Tara – 60.000

Geyser del Tatio + Valle de la Luna – 20.000 + 10.000

Passeio Astrônomico: esse fizemos na agência Space e custou 20.000 pesos por pessoa. Aproximadamente R$100 reais.

Total dos passeios, por pessoa: 185.000 pesos ou R$925 reais (aproximadamente)

Esses foram os valores que pagamos para a agências, mas além disso, tem as entradas dos lugares, que é necessário pagar em dinheiro e em cada lugar:

Piedras Rojas – 5.500

Laguna Cejar – 15.000 + 2.000

Salar de Tara – nada

Geyser del Tatio + Valle de la Luna – 10.000 + 3.000

Total das entradas: 35.500 pesos ou R$175 reais (aproximadamente).

Arredondando, com os passeios gastamos por volta de R$1.100 por pessoa. Lembrando que esses valores podem variar muito, de acordo com a agência, com a cotação do peso, de onde você fez a troca de dinheiro e dos passeios que escolheu.

Na 123 Andes podia pagar com dinheiro ou depósito bancário. Cada agência aceita uma forma de pagamento, o mais difícil é aceitarem cartão de crédito, por isso sempre é bom ter bastante dinheiro. Na agência Space pagamos com cartão de crédito.

Passeios – descrição

Os passeios são o motivo da viagem, então é bom ter cuidado com a agência e ir por indicação, e ler antes as reviews do Trip Advisor também. Tem agências muito baratas, daria para pagar bem menos, mas não acho que vale a pena. Também tem as mais caras, se você tiver como pagar, deve ser bom. A 123 Andes tinha preços intermediários e no geral gostamos. Foram bem pontuais e cumpriram o que prometeram, van com poucas pessoas e com ar condicionado. Abaixo coloco o que poderia ter sido melhor.

Piedras Rojas: esse lugar é muito, muito lindo! Imperdível! Fotos incríveis! Foi ótimo, o nosso guia era geólogo, então ele nos deu vários detalhes. O almoço foi bom também. De manhã estava bem frio, depois foi esquentando. Aqui tiramos a foto mais bonita de toda a viagem. A dica é perguntar para a agência se vão mais cedo que as outras, porque nós chegamos uns 15 min antes das outras, o que foi essencial para as fotos, porque depois que um monte de gente chega fica bem difícil de você fazer as fotos que quer.

DSCN0767.JPG.81081cc20a88d0b7c5fdc71dcf1b1ed8.JPG

Laguna Cejar: essa é a laguna mais salgada que o mar morto. A entrada custa uma fortuna, mas vale a experiência. Em termos de passeio, esse foi o mais fraco, simplesmente porque não havia guia. Tinha só o motorista, mas ele falava bem pouco, então foi meio estranho, não curtimos muito. Depois da laguna Cejar, vemos outras lagoas, mas o motorista não tinha falado isso e já tínhamos tirado a roupa de banho, e nas outras não tem vestiário para se trocar. As paisagens são bonitas, mas bem menos do que a dos outros passeios. Achamos esse o passeio mais fraco, mas eu não cortaria, por conta da experiência de flutuar na Cejar. Já fomos com roupa de banho por baixo, o que facilitou. Leve chinelos, na agência não falaram isso e tivemos que andar um monte descalços pisando em pedras e minerais do chão. Tem chuveiros com água doce no local, são cruciais, não tem como você sair da laguna e pôr a roupa, é muuuito sal, você fica todo branco quando o corpo seca. No final do passeio, vimos o pôr do sol nas montanhas, o motorista serviu Pisco e queijos, foi gostoso, mas se fosse com um guia teria sido muito melhor, não sabíamos o que ia acontecer, não tivemos informação nenhuma do lugar.

lagunacejar.jpg.9dd01128e950977ceaf8ab0e9bb509da.jpg

Salar de Tara: esse lugar é incrível, surpreendente. Muito lindo! Esse passeio foi realmente surpreendente, acho que essa é a melhor palavra. Gostamos muito. De manhã estava muito, muito frio e passei um pouco mal com a altitude, mas tudo valeu a pena. Quando estiverem no meio no caminho, pergunte ao guia sobre a pedra Obsidiana. Essa pedra é formada de magma e só tem nesse lugar, os incas as usavam para cortar corpos, porque são afiadas. Em Game os Thrones a pedra aparece como Vidro do Dragão. Ela é linda e tem no chão! Pegamos algumas para trazer. Os místicos dizem várias coisas sobre ela, que tem muita energia, que faz x e y. Enfim, trouxemos e fez muito sucesso.

