Membros Luiz Henrique Campos Postado Fevereiro 19, 2015 Membros Postado Fevereiro 19, 2015 Olá caros amigos mochileiros! Olha eu de novo por aqui, e agora na Chapada Diamantina, apenas basta eu dizer: que Lugar incrível !!! Vou deixar meu breve relato e algumas dicas para vocês aventureiros que estão indo até a nossa Chapada Diamantina, Esses 5 dias por lá me deixou uma grande recordação e também por ser minha primeira viagem pelo Brasil, passei os melhores dias da minha vida por lá, conheci pessoas legais, me encantei com a beleza natural da chapada, alguns problemas também fizeram parte kkkk, mas valeu a pena cada dia. Espero que meu relato ajude e contribua para sua viagem. [u]GUIA DA CHAPADA DIAMANTINA[/u] http://www.guiachapadadiamantina.com.br/turismo-de-aventura/bike Agências com Roteiros Diários Aventurismus - http://www.aventurismus.com.br/p/blog-page.html Extreme EcoAdventure - http://www.extremeecoadventure.com.br/roteiro Zentur - http://www.zentur.tur.br/ Nas Alturas - http://www.nasalturas.net/ Pousadas e Hostels FAIXA DE PREÇO MINÍMO - R$ 55,00 A R$ 60,00 REAIS Casa da Helia - http://www.casadehelia.com.br/fotos.php#f1 Albergue Chapada Hostel - http://www.hostelchapada.com.br/pt_br/ Pousada dos Mineiros - http://www.zentur.tur.br/pousadadosmineiros/ Pouso na Trilha - http://www.pousodatrilha.com.br/ Nossa Casa Pousada - http://www.nossacasapousada.com.br/contato.php Pousada São José R$ 50,00 reias a diária Empresa de Ônibus Saindo de Salvador x Lençóis Real Expresso - http://www.realexpresso.com.br/ Águia Branca - https://www.aguiabranca.com.br/ Relatos Pesquisados no mochileiros.com Uma semana na Chapada Diamantina e Morro de São Paulo uma-semana-na-chapada-diamantina-e-morro-de-sao-paulo-t104981.html#p1027552 Mochilão 2014 - Chapada Diamantina (incluindo Vale do Pati e Salvador) mochilao-2014-chapada-diamantina-incluindo-vale-do-pati-e-salvador-t102811.html Blog Viaje na Viagem http://www.viajenaviagem.com/2013/09/chapada-diamantina-roteiro-dicas http://www.wanderluster.com.br/com-ou-sem-guia-economize-r-100-por-dia-na-chapada-diamantina/ http://otournossodecadadia.com/2013/04/30/parque-nacional-iguazu-o-lado-argentino-das-cataratas/ Planilha de gastos básicos Tabela de Gastos.pdf Dica Rápida Como ir do Aeroporto Salvador x Rodoviária Salvador Você passa pelo estacionamento do aeroporto de salvador e vai até o ponto de ônibus. De lá você pode pegar o ônibus que vai para o shopping São Cristovão depois do shopping você desce na estação Mussurunga e pega o ônibus que vai para o Terminal da França.( Nesse trajeto leva uns 40 minutos para Chegar na Rodoviária. O ponto da rodoviária é na estação Iguatemi em frente ao Shopping da Bahia. A opção de pegar o Ônibus que vai para São Joaquim, mas esse ônibus é bem difícil pegar mas se passar você pode ir nele. Valor da Passagem: R$ 3,00 Taxi O taxi é a forma mais rápida e segura de se chegar na Rodoviária, a corrida custa em torno de R$ 90,00 segundo relatos dos mochileiros e leva de 25 a 30 minutos. Mas quando fui agora em fevereiro, me ofereceram R$ 60,00 reais para ir até a Rodoviária. Ida a Lençóis Bom como cheguei cedo em Salvador e já tinha adquirido as passagens via internet para o horário para 23h30 via a empresa Rápido Federal (Real Expresso). Tive que aguardar o horário da saída do ônibus. A viagem durou umas 6 horas e 30 minutos. Cheguei por volta das 5h00 am. Fique atento pois Lençóis é uma das paradas, não é o ponto final. A Linha é Salvador x Seabra. Lençóis 1 º dia - Logo na chegas em Lençóis já tinha uns guias te vendendo passeios, hospedagens, etc. Logo Aceitei informações de um dos guias para fazer algum passeio no dia que cheguei. Já tinha reservas para Albergue Backpackers, então ele acabou me conduzindo para o meu hostel e mais um casal que também já tinha reservas em uma outra pousada. Como era muito cedo, e estava meio chuvoso o dia, fomos até o meu hostel, mas infelizmente ninguém atendeu como eu já imaginava pelo horário. O guia levou o outro casal para