Membros tainocap Postado Janeiro 29, 2014 Membros Compartilhar Postado Janeiro 29, 2014 (editado) Olá pessoal, vou transcrever meu relato que fiz a pouco tempo, fiz uma rota com pouco tempo disponível e um tanto "manjada" mas foi inesquecível e recomendo a quem for fazer, só faltou Cusco, no qual será o próximo destinos que irei daqui uns anos...fui de avião em CWB a GRU pela Azul e na Bolívia pela BOA. fiz: 07 ter - Curitiba - São Paulo - Cochabamba - La Paz 08 qua - La Paz (conhecer a cidade) 09 qui - La Paz - Copacabana 10 sex - Isla Del Sol - Copacabana - Puno 11 sab - Puno - Ilhas Flutuantes Uros 12 dom - Puno - La Paz (via Desaguadero) - Cholas Luta Livre em El Alto 13 seg - La Paz -Chacaltaya e Vale de La Luna 14 ter - La Paz - Tihuanaco 15 qua - La Paz - (comprar presentes e aproveitar os últimos minutos) 16 qui - La Paz - Santa Cruz de la Sierra - São Paulo - Curitiba levei: Mochila:1 de 55 litros + uma mochila pequena que serviu como de ataque Remédios: Imosec para diarreia e Dramin liquido para enjoo que não da sono Carteira de vacina: Febre Amarela Documentos: Identidade Dinheiro: levei em dólares e um pouco de real, levei comigo cartão de crédito e débito por segurança, mas não usei passagens comprei por e-mail, via depósito, fui bem atendido, o e-mail é emissoes@boa.bo levei doleira, óculos escuro, protetor solar, protetor labial é fundamental, eu comprei em Puno, fora outros produtos pessoais Rota: Editado Dezembro 21, 2014 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros tainocap Postado Janeiro 29, 2014 Autor Membros Compartilhar Postado Janeiro 29, 2014 (editado) Dia 7: Chegamos cedo ao aeroporto de Curitiba, para o voo até Guarulhos, onde tudo ocorreu bem. Chegamos por volta das 8:30 ao terminal 4 de Guarulhos, fomos até o terminal 2 e como nosso voo só ia sair as 15:30, aproveitamos pra comer, cambiar reais por dólares, fazer ligação, passar na Receita Federal para se informar sobre Declaração dos bens. Fizemos o check-in nos guichês da boa por volta das 13:40 e nosso voo saiu no horário certo, as 15:30. O voo foi tranquilo, comemos lanches bolivianos, como barra de seriais, bolinho do Bob Esponja, confetes deles e bebidas. Dava pra ver sobrevoando o Pantanal e começando a aparecer as montanhas, recebemos uns papéis para a entrada na Bolívia, onde preenchemos e iriamos entregar em Cochabamba e La Paz. Por volta das 16:30 no horário boliviano, estávamos em Cochabamba, onde dava pra ver as casa que dificilmente eram rebocadas, muito comum onde passamos. Fizemos a migração, onde um policial pergunto onde estava a tarja de saída do Brasil, ninguém tinha essa tarja, ficamos meio que a ver navio, e ele disse que iriamos pagar multa, mas no final não precisava, pois não passamos na imigração do Brasil pra da saída, enfim o rapaz da migração só fez algumas perguntas e estamos com a tarjeta verde, a equipe da Boliviana de Aviacion no aeroporto foi super atenciosa e nos guiava até a sala de embarque pois em as 17:40 nosso voo saia para La Paz. Senti o ar diferente do habitual, mais seco e quando eu dava uma puxada forte no fôlego sentia uma leve queimação, a altitude de 2600 que tem lá não afeta o nosso organismo, só achei estranho esse fato. O aeroporto é simpático e vimos as primeiras cholas, uma pena não ter conhecido a cidade, dizem que é bem legal ir até o Cristo de Cochabamba. Embarcamos para La Paz, demos adeus a Cochabamba e nosso voo partiu no horário previsto. Começando a subir o Altiplano e a visão das Cordilheiras era fantástica, dava pra ver muita neve nos picos. Por volta das 18:20 estamos