salartara.jpg.a2f81172a499697c9ba82d3b15816612.jpg

Geyser del Tatio: para esse passeio tem que madrugar, mas vale a pena. Faz muito, muito frio, pegamos 8 graus negativos. É preciso colocar toda a roupa que você tiver, mesmo assim vai passar frio. Os gêiseres são lindos. Só tem que tomar muito cuidado para não cair em nenhum deles, é morte certa.... Vários turistas já morreram lá, porque foram tirar fotos, se aproximaram demais, desequilibraram e caíram. As fumaças saem com mais de 200 graus. Colocaram umas barreiras de proteção melhor em alguns gêiseres por conta disso. O passeio é lindo, ver o sol nascer é imperdível. Depois seguimos para um local onde podemos entrar na água, ela está a uns 35 graus. A dica é já ir com roupa de banho e simplesmente entrar, não ficar pensando muito. Quase ninguém da nossa van entrou, todos estavam com muito medo do frio. É frio? Sim, muito! Mas vale a pena. Experiência para a vida!

geiser.jpg.f241491eddf5a97a00b8b6221deb6d99.jpg

Valle de la Luna: achei esse lugar lindo demais. Não sabia que íamos fazer uma trilha pequena em cavernas, foi bem legal. Só passamos muito calor, é necessário estar com boné, levar muita água, protetor solar e bons tênis (ou bota de trekking), porque você anda na areia fofa algumas vezes. Vimos o pôr do sol da Pedra do Coyote, foi lindo, mas estava lotaaaado de gente.

luna.jpg.8767dc29abdf88c0f8a30fcf5d77d5e7.jpg

Passeio Astronômico: esse vale a viagem! Eu pagaria a passagem até San Pedro só para fazer esse passeio. Imperdível. Não vá em época de lua cheia porque o passeio é suspenso. O céu precisa estar aberto e a lua não pode estar muito cheia, então eles confirmam no próprio dia se terá passeio ou não. Porém é importar reservar antes o passeio por e-mail para a agência Space, foi isso que fiz. Uns 15 dias antes avisei as datas que eu estaria na cidade, e eles fizeram uma pré-reserva para um dos dias. É mágico demais!!!! Recomendo absolutamente a agência Space, porque os telescópios deles são incríveis. Fizemos o tour em inglês, era um astrônomo canadense muito engraçado, foi ótimo. Ficamos o tempo todo de pé, olhando para o céu. É frio, mas nada como nos Gêiseres.

O que poderia ser melhor: Tivemos um atendimento simpático na 123 Andes, e a consultora nos deu informações sobre os passeios e as roupas a serem usadas em cada dia. Foi ok, mas conforme fazíamos os passeios, vimos que poderiam ter nos dado informações mais detalhadas. Por exemplo, no Valle de La Luna ela disse para irmos com roupas confortáveis, mas no passeio tivemos que andar mais ou menos 1h30 no sol e um calor terrível, se não tivéssemos levado bonés estaríamos ferrados. E nossa água acabou, porque nos outros dias tínhamos levado garrafas enormes e não bebido quase nada, aí nesse dia levamos pouco e nos ferramos, por conta de andar no sol. Então faltaram mais detalhes do que faríamos em cada dia, se íamos andar ou não, pegar vento, para poder nos planejar melhor. Sobre a agência Space, foi tudo ótimo, único ponto é que os funcionários na loja não são muito simpáticos, tirando isso, foi excelente.

• Membros
Postado

Comida

Comer lá não é barato, pelo menos não se você ficar só na Caracoles. É difícil encontrar um prato individual por menos de 5.000 pesos. Alternativas: em alguns lugares, esses pratos são enormes, então dá para dividir com outra pessoa. Outra coisa é falar com os locais e descobrir os restaurantes fora do circuito, andando um pouco para fora da rua principal é possível encontrar pratos com qualidade semelhante por 3.000 pesos. Na rua Caracoles, eu recomendo o Estella Negra, principalmente para os vegetarianos (meu caso), pois eles têm menu vegetariano e vegano diariamente por 5.000. Vem bastante comida e é bem gostosa. Fomos também na pizzaria Charruá e gostamos, não é muito barato (uma pizza por volta de 10.000 pesos). La Picada del Índio é um clássico, quando o nome de um restaurante começam por “la picada” significa restaurantes baratos. Vem bastante comida, dá para dividir um prato. Tomamos muitos sorvetes na heladeria Babalu (isso que nos faliu, porque não é barato...kkk...à tarde bate um calor infernal, o sorvete é muito tentador). Recomendo provarem os sabores típicos de lá, com as frutas e nuts locais (como quinoa e lúcuma), achamos delicioso.