a pousada deles mas aconteceu a mesma coisa ninguém atendeu. Ele acabou levando a gente para outra pousada e o casal acabou ficando na Pousada São José e eu fiquei até o horário do Tour com guia Zé Alves ( como aceitei o tour com ele da Trilha Serrano), ele conversou com o dono da pousada e ele cedeu um quarto para mim até o horário do tour. Acabei tomando o café e deixei minhas coisas por lá naquele dia. Paguei R$ 20,00 reias. Sobre a pousada São José (a diária custa R$ 50,00 reias) Com um Super Café da manhã. O lugar é muito bom, pena que eu já tinha reserva no outro hostel, o lugar vale muito a pena. Trilha do Serrano Começamos a trilha do Serrano, por volta das 9h00 da manhã, você sai a pé mesmo da cidade de Lençóis, sai com casal de Salvador, fomos no Rio Lençóis onde vc toma um banho por lá, muito bom e frio kkkk, depois seguimos pela trilha até o Salão de Areia, embaixo de grandes rochas, depois seguimos pela trilha até a cachoeira da Primavera no caminho avistamos o Mirante onde também subiríamos, depois da cachoeira da Primavera, chegamos até lá e tomamos outro banho, a cachoeira é bem forte mas muito legal a experiência. Seguimos a trilha passarmos pelo poço do Paraiso e seguimos até o mirante, muito legal a vista de lá de cima, pode se ver Lençóis de longe e também a região. Depois fomos para a parte final da trilha até a cachoeira chamada (Cachoeirinha), Tomamos um banho muito bom lá, é um lugar para passar o dia! No final seguimos para Lençóis e terminamos o passeio. Fomos comer no centro da cidade e depois fui pegar minhas coisas para ir até o meu Hostel. Valor do Passeio: R$ 70,00 reais. Sobre o Hostel Albergue Backpackers Ele pertence a um casal de Franceses, o Thomas um dos donos é muito legal, super atencioso e preocupado com os hospedes e na recepção ficava um Espanhol o Airon muito legal também, me ajudou em muita coisa que precisei. As instalações do hostel são boas e é bem localizado fica na entrada da cidade. Café da manhã só se for solicitado um dia antes, não incluso no preço da diária. Valor da diária: R$ 40,00 reais Café da manhã: R$ 15,00 reais. 2º dia Roteiro 1 ( Poço do Diabo, rio Mucugezinho, Gruta Azul, Pratinha, Morro do Pai Inácio, Lapa Doce) Eu fechei o roteiro um com o meu guia Zé Alves do primeiro dia. Como estava com problema para sacar dinheiro, pois meu Banco era Bradesco e em Lençóis só existe Banco do Brasil e Lotérica da Caixa. Se possível saque seu dinheiro em Salvador caso contrário vai ser bem difícil sacar dinheiro por lá, já que vc está longe de tudo. As agências e supermercados aceitam cartão de débito e crédito. Mas para os guias só em dinheiro vivo. Tomei um café na rua principal na Dona Joanina, custou R$ 8,00 reais (Comi pão com queijo, tapioca com queijo, Café com leite grande) gostei muito apesar do preço. Mas eu acabei sacando com uma pessoa em que eu fiz um depósito na conta dela e a pessoa me passou o dinheiro, já que era sábado e eu transferi um valor para minha conta no Banco do Brasil, mas teria que esperar até Segunda – feira, para pode o dinheiro cair na conta e sacar para cobrir meus gastos na Chapada Diamantina. Esse foi um momento de sufoco para mim, mas no fim deu tudo certo e valeu a pena o passeio. O passeio foi feito em grupo de dois carros com 8 pessoas, fomos no Poço do Diabo primeiro, fizemos uma trilha bem difícil até lá mas o caminho é bem bonito, quando se chega quem quiser pode tomar banho no poço, ou senão basta admirar a paisagem do local. Depois seguimos até o Morro do Pai Inácio, como estava nublado, fizemos esse trajeto logo cedo, pois geralmente é feito no final do dia. Entramos na trilha e começamos a subida até lá, tem umas partes difícil mas nada tão difícil. Chegamos no topo rapidinho e a vista de lá é perfeita, mesmo nublado deu para ver a chapada com suas montanhas imponentes e de tirar o fôlego. Descemos a trilha depois de passarmos um tempo lá em cima admirando a paisagem. Seguimos para Pratinha, leva um tempinho para chegar lá por estrada de