desembarcando, passamos pela pista, eu estava meio zureta, foi o primeiro contato com a altitude. Já dentro do aeroporto, via tudo em slow motion, Gleison estava bem, e está meio que me guiando. Passamos pela migração novamente e fomos cambiar na parte de fora do aeroporto, tinha uns árabes que queriam trocar a moeda local deles em boliviano, mas sem sucesso, ficaram brabo até, nós cambiamos 200 dólares que deu uns 1350 bolivianos e voltamos para dentro do aeroporto, até que resolvemos experimenta o famoso chá de coca, pagamos caro por sinal junto com uma esfirra deu uns 21 bol pra cada um. Após pegamos um táxi na frente do aeroporto por 60 bolivianos e seguimos pro Loki, me senti super bem dentro do táxi, conversamos com o motorista e tivemos a primeira vista do trânsito caótico boliviano em El alto, e fomos descendo até La Paz. Chegamos por volta das 20:00 no Loki, fizemos o check-in e tomamos mais alguns chá de coca pra ajuda, arrumei minhas coisas e fui deita, nosso quarto era compartilhado e tinha 14 pessoas, foi um sofrimento pra dormi, nariz trancado, e eu respirava pela boca, tava ofegante parecia que tinha corrido uma maratona, virava pra um lado e para o outro, sentia meu coração disparando, tava um inferno pra dormi. Gastos para duas pessoas em La Paz: 60 bol taxi aeroporto para o Loki hostel 42 bol esfirra e chá de coca 176 bol 2 pernoite em quarto compartilhado com 14 pessoas Editado Novembro 22, 2014 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros tainocap Postado Janeiro 29, 2014 Autor Membros Compartilhar Postado Janeiro 29, 2014 (editado) vou postar os vídeos em breve... Editado Março 25, 2014 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros tainocap Postado Fevereiro 3, 2014 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 3, 2014 (editado) 08-01-14 – La Paz Dormi cerca de 3h, a bagunça era grande e isto nos prejudicou, o Gleison dormiu bem melhor que eu, tomei um bom banho, um chá de coca e tomei nosso café da manhã que está incluso na diária, saímos por volta das 09:00 e fomos ao centro. Fomos andando, observando as pessoas locais e as casas, resolvemos ir até o estádio Hernando Siles, batemos fotos na frente deste com os monolíticos falsos e fomos para o estádio. Entramos nele, batemos muitas fotos dentro do campo, na pista de atletismo e entramos na arquibancadas, levamos um xingão, pois não tínhamos permissão para entrar lá e fomos embora. Fomos até o Mirador de Kili Kili, era sofrido subir aquelas ruas altas inclinadas, e passar pela periferia, mas a visão de la de cima é incrível, da pra ver toda La Paz. Tirei fotos de um casal que eu acho que eram alemães e ficamos admirando a visão. Voltamos e almoçamos pela primeira vez a comida local, num restaurante da Calle Bueno com Juan de La Riva. Voltamos pro hostel e a tarde visitamos a Plaza Murillo, que estava muito animada com pessoas vestidas de zebras, que faziam a alegria das crianças junto com os pombos, tomamos o sorvete local, achei diferente, mais simples e perto dali na frente fica a sede do Governo na Bolívia. Após fomos a Calle Jaen, uma rua bem estreita com vários museus, só entrei em um gratuito e compramos um cartão postal que foi o mais caro de toda a viajem, cerca de 10 bol. Seguimos em direção a rodoviária, fomos em uma farmácia comprar Soroche Pills, pedi uma cartela e ela me trouxe um comprimido, no fim achei que ia ser muito uma cartela mesmo e levei 2 comprimidos por cerca de 7 bol, as gurias riram demais comigo, por falar meio engraçado por causa do nosso idioma . Indo para a rodoviária, na frente dela tomamos