Ir para conteúdo

[Relato de Viagem] - De motorhome no inverno europeu com três crianças


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify]Há quase um ano estou para fazer este relato , sem saber ao certo como o faria fui adiando , resolvi por fim dividí-lo em duas partes, uma sobre os cuidados com o veículoEuropa de Carro e a outra sobre os cuidados para com os “anjinhos” .

Tudo começou quando meu primo esposa e seus três filhos resolveram nos visitar aqui na Europa , como o período de férias deles concidiria com o nosso, resolvemos então fazer uma pequena tourné por alguns países.Alugamos um motorhome para 6 pessoas, o que na realidade era para 4, mas isso não importa agora.

 

O que me preocupou a principio foi a mudança radical de clima ,como seria a adaptação saindo de 30 calientes graus para menos 12 .

 

Resolvi então começar as pesquisas, após saber mais ou menos os tamanhos, pois aqui a numeração nem sempre coincide com a brasileira , parti para o ataque , comprar as roupas de frio.Foi tudo no imaginômetro ,mas deu certinho.

 

Para as crianças:

A menina de 12 anos

Um casaco “rosa” com capuz

Meia calça de algodão reforçado( que ela não usou )

Bota com lã por dentro

Luvas

Cachecol

Gorro

 

Para o menino de 6 anos

Um casaco

Gorro

Luvas

Calças alcochoadas e impermeáveis

Bota com lã

Cachecol (que ele pouco usou )

 

Para o bebê:

 

Peguei empresado um macacão de urso ou macaco até hoje não sei direito

Comprei um conjunto de jardineira e casaco alcochoados e impermeáveis( fáceis de limpar sem precisar lavar)

Um carrinho de bebê com moises( este seria sua cama durante a viagem)

 

Depois de pronto o guarda roupas de inverno partí para as proteções extras.

 

Comprei uma necessaire para cada um contendo:

Protetor labial

Hidratante para as mãos e rosto

Band aid infantil

Lenço de papel

Álcool gel em miniatura

Pasta de dentes

Escova de dentes

 

Isto deveriam levar onde fossem , estavam proibidos de pegar emprestado e quem perdesse pagava uma prenda.

 

Resolvida a parte da proteção , veio a minha cabeça uma outra preocupação, como distrair esses danadinhos durante os longos percurssos de viagem.

Fui a uma loja de brinquedos e providenciei jogos próprios para viagens eles são em tamanho reduzido e todos com imã, para evitar sumir, comprei então, um jogo de damas, um monopólio, dominó , revistas para colorir, lápis de cor e muito papel para rabiscarem com as canetinhas hidrocor.

Pergunte se usaram alguma coisa? Só um dia o do meio resolveu colorir umas páginas.

Estavam tão encantados com as novidades que nem ligaram para algumas muitas horas de viagem.

 

Uma outra coisa que me preocupei foi em levar roupas de cama , mantas , toalhas de banho para todos, acho até que exagerei na quantidade,além de ter desinfetado banheiro e levar meus próprios utensílios de cozinha.

O lixo era esvaziado a cada parada , por ser um ambiente reduzido e quente se o lixo fermentar , ninguém aguenta o cheiro.

 

 

A alimentação.

Também foi um cuidado que tomei, com um minúsculo frigobar tinhamos que comprar o suficiente para no máximo 2 dias, nele colocávamos , leite, yougurte ,presunto e queijo .

Frutas , pães , água foram armazenados nos armarinhos.As refeições fazíamos em restaurantes ,pois o fogão dá apenas pra esquentar uma água , leite ou cozinhar um ovo.

 

Foi uma viagem bem diferente para as crianças que aproveitaram bastante e nós também, não houve nem um perrengue mais sério, tudo saiu conforme o imaginado e esperado.E o bebê? Ah esse foi o que mais aproveitou, não deu o menor trabalho foi só alegria o que ele mais gostou ? Do bar de gelo de Estocolmo.

