Membros csf Postado Maio 26, 2011 Membros Postado Maio 26, 2011 Caros mochileiros Parabéns pelo vosso site. Temos andado por aqui a recolher muita e excelente informação pq nunca fomos ao Brasil e não temos espírito de programa de férias por agência. Apesar da idade, temos um espírito muito livre e não gostamos que nos marquem hora de levantar ou de meter no bus, hora e onde almoçar... local para visitar... Gostamos de ser nós a decidir quando e onde ir. Se nos apetecer ficar 1 hora num local a contemplar é isso que queremos fazer e se não gostarmos de um sítio que escolhemos, então mudamos para outro. Depois de muito pesquisar, descobrimos este site e, apesar de a nossa onda já não ser a de mochila às costas, nem a nossa idade ser a vossa, achamos o site muito bem feito e as as vossas dicas de roteiros muito boas. Não temos muito tempo para ficar aí , mas queríamos ver o mais diversificado possível Não sei se vão ter paciência para nós, mas ainda assim vamos tentar porque estamos com uma dúvida muito grande. Temos dois roteiros possíveis. Um é aquele que gostaríamos de fazer. O outro é aquele que achamos que podemos fazer, entendem? Ah, vamos alugar um carro para podermos rentabilizar o tempo. Pensamos que é uma boa ideia circular e ver o mais possível no ínício e depois tirar os últimos dias para curtir bem o Morro e talvez tirar um dia para fazer um passeio a Boipeba e voltar. Então é assim: 1º roteiro salvador - 3 dias - 1 dia é o último por causa do regresso Chapada - 3 dias Barra Grande - 3 dias Morro de s. Paulo- 5 dias 2º roteiro salvador - 3 dias - Itacaré - 2 dias trancoso -2 dias Barra grande - 2 dias Morro de s. paulo - 5 dias Quanto ao primeiro o nosso problema está bom de ver E pergunto já se com a nossa idade dá para visitar os pontos mais interessantes ou se é puxado demais? Pelo que percebemos, os locais se visitam com guia e julgamos que se forma um grupo e nós não queríamos atrapalhar e fazê-los ficar para trás, por não aguentar a pedalada. Também vimos que os locais mais interessantes são os mais difíceis de fazer - Fumaça por baixo e lago azul (acho que tem que se descer agarrado a umas cordas) morro do Pai Inácio, não percebi bem?? Estão a ver o nosso problema né? Ou será que dá para andar por lá com o carro que levamos, chegar perto desses pontos e depois fazer a pé, sem guia? Quanto ao segundo roteiro, aí acho que é mais tranquilo, mas como é um roteiro quase só de praias, é menos diversificado e além disso é um pouco mais corrido. Então este é o nosso dilema. Pelo que vimos, tudo é bonito demais, mas a chapada dava um complemento ao roteiro por ser diferente das praias. No entanto talvez seja puxado demais para nós. O outro é mais descançado , mas é praticamente só um roteiro de praia. Não é tão completo. Para além de tudo não vamos com muito tempo, mas é o possível e, dentro do possível gostavamos de tirar o melhor partido das férias. Será que estão na disposição de dar uma ajuda a estes "cotas", como se diz aqui em Portugal? Agradecemos toda a vossa ajuda, sugestões e opiniões csf Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Maio 26, 2011 Membros de Honra Postado Maio 26, 2011 Olá!!! Os dois roteiros são possíveis com alguns pequenos ajustes! Acho que o primeiro roteiro dá pra fazer sim!! E na minha opinião é o melhor !!! Eu tiraria uns dias de Morro de São Paulo e colocaria na Chapada Diamantina, então vcs poderiam alugar o carro e seguir pra chapada, uns 5 dias, são muitos passeios que dá pra fazer de carro: Pratinha, Grita da Torrinha, Morro do Pai Inácio, Vale do Capão, Cachoeira da Fumaça por cima, Lençóis e suas várias trilhas, salão de areia coloridas, poço azul etc. etc. etc. De carro fica mais fácil. Depois pegar a estrada e ficar os dias restantes e ficar só curtindo as praias pra relaxar!! Quanto a ser cinquentão não tem problema, tem muitos locais na Chapada Diamantina que dá pra ir de carro e as caminhadas não são tão pesadas: Pratinha, Vale do Capão e suas trilhas, fumaça por cima, etc. etc. etc. Espero ter ajudado, qq dúvida é só perguntar! Citar