terra, chegamos na entrada da pratinha, eles colocam uma pulseira para identificação e vc deve usa-la por lá até o passeio terminar. Lá também fica a gruta Azul. Antes de ir até as grutas e o rio da pratinha almoçamos assim que chegamos no restaurante. Depois do almoço conhecemos primeiro a gruta da pratinha e depois seguimos para o rio da pratinha para tomar banho de rio, fazer tirolesa, etc. Depois fomos ver a gruta Azul e seguimos para a Gruta da Lapa Doce já fora da região da pratinha. Na lapa doce pegamos o equipamento ( Lanterna e capacete). E seguimos para a gruta, é uma escuridão total, a guia vai na frente e da uma aula pra gente sobre o lugar, muito legal! Adorei o passeio na gruta. Descemos alguns metros abaixo da terra. No final da gruta entramos em uma região mais pequena, apagamos as luzes e tentamos fazer um minuto de silencio na escuridão total da caverna. Foi meio difícil pois tinha gente rindo muito mas foi legal, mesmo assim. Voltamos a Lençóis no final do dia, nos despedimos. Valor do Passeio R$ 120,00 reis Entradas: R$ 25,00 reais ( R$ 20,00 da Pratinha / R$ 5,00 do Pai Inácio) Almoço: R$ 20,00 reais Total sem Almoço: R$ 145,00 reais 3º dia Cachoeira da Fumaça e Riachinho Agência Zentur Bem a escolha desse passeio foi porque não consegui o passeio para o Buração, estava muito difícil conseguir um grupo para lá. Caso você não tenha pessoas eles não fazem o passeio. Como estava desde o primeiro dia procurando este tour e percebi que seria impossível fazê-lo optei para fazer o passeio da Fumaça que era minha outra opção. Fui em busca desse passeio pela manhã mas estava bem difícil conseguir uma agência que fizesse esse tour, rodei quase todos os lugares, achei uma agência que tinha acabado de sair um grupo para lá, subi a rua, encontrei a associação de guias da cidade, perguntei se tinha algum tour e também tinha acabado de sair um casal para lá, o rapaz da associação ligou para o guia que estava com casal, mas eles não quiseram voltar. Então fui até a agência da Zentur, quando cheguei a carro já estava saindo com um grupo para a Fumaça. Foi muita sorte ter conseguido com eles, a maioria que faz com a Zentur são os estrangeiros, quase não tem brasileiro nos tours. O grupo era formado por 2 Israelenses e 2 franceses e eu Brasileiro e o guia brasileiro. Os israelenses não eram de muita conversa, acabei fazendo amizades com os franceses, a moça não falava inglês então fiquei amigo do Jeremy e ficamos super amigos depois do tour, e no outro dia fizemos o outro passeio juntos, foi muito legal. Para trilha da fumaça leva umas 2 hora e meia para chegar na região do Vale do Capão, passando pela cidade de Palmeiras e chegando próxima a entrada também da região do Vale do Pati. Chegamos até o posto do visitante da Fumaça, assinamos o livro de visitas e logo outro grupo de alemães se ajuntou ao nosso grupo para fazer a trilha. No total ficamos em um grupo de 10 pessoas. Começamos a subida de nível inicialmente moderado, um pouco difícil mas depois fica plana a trilha e seguimos adentro da mata, como tinha chovido a 2 dias seguidos, era o momento perfeito para ver a Fumaça, caso não tenha muita chuva esse passeio nem é feito algumas vezes. No caminho havia um riozinho para atravessar por dentro dele (Geladooooo ) mas muito boa a travessia. No caminho com o guia, depois, chegamos na Fumaça antes vc atravessa o rio que forma a cachoeira e ai chegamos ao ponto de admirar a cachoeira, Para se ser ver a fumaça você deve se debruçar sobre uma pedra e ira para frente e olhar para baixo, posso dizer que foi a vista mais linda da minha vida, é incrível , olhar a 300 metros de altura a cachoeira despencando e caindo em um poço lá embaixo. Tinha Arco – íris se formando também, deixava a cena mais perfeita! Depois todos tiram fotos em outra pedra que forma uma ponta e levemente inclinada para frente, é surreal ! Depois fomos até outro ponto para ver a cachoeira da Fumaça lá sentei em um ponto onde vc vê toda o vale e cachoeira, realmente foi