Colaboradores kaabah Postado Agosto 3, 2009 Colaboradores Postado Agosto 3, 2009 Capixaba sofre acidente no Pico da Bandeira e resgate é feito a 2 mil metros de altitude http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/08/117759-capixaba+sofre+acidente+no+pico+da+bandeira+e+resgate+e+feito+a+2+mil+metros+de+altitude.html
Membros de Honra LEO_THC Postado Agosto 3, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 3, 2009 FONTE: Gazeta Online http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/08/117759-capixaba+sofre+acidente+no+pico+da+bandeira+e+resgate+e+feito+a+2+mil+metros+de+altitude.html Paula e o marido Tarsiano: acidente no Caparaó Uma capixaba que escalava o Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó - divisa do Espírito Santo com Minas Gerais - sofreu uma queda, que resultou em ferimentos, e teve que ser socorrida pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte. O acidente aconteceu neste domingo (02). Paula Ismeria Ribeiro Dias, 25 anos, moradora do município da Serra, contou que fazia o percurso com o marido e um grupo de amigos. Depois de mais de quatro horas de caminhada, ela torceu o tornozelo após pisar em uma pedra. Mesmo assim, continuou a subida em direção ao pico. Já a quase dois mil metros de altitude, Paula percebeu que não poderia prosseguir, devido a fortes dores. "Eu até queria descer a pé, mas não consegui", disse. O marido de Paula, Tarsiano Fornazelle Carvalho, 25, disse que a escalada começou a meia-noite de sábado (01). O acidente aconteceu por volta das 5h. De acordo com o sargento Cláudio, do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu (MG) o resgate foi acionado por volta das 9h da manhã de domingo, mas chegou somente às 13h, devido ao difícil acesso ao local. Após a chegada da aeronave, a mulher foi levada para Manhuaçu, a cidade mais próxima com uma unidade de pronto atendimento. Partida de futebol interrompida O campo de futebol da cidade foi utilizado para o pouso. Uma partida, que era realizada no estádio municipal Juscelino Kubitschek, foi interrompida por volta das 14h30 para que o helicóptero deixasse a vítima. "O helicóptero chegou somente às 13h porque veio de Belo Horizonte. Para pousar aqui também demorou, porque é muito alto. Os bombeiros disseram que foi o resgate em maior altitude que já realizaram", afirma Tarsiano Fornazelle. Uma unidade de resgate levou a capixaba ao pronto atendimento. Ainda no domingo, ela foi transferida para o hospital Cesar Leite, também em Manhuaçu, para receber atendimento especializado. Volta para casa Na manhã desta segunda-feira (03) a expectativa da capixaba, que mora em André Carloni, na Serra, era a de voltar para casa. A alta médica está prevista para esta tarde. O diagnóstico é de uma torção e lesão muscular que não devem deixar sequelas. O casal, que fazia a escalava pela primeira vez o Pico da Bandeira, diz que não pretende repetir a aventura. "Não pretendo voltar, acho que isso não é para mim", afirma Paula. "Foi a primeira vez e a última. Acho que planejamos mal a subida. Do primeiro ao segundo acampamento foram 2h e meia de subida, do segundo até o pico eram mais duas horas e meia e descansamos somente 15 minutos entre os acampamentos. Foi mais difícil do que pensávamos", diz Tarsiano. Os dois, no entanto, aconselham o passeio a outras pessoas, desde que preparadas fisicamente. A orientação do Corpo de Bombeiros é que antes de realizar atividades como essa as pessoas façam uma avaliação médica em relação ao preparo físico e também utilizem guias turísticos para evitar se perder na mata. Contemplar o espetáculo do nascer-do-sol no Pico da Bandeira, localizado na Serra do Caparaó, entre Minas Gerais e o Espírito Santo, é um passeio muito procurado no mês de julho. O motivo é que, além do período coincidir com as férias escolares, nesta época do ano o clima no local fica mais estável, com menos nuvens e sem chuvas, deixando o visual ainda mais deslumbrante. De acordo com o chefe substituto do Parque Nacional do Caparaó, Luizmar Catheringer, no verão chove muito e o céu fica nublado. Já o período de junho a setembro é o mais procurado porque o tempo fica mais limpo, sem nuvens, o que favorece a paisagem. Além disso, as temperaturas nesta época do ano contribuem para quem quer curtir o frio. O topo do Pico da Bandeira pode atingir até -10°C, e há o aparecimento, inclusive, de gelo nas árvores e nas plantas. Limite de visitantes O local tem um limite máximo de visitantes. Pelo lado capixaba, são permitidos apenas 270, sendo 150 no acampamento "Casa Queimada" e 120 no "Macieira". Já a trilha que provém de Minas Gerais comporta 630 indivíduos, 180 no "Terreirão", 150 na "Tranqueira" e 300 pessoas sem barracas, que ficam acomodadas na casa de pedra. O contato com a natureza e as belas paisagens são os principais atrativos do local. O passeio geralmente é realizado em dois dias, mas o tempo de permanência no parque pode ser estendido, de acordo com o interesse do visitante. O acompanhamento de guias não é obrigatório. Para realizar a aventura e chegar perto das nuvens é necessário agendamento, que pode ser feito pelo telefone (37) 3747-2555. É cobrada uma taxa de R$ 9,00 por pessoa, sendo R$ 3,00 pela visita e R$ 6,00 pela pernoite.