omelete.jpg.f96c4c6e4cc032c0719e84cb3e90de2c.jpg

sorvete.jpg.cba75dac4da08a927503a4963d2020dc.jpg

Hospedagem

Ficamos no Hostal Tuyasto, reserva pelo Booking.com antes de ir, no Brasil, para duas pessoas em quarto privado. As funcionárias não são simpáticas, falam o mínimo necessário com você. Mas o quarto em que ficamos era bem grande, super espaçoso, tinha uma cama de casal e mais duas de solteiro, dois armários, então dá para guardar as suas coisas bem. Wi-fi é boa. Os banheiros são limpos, têm água quente no banho, e tem café da manhã (simples, mas ok). Não fica exatamente ao lado da rua Caracoles, que é a rua principal, mas é uma caminhada bem curta. É que em São Pedro tudo acontece na Caracoles, então parece que esse hostel está bem longe, mas são poucas quadras. À noite as ruas ficam bem escuras fora da Caracoles, dá um pouco de medo, mas a cidade é bem segura. Eu gostei de ficar nesse hostel, recomendo. Ficamos 5 diárias, pagamos em reais aproximadamente 160,00 por dia. O pagamento tem que ser feito em dinheiro vivo, mas pode ser em dólares (isentando do imposto IVA). Só atenção à qualidade das notas, eles recusaram duas notas minhas porque tinham rasgos pequenos.

O que eu faria de diferente

Eu ficaria pelo menos um dia a mais em San Pedro sem passeio, só para descansar entre um dia de passeio e outro. Os passeios são maravilhosos, mas cansativos, na maioria você acorda muito cedo, pode passar mal com altitude, enfim, cansa. Eu também iria para as Termas de Puritana e iria de bike até o Valle de la muerte, pois não tivemos tempo (e quando tivemos, estávamos exaustos).

O que fazer se não tem dinheiro

Para quem não tem dinheiro mas tem tempo, é possível ir para San Pedro e trabalhar lá em alguma das agências. Conheci alguns brasileiros lá que estão fazendo isso, morando por alguns meses, e com o trabalho conseguem pagar uma moradia e fazer os passeios de graça, como parte do treinamento para o trabalho. Para quem fala inglês, melhor ainda, porque há falta de pessoas fluentes! Fiquei surpreendida por ter poucas pessoas que falam inglês (no Chile em geral), e tem muitos turistas que só falam inglês, então há demanda. É possível trabalhar legalizado, não tenho detalhes, mas falaram que não é difícil. Além dos passeios, é uma experiência de vida incrível, você conhece muita gente do mundo todo.

Dicas gerais

- Guarde muito BEM o PDI, papel que te dão na imigração. É fácil de perder e parece com um comprovante de pagamento, você pode jogar fora sem querer. É o papel que autoriza a sua entrada, e te pedem em todos os hostels.

- Uma dica para facilitar o entendimento do valor dos pesos chilenos é cortar os 3 zeros e multiplicar o que sobrou por 5, isso dá o valor aproximado em reais. Por exemplo, algo custa 3.000 pesos, corte os zeros, sobra o 3, multiplique por 5, dá 15, então isso é por volta de 15 reais.

- Atenção quando for trocar dinheiro em casas de câmbio, seja no Brasil ou no Chile. Sempre preste atenção na qualidade das notas, que não podem ter rasgos. E guarde na carteira de modo que conserve a nota. O Chile foi o único país até agora em que tive muitas notas recusadas, dólares e pesos, porque estavam um pouco rasgadas.

- Para sua viagem ficar mais memorável, você pode fazer duas coisas. Uma é comprar um perfume que nunca usou antes, e usar só lá. Toda vez que você cheirar esse perfume novamente, vai ter lembranças muito fortes do lugar (bem mais que vendo apenas fotos, por exemplo). Eu não faço com perfume, uso versões mais baratas, levo um sabonete ou um hidrante que nunca usei e que só usarei lá. Sério, é muito legal fazer isso e depois de um tempo cheirar o mesmo perfume! Outra dica é com música. Escolha uma ou algumas para escutar lá. Toda vez que você ouvir, terá lembranças fortes da viagem.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Gente o passeio mais lindo que eu já fiz...sem dúvida foi o Deserto do Atacama...acho que todo mundo deveria ir conhecer esse lugar fantástico, super recomendo...fiz um vídeo de 7 que ninguém me falou antes de ir para o Atacama e acho importante quem for saber:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...