umas das melhores experiências que tive. Esse dia foi perfeito! Na volta fui conversando com Jeremy o Francês. O passeio ainda não tinha acabado, fomos depois até o Riachinho, é uma outra cachoeira próximo ao centro de visitantes, os Israelenses não quiseram ir, então fomos eu o Jeremy e amiga dele. Chegamos lá era muito legal também, optei só em olhar e tirar fotos já que estava no fim do dia e não estava com pique para nadar. O Jeremy acabou indo e foi nadando até a cachoeira. Estava com muita água até parecia meio perigoso. Por causa da chuva, as cachoeiras da Chapada estavam todas com volume de àgua muito grande, bom para os turistas hehehe. Depois seguimos para Lençóis, cheguei e já fui para a agência da Zentur para fazer o passeio dos Poços, mas não tinha grupo ainda, o dono Alemão pediu para eu voltar depois da 21h00 para confirmar algum grupo. Fui ao hostel e depois fui comer alguma coisa e depois passei na agencia na hora que o dono pediu, lá encontrei o Jeremy meu amigo francês e também estava confirmado o passeio para os poços, acertei parte do passeio com um carioca que trabalhava lá e fui para hostel novamente para descansar para o outro dia. Valor: R$ 120,00 reais Agência Zentur 4º dia Poço Azul e Encantado com extensão na cachoeira do Mosquito Agência Zentur Na Agencia ficou acertado que eles iam me buscar no hostel às 8h30 am, para minha surpresa o Jeremy estava lá no carro para tour dos poços, fomos em 4 pessoas para tour dos poços, eu o Jeremy e um casal de Italianos bem simpáticos. Fomos até o poço Azul primeiro que fica na cidade de Andaraí, é bem longe para chegar na região se anda muito até lá. No poço Azul colocamos o equipamento ( capacete com lanterna) e seguimos para a gruta onde fica o poço. Realmente é muito bonito o poço, é um tom de azul impressionate, vale a pena conhecer. Logo depois saímos e fomos para o poço Encantado. Na ida andamos muito em uma estrada de terra até chegarmos no rio Paraguaçu atravessamos de barco e o carro foi em outro barco. Logo chegamos no poço encantado, almoçamos primeiro no restaurante para depois para fazer o Snorkel no poço. Depois do almoço colocamos o colete salva-vidas e seguimos para o poço chegamos lá e entramos na água azul, o poço tem 23 metros de profundidas e muito bonito o poço, adorei o passeio. Saimos e subimos até a entrada do poço, depois do passeio já era hora de ir embora para Lençóis, mas como era cedo o Jeremy acabou conversando com o guia para levar a gente até a cachoeira do Mosquito e ele fez um preço para gente de 100,00 reais dividido para 4 pessoas + entrada de 10,00 reais, acabou saindo por R$ 35,00 reais para ir até o Mosquito. Essa extensão foi por causa do guia que fez a parte da agência. Então fizemos uma pequena trilha até o Mosquito, Quando chegamos lá a cachoeira estava bem forte, era muita bonita também, eu e o Jeremy fomos até próximo a ela, o guia falou vcs querem aventura então venham comigo, os Italianos não quiseram chegar perto então ficaram longe somente nós três. O guia falou pode entrar pois não é fundo e realmente não era era areia por baixo, o guia nos levou embaixo da cachoeira, foi muito doido, pois a pressão da agua era muiiiitooo forte, mas fomos com ele o Jeremy estava com sua GOPRO e foi filmando tudo, eu acabei ficando com medo e não fui até o meio da cachoeira pois era muito forte mas adorei mesmo assim estava embaixo de uma das cachoeiras mais bonitas da chapada. Depois o guia nos levou para frente dela, o vapor da agua era muito forte parecia um monte de espinhos que perfurava seu corpo se exageros, tínhamos que ir de costa pois era impossível olha para ela de frente, o Jeremy estava com pouco de medo também mas fomos com o guia, confiamos nele rsrsrsrrs, ficamos de frente depois para a queda d´agua tínhamos que colocar a mão no rosto para conseguir olhar para ela, mas o barulho da agua caindo e o vento de agua qu vinha em nossa direção foi impressionante, muita adrenalina naquela tarde. O Jeremy acabou fazendo fotos na gopro dele. Foi incrível ir até o mosquito, realmente valeu a pena ir até lá, terminei o passeio na chapada em grande estilo. Valor passeios dos Poços Azul e Encantado: R$ 180,00 reais (Incluso Almoço Self - Service) Valor do Mosquito: R$ 35,00 reais por pessoa. 