 

Mas se for alugar novamente um motorhome o farei no verão, pois os campings não têm uma infra estrutura para inverno e os que provavelmente teriam, fecham no inverno.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Adriano

Encontramos meu primo e os dois mais velhos no dia 28 de dezembro em Paris, chegaram dia 3 de janeiro a esposa e o menorzinho com um princípio de pneumonia ,mas como a única opção e possibilidade de viajarem era neste dia , foram de qqer maneira.

Do dia 28 ao dia 2 fizemos passeios mais light , porque aguardávamos a chegada da Dona Encrenca no dia 2 de janeiro , porém o vôo do dia estava lotado e ela como funcionária da empresa aérea era obrigada a viajar em dia com vaga , teve que adiar.Aí ficamos mais esse dia pra lá e pra cá de motorhome , como já haviamos mostrado algo , fizemos algumas entradas estratégicas nos carrefours, pra quem acha que no Brasil o carrefou é grande , é porque nunca foram aos da França.

 

As crianças participaram de tudo e por todo o tempo, deram um banho de energia , vitalidade e interesse.

Por onde passávamos era motivo de surpresa , espanto , alegria e curtição.

Desde o mais singelo cartão postal à Torre Eiffel tudo era motivo de ohhhhsss e uhuhssssss.

Cada um adotou uma cidade .

 

Nosso roteiro foi

Paris

Amsterdam

Bruxelas

Bremen

Hamburgo

Copenhagem

Gotemburgo

Estocolmo

 

 

Meu primo e esposa adotaram Paris, para eles foi o ponto marcante da viagem.

Para a menina de 12 anos , Bruxelas, que ela queria muito conhecer desde os 6 anos de idade.

Para o de 6 anos foi a Suécia em Geral , amou a tecnologia,a diferença de cultura e principalmente a oportunidade em trabalhar com a criatividade.

Para o de 6 meses foi o figo seco que conseguia matar a dor dos dentes nascendo. ::lol4::::lol4::::lol4::

 

Estou ainda preparando um pequeno resumo de alguns perrengues que passamos , mas não foi nada muito perigoso ou assustador , apenas coisas da vida.

Me aguarde! ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify]Como toda viagem planejada encontra alguns contra tempos , a nossa não poderia fugir à regra.

Pegamos meu primo e os dois mais velhos no dia 28 no CDG. Tudo bem , tranquilo , fomos direto para o camping , por conta do cansaço de viagem e o horário que chegaram, lá pelas 2 da tarde.

Como o camping era muito , muito longe de Paris, meio do caminho entre CDG e Paris, ninguém animou sair depois do banho, fizemos um lanche e foram curtir o motorhome.Pra criança tudo é festa até aí não foi diferente.Pra dormir é que foi uma novela por causa do con fuso horário.

No inverno os dias são mais curtos portanto acostumem seus pequenos a acordar cedo em viagem pois não se aproveita tanto qto no verão.

Amanhece em torno de 8 e começa a escurecer lá pelas 4 da tarde( nos países nórdicos esse horário é ainda menor), com o frio e o escuro pouco se aproveita, mas não deixa de ser uma experiência.Este foi nosso primeiro perrengue , fazer as crianças ( e os adultos) acordarem as 6 da manhã.

Imaginem tudo escuro , um frio de matar, diferença de 3 horas a mais, a adaptação é complicada para alguns.

 

Porque tão cedo ? Simples , até arrumar toda a tralha pra sair , café , lanche , banho , vestir montes de roupas, lavar as vasilhas demora.

Resultado era dificil sairmos antes das 10:00h e acabávamos por ficar até tarde na rua e só voltar pro camping de noite, os adultos já andando de quatro e a molecada com a corda toda.Mas tudo era festa, apesar de que deixamos de entrar em alguns lugares por conta do horário.

Em todo caso fizemos bastante passeios "externos" até a chegada da esposa e o bebê.