Membros csf Postado Maio 26, 2011 Autor Membros Postado Maio 26, 2011 Obrigada Frida, foi muito gentil. Então você também acha que o primeiro roteiro é mais interessante, não é? Pois nós também e o problema é o que já descrevi no post anterior. Pelo que percebi, indo de carro podemos dispensar o guia, ou há lugares que mesmo chegando perto de carro, depois convem ir com guia? Os posts que li aqui e também toda a informação que consegui, é um pouco confusa para quem não tem ideia da dimensão do local. Claro que na maior parte dos casos as pessoas se deslocam a pé e com os tais guias, o que resultam em dias inteiros para chegar a um local. Com carro, não vi nenhuma informação e por isso estamos um pouco perdidos relativamente a este destino. Parece mais difícil traçar um roteiro do que no 2º que é só seguir a estrada. A minha duvida para já é esta- como sugere fazer 5 dias lá, seria de ficar sempre em lençois e sair de carro até cada ponto e regressar ou definir um percurso e conforme isso , arranjar alojamento próximo dos locais a visitar? E existe alojamento sem ser em lençois? Se quiser ajudar mais uma vez, agradeço Csf Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Maio 27, 2011 Membros de Honra Postado Maio 27, 2011 Olá!! vcs estando de carro não precisa de guia. No centro de Lençóis em qualquer Loja, vc compra um mapa chamado TRILHAS E CAMINHOS que tem indicações das trilhas. Ressalto que fazer trilhas sem guia é preciso ter pelo menos uma noção básica de direção e tal, tendo isso dá pra ir tranquilos! Minha sugestão é dividir os dias entre Lençóis e fazer suas trilhas e depois Vale do Capão, que tem trilhas com lindas cachoeiras estilo "bate e volta", inclusive a Cachoeira da Fumaça por cima que é uma trilha batida e não é necessário guia, apenas deixe uma contribuição em dinheiro na portaria. Não deixe de ir na Conceição dos Gatos e nas Cachoeiras de Rodas e Rio Preto!! O Vale do Capão é uma Vila encravada num região montanhosa, na década de 70 com o fim do movimento hippie, algumas pessoas deste movimento se estabeleceram por lá, e hoje se misturam aos nativos sertanejos da região, é um local super charmoso que conta com uma infra estrutura pequena e muitas cachoeiras cujas trilhas pode-se chegar bem próximo de carro, sem a necessidade de guia pois as trilhas são batidas. A única trilha que recomendo um guia seria a trilha do Poço do Gavião pois tem muita bifurcação e a trilha não é batida. Já que estarão de carro podem partir de Lençóis ou do Vale do Capão para as outras localizades pra visitar as demais atrações: Poço Azul, Pratinha, Gruta da Torrinha etc, etc., daí vcs podem se hospedar na cidade mais próxima pra economizar no combustível. O seu segundo roteiro é bem interessante também mas não tem diversidade de paisagens, é um roteiro de praias. abraços! Citar
Membros csf Postado Junho 1, 2011 Autor Membros Postado Junho 1, 2011 Mais uma vez obrigada, Frida As suas iiformações são muito importantes para nós, por isso vou incomodá-la de novo. Partindo do Vale do Capão, para fazer a trilha do Poço do Gavião, aquela que recomenda guia, aí fazíamos o contrato com o guia a partir da vila e íamos direto (ida e volta) voltando novamente para a vila, é isso? As outras que indicou fazem-se circulando de carro. Quanto a deixar o carro na estrada e seguir a pé pelas trilhas, não há perigo de assaltar ou maltratar o carro,que fica parado umas horas ali? Outra pergunta é: há algum site ou tópico onde possa ver quais as trilhas que se podem fazer de carro e as que se têm de fazer a pé, distâncias, tempo que demoram a percorrer, etc? Bjs Csf Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Junho 2, 2011 Membros de Honra Postado Junho 2, 2011 Mais uma vez obrigada, FridaAs suas iiformações são muito importantes para nós, por isso vou incomodá-la de novo. Partindo do Vale do Capão, para fazer a trilha do Poço do Gavião, aquela que recomenda guia, aí fazíamos o contrato com o guia a partir da vila e íamos direto (ida e volta) voltando