Membros de Honra marcosplf Postado Agosto 7, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 7, 2009 a;posto que estavam calçando uma sandalinha ou um tenis nao apropriado. Isso mostra a importancia de se usar botas.
Membros de Honra LEO_THC Postado Agosto 7, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 7, 2009 a;posto que estavam calçando uma sandalinha ou um tenis nao apropriado. Isso mostra a importancia de se usar botas. Pelo manos aqui a galera desconsidera total essas coisas, ninguém acredita quando compro algum equipamento caro ou simplesmente uso minha bota para uma trilha de 30 minutos.
Membros leocamuni Postado Agosto 7, 2009 Membros Postado Agosto 7, 2009 Coincidentemente eu estava lá no Pico, e passamos pela Paula na trilha de descida. Já chegando no Terreirão, 2 bombeiros subiam com uma maca de madeira. A trilha para o Pico é um pouco pesada, e é sempre necessário um bom planejamento, pois o frio é intenso e dificulta bastante a subida para quem não está com o preparo físico em dia. Uma excelente dica para quer quer subir o Pico da Bandeira (e foi dessa forma que fizemos) é reservar o Abrigo de Visitantes do Terreirão. Muita gente acha que o abrigo se trata da Casa de Pedra, mas isso não é verdade. É uma casa de alvenaria, ao lado das pias e banheiros, que contém 2 comodos, sendo um deles com pia, mesa, bancos e fogão a lenha. No outro comodo, há 3 camas de alvenaria. Porém o mesmo deve ser reservado com bastante antecedência, principalmente para quem vai nos meses de julho e agosto, alta temporada no Pico da Bandeira. A reserva é feita para grupos entre 6 e 12 pessoas, e o pessoal do parque é bastante atencioso. Porém, acredito que caibam até 20 pessoas tranquilamente lá dentro. Reserva feita, o melhor é subir no fim da tarde para o Terreirão, ver o por do sol de lá, jantar e descansar, acordar de madrugada e se a turma tiver bom preparo fisico, um horario bom para o ataque ao cume é as 3:30 saindo do abrigo, chegando por volta de 5:30 no topo. Como já dito, o frio é intenso, venta bastante, mas certamente vale a pena o sacrifício.
Colaboradores kaabah Postado Agosto 7, 2009 Autor Colaboradores Postado Agosto 7, 2009 Particularmente não acho uma trilha pesada. Além de ser abertona, é toda demarcada. Existem trechos mais puxados que são compensados por outros trechos bem leves. Muitas vezes é despreparo. A pessoa vai pra lá achando que está fazendo um passeio no shopping.
Membros de Honra marcosplf Postado Agosto 7, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 7, 2009 Realmente é uma trilha bem tranquila, dificil de se perder, o que pega é o desnivel e a temperatura na madrugada. Agora tem Kaabra macho que arreiam na subida e pedem agua hahahha
Colaboradores kaabah Postado Agosto 7, 2009 Autor Colaboradores Postado Agosto 7, 2009 Acidente de percurso! A 2a subida eu fui bem! huahuauhauhauha
Membros de Honra marcosplf Postado Agosto 7, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 7, 2009 é na segunda vc foi melhor que eu, que tive um acidente de percurso haha
Membros mausper Postado Janeiro 9, 2011 Membros Postado Janeiro 9, 2011 Ô meu Deus, além de me fazer rir, me lembrou o Samba do Crioulo Doido! Parece até uma notícia sobre o Everest. Falam em "escalada", "queda que resultou em ferimentos" (eu também me feri, torci o pé numa escada uns meses atrás...), Tranqueira (ao ivés de Tronqueira). E mais... 300 pessoas na casa de pedra? como??? acho que não cabe nem empilhadas!!! E o pior de tudo... estragaram o baba da galera... pode? (pra quem não sabe, baba é o mesmo que pelada). Ou quem escreveu para o Gazeta Online não sabe nada sobre o lugar ou foi mesmo por puro sensacionalismo. Faltou dizer, para abrilhantar ainda mais a "matéria", que ele é o treceiro pico mais alto do Brasil (e é mesmo) mas até crianças sobem lá... kkk Despeço-me nesse momento da vida pública e me dirijo à privada... rsss. Sem mais delongas, um abraço a todos.
Posts Recomendados