5º dia Salvador em uma tarde Nesse dia fui embora de Lençóis ás 07h30 am , cheguei em Salvador umas 14h30 pm. Deixei minha mochila grande no guarda volume e fui conhecer Salvador em uma tarde já que meu voo era ás 2h30 am. Sai da Rodoviária e peguei um ônibus até a Arena Fonte Nova (Estádio da Copa). Dei uma volta do lado de fora do estádio para tirar umas fotos e logo fui tentar pegar um ônibus para o Pelourinho, quando chego no ponto de ônibus encontrei meu amigo Alemão do hostel de Lençóis, ele estava indo para praia vermelha, mas ele estava hospedado no pelourinho, ele acabou me levando para o Pelourinho já que era possível ir andando da Arena até o pelourinho uns 20 minutos máximo de caminhada. Então chegamos lá ele foi embora e eu fiquei no Pelourinho alguns minutos e logo fui para o Elevador Lacerda e Mercado modelo. Logo fui pegar Ônibus para o Farol da Barra antes que escurecesse, Cheguei lá no final da tarde no pôr-do-sol , passeio minhas ultimas horas por lá. Conheci uma brasileira, uma portuguesa e um irlandês que estavam juntos, conversamos um pouco e logo eles foram embora e eu fiquei por ali, comi acarajé (nada de especial), tomei um açaí (ruim) tinha muita coisa misturada e era industrializado. Depois fui até o morro do Cristo, fiquei um pouco por lá e logo voltei próximo ao Farol para pegar o ônibus para Rodoviária para buscar minha mochila 70 litros e seguir até o Aeroporto. Como estava muito quente em Salvador estava muito suado, acabei tomando um banho na rodoviária e logo fui para o Aeroporto. Peguei um ônibus circular mesmo e chegando ao aeroporto achei meu amigo alemão que também ia para Recife encontrar uma amiga e passar o carnaval lá. Meu voo saiu as 2h30 am, e cheguei em São Paulo as 6h00 manhã e segui viagem para Foz do Iguaçu. Mas esse já outro relato!!!!..... kkkkkk Valor do Elevador Lacerda: R$ 0,15 centavos Ônibus pela Cidade: R$ 9,00 reais Acarajé: R$ 8,00 reais Açaí: R$ 8,00 reais Guarda – Volume: R$ 5,00 reais Camiseta e Chaveiros: 24,00 reais Citar
Colaboradores José Luiz Gonzalez Postado Fevereiro 21, 2015 Colaboradores Postado Fevereiro 21, 2015 Parabéns pelo relato Luiz!! Deu pra reviver um pouco da Chapada lendo seu relato e fiquei feliz em saber que o meu relato te ajudou de alguma forma! Impressionante como o Riachinho estava cheio quando você foi! Parece até outro lugar! Abraço! Citar
Membros Luiz Henrique Campos Postado Fevereiro 21, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 21, 2015 Obrigado José Luiz, Seu relato me ajudou bastante! e Parabéns pelas fotos!!!! Realmente o Riachinho foi uma surpresa para quem conhece lá , como eu não conhecia achei muito bonito, e com muita água, creio que foi as chuvas dos dois dias anteriores a que eu estava lá, foi por isso que conseguir ir até a Fumaça. A chapada é linda e merece varias visitas !!!! abraço! Parabéns pelo relato Luiz!! Deu pra reviver um pouco da Chapada lendo seu relato e fiquei feliz em saber que o meu relato te ajudou de alguma forma! Impressionante como o Riachinho estava cheio quando você foi! Parece até outro lugar! Abraço! Citar
Colaboradores KekaMC Postado Março 7, 2015 Colaboradores Postado Março 7, 2015 parabéens pelo relato Luiz! a Chapada é fascinante.. saudades desse lugar. e fico feliz de ter ajudado um pouco no seu roteiro Citar
Membros Luiz Henrique Campos Postado Março 8, 2015 Autor Membros Postado Março 8, 2015 Obrigado Kelly, Também fiquei com saudades, è cada lugar maravilhoso, ainda volto lá para conhecer as outras partes da chapada. Seu relato ajudou bastante!!! Obg. Valeu! parabéens pelo relato Luiz!a Chapada é fascinante.. saudades desse lugar. e fico feliz de ter ajudado um pouco no seu roteiro Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.