novamente para a vila, é isso? As outras que indicou fazem-se circulando de carro. Quanto a deixar o carro na estrada e seguir a pé pelas trilhas, não há perigo de assaltar ou maltratar o carro,que fica parado umas horas ali? Outra pergunta é: há algum site ou tópico onde possa ver quais as trilhas que se podem fazer de carro e as que se têm de fazer a pé, distâncias, tempo que demoram a percorrer, etc? Bjs Csf Olá Csf, Isso mesmo!!! na Trilha do Poço do Gavião, vc vai e volta no mesmo dia, a entrada fica bem próximo da Vila, o trecho percorrido de carro é pouco. vc pode deixar o carro que ninguém mexe, é tranquilo!! Bom, eu fiz um tópico só com as Trilhas do Vale do Capão, segue o link abaixo: as-trilhas-do-vale-do-capao-chapada-diamantina-ba-t47621.html Se vc tiver dúvidas sobre o tempo médio de caminhada, as distâncias etc. (não me lembro se coloquei isso no tópico) pode perguntar!!!!! abraços! Citar
Membros brasilka2 Postado Junho 3, 2011 Membros Postado Junho 3, 2011 Ola csf, Eu tb acho que vale a pena visitar Chapada. Ha 5 anos estive na Bahia e na minha opiniao, a viagem sem Chapada seria incompleta. Nós fizemos assim: SSA - Itacare - Chapada De carro. Na Chapada fizemos seguintes passeios (em 2 dias): Morro do Pai Inacio, Poco Encantado, Cachoeira da Fumaca por cima. Tivemos o guia local. Carro pode ser deixado no inicio da trilha, sem problemas, ninguem assaltou. Boa viagem! Anna Citar
Membros csf Postado Junho 4, 2011 Autor Membros Postado Junho 4, 2011 Olá Anna Obrigado Já que fez este roteiro que será mais ou menos o que nós vamos fazer, e se tiver disponibilidade e paciência, podia ajudar-nos com algumas informações: - o carro alugou antes, ou procurou lá mesmo? Foi em SSA? Eles fazem seguro contra todos os danos? GPS, têm? - estado das estradas - tempo que demora a fazer os trajectos SSA- Itacaré - Chapada e dentro da Chapada (roteiros) - alojamentos - restaurantes ... enfim, o que se lembrar e achar que nos poderá ser útil Obrigado Csf Citar
Membros brasilka2 Postado Junho 6, 2011 Membros Postado Junho 6, 2011 (editado) Ola csf, - o carro alugou antes, ou procurou lá mesmo? Foi em SSA? Eles fazem seguro contra todos os danos? GPS, têm? alugámos carro em Salvador - simplesmente perguntamos na nossa pousada e eles arranjaram tudo, foi o Celta, versão muito simples, sem GPS (acho que pode optar pelo carro com GPS, sem problema), os seguros eram inclusos - estado das estradas veja as fotos embaixo, algumas estradas são muito boas, outras péssimas; tem que ter cuidado das lombadas, nem sempre bem sinalizadas - tempo que demora a fazer os trajectos SSA- Itacaré - Chapada e dentro da Chapada (roteiros) nós partimos de Salvador depois do café da manhã, cerca das 9.00-9.30 e chegámos em Itacare ao escurecer; vc tem que esperar por ferryboat, a passagem tb leva algum tempo; as estradas são como são; talvez agora sejam melhores, a nossa viagem foi em 2006; a viagem de Itacaré a Lençois já dura menos tempo - alojamentos a nossa pousada chamava-se Solar dos Morães, posso recomendar, tem jardim grande e lugar para estacionar carro - restaurantes tem algumas na praça principal da cidade, não me lembro dos nomes [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606050902.jpg 500 375 ]Buracos na estrada.[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051330.jpg 500 375 ]Estrada na Bahia.[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051428.jpg 500 375 ]Lencois.[/picturethis] Editado Junho 6, 2011 por Visitante Citar
Membros brasilka2 Postado Junho 6, 2011 Membros Postado Junho 6, 2011 Mais fotos da Chapada - vale a pena ir mesmo, apesar dos buracos na estrada que podia ver na minha mensagem anterior [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051831.jpg 500 375 ]Chapada Diamantina.[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051906.jpg 375 500 ]Cachoeira da Fumaça.[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110606051955.jpg 500 375 ]Cachoeira da Fumaça.[/picturethis] Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.