Chegaram no dia 3 então fomos direto para os passeios por conta do tempo já atrasado , era para dona encrenca chegar dia 2 , acabou chegando dia 3 , dia totalmente perdido dia 2 , ficamos pra lá e pra cá sem fazer absolutamente nada.Mas as crianças curtiram fazer um boneco de neve, rolar na neve , escorregar, sujar , enfim norrrrrrmal! :lol::lol:

Saindo de Paris, fomos para Amsterdam.

Esta aventura fica para a próxima mensagem! ::cool:::'>

Depois coloco umas fotos[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Joyce,

que delícia de viagem,

que bom que escreveste pra gente,

é sempre importante ver como se portar com as crioncinhas!

Ah essa da necesaire é bem legal, tb faço por aqui, não tenho filhos meus ainda

apenas um emprestado, mas, sabe como é? Dependência total, mas é muito gostoso!

aff

Bjk

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Joyce....Joyce...

lendo esta tua aventura até estou revendo os meus conceitos....

Vou começar a planejar meus 45 na Europa para o ano que vem! Tenho que aproveitar enquanto o Pedro não vai à escola...

Mas acho que vou ficar pelo mediterrâneo, ao norte o máximo seria Paris.

Sai muito caro alugar um carro por aí?

Abs!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Joyce, eu já aluguei um motorhome na europa tambem, foi um euramobil para 4 pessoas modelo "alkoven", nao seria o mesmo?

 

Eu aluguei por 35 dias, retirando e devolvendo em Frankfurt em uma agencia proximo ao aeroporto internacional. Eu paguei 55 dolares por dia inlcuindo tudo e com km livre. Estavamos em 3 pessoas e foi muito proveitoso. Sobretudo porque este tipo de viagem evita o stress de trem/onibus - hotel - malas - restaurante, etc.

 

Eu aluguei em abril e sinceramente a minha opinião bate certinho com a tua: os campings nao tem infraestrutura para o inverno europeu, e muitos até estavam fechados. Mas nós só parávamos em campings quando nas cidades grandes, em sua maioria dormíamos em qualquer lugar. Em Roma dormimos ao lado do Coliseu (o máximo isso: jantar e dormir ao lado do coliseu? quanto nao pagaria por um hotel e restaurante naquela área? certamente muito mais que os 55 dolares.....) Em Paris paramos em um camping próximo ao palacio de versailles e pegavamos o "érroerr" aqueles trens deles que nos deixava no centro da cidade.

 

Os motorhomes alemães são extremamente confortaveis e bem resolvidos. O nosso possuia calefador, aquecedor de agua para o chuveiro do banheiro, e possuia todos os acessorios necessarios, tipo louça e talheres, conectores de agua/luz, etc.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Thelittle

Alugamos um Euramobil (fiat Ducatto 2005)(6 pessoas mas eram 5 lugares)também ,só que alugamos de um particular aí saiu bem mais barato.Pagamos 1900,00 kr por semana com 6 mil km livres.

O grande problema foram realmente as malas , as minhas eu deixei em casa e só coloquei as roupas no guardaroupas , sobraram os armários em cima das camas, por mais que eu implorasse para não trazerem malas grandes não teve jeito , e não contentaram apenas com uma trouxeram vaaaaaaáaaaaaarias malas, aí era um tal de pula por cima, coloca debaixo da mesa,senta em cima ,o banheiro ficou atulhado de tralhas.

 

No período que fui só haviam 2 campings abertos ,um deles estava lotado.A maioria abre de abril em diante.

 

Para "acampar" próximos a lugares que não tinha a tomada para a calefação ficou complicado porque não conseguimos ligar a calefação a gás , coisas de marinheiros de primeira viagem ,mas acho que estava estragado mesmo, olha que haviamos testado antes de irmos só que depois não funcionou mais, e tinha gás , compramos 2 botijões antes de sair.

Sim a maioria dos motorhome vêm equipados com utensilios, cabos etc eu é que sou chata mesmo comprei tudo novo e coloquei no lugar, evitando também algum problema posterior ,tipo se sumisse ou quebrasse algo teria que pagar(contratual) como novo e as coisas eram ja usadas.

 

Mas com certeza é uma experiência e tanto! ::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...