um suco local, com amecha dentro, não era ruim, mas bateu o arrependimento depois que vi como eles preparam, ainda bem que não nos deu nada , e fomos ao terminal rodoviário. La dentro pesquisamos passagens para Copacabana, tinha 2 empresas que achamos, a Tour Peru e a Diana Tours, estavam o mesmo preço e como fomos melhor atendidos pela Diana, pois tinha uma turma não saia do guichê da Tour Peru, desistimos de comprar deles e fomos pela Diana mesmo, para sair as 8:00 da manhã, a moça do guichê falou umas 5 vezes para nós chegarmos com antecedência , e um fato curioso foi a berraceira que fazem para vender as passagens em frente aos guichês, Santa Cruzzzzz, Cochacabambaaaa, Punoooo, Orurooooo, era hilário, não sei como aguentavam ficar gritando daquele jeito . Saindo de lá fomos a Igreja San Francisco, muito linda e antiga, ao Mercado das Bruxas, onde tem várias vendas, e você encontra os famosos fetos de Ilhamas, roupas, antiguidades, decoração e outras coisas, deixamos pra comprar as lembranças no último dia, comprei dois pares de luvas e uma toca bem bacana por 45 bol tudo. Jantamos na Eli´s Pizza Express & Fast Food na Calle Comercio, muito bom por sinal, comemos espaguete com almondegas por 28 bol cada e voltamos ao Loki, onde carreguei a bateria do celular e da câmera digital, entramos na net e fomos dormi pra acorda cedo, pra ir a Copacabana. Gastos para duas pessoas em: 42 bol almoço sopa + prato principal + bebida 45 bol 2 pares de luvas e 1 toca andina 10 bol cartão postal na calle Jaen 7 bol 2 comprimidos de Soroche Pills 4,5 bol 2 sucos em frente ao terminal rodoviário de La Paz 1 bol banheiro rodoviária 70 bol passagem para Copacabana pela Diana Tours 56 bol macarronada com almondegas + refri no Eli's Editado Novembro 22, 2014 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros tainocap Postado Fevereiro 3, 2014 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 3, 2014 (editado) Vídeo do dia 07 e 08: Começo da viagem: La Paz: Editado Setembro 21, 2014 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros tainocap Postado Março 25, 2014 Autor Membros Compartilhar Postado Março 25, 2014 (editado) 09-01-14 – La Paz – Copacabana Mais uma vez dormi mal, cerca de 5 horas, tinha um europeu muito chato que não parava quieto, gostava de se mostrar para as gurias do quarto. Arrumamos as coisas, fizemos Check-out no hostel e pedimos um táxi, por 15 bol estávamos na rodoviária. Tomamos um café da manhã por 6 bol cada e chegamos no horário combinado, as 8:45 no local para o onibus. Fomos subindo por El Alto, que é grandinha, o que me chamo a atenção e que vi num relato, foi como eles escrevem no muro sobre “ladrón pillado serás quemado”, ou seja ladrão pego você será queimado, várias frases similares e com bonecos enforcados simulando os ladrões. Depois de um tempo, aparece minerações, algumas ilhamas(a primeira vez que vejo com meus olhos) e pequenos vilarejos. Paramos num posto de gasolina, onde compramos coisas pra nos alimentar e seguimos adiante. Dai pra frente temos a primeira visão do Titicaca, muito bonito por sinal. Em San Pedro de Tiquina precisamos sair do ônibus para pegar um barco, enquanto ele vai por uma balsa para atravessar para a ilha, creio que fizemos em menos de 10 minutos de barco, foi bem rápido, antes tiramos fotos com ilhamas e após a travessia, tiramos fotos na cidade e ao lado do monumento de Manco Kapac. Retornamos ao bus e não muito tempo depois estávamos em Copacabana, nós não estávamos tão bem, a ideia era dormi na ilha, mas por causa disso resolvemos dormi em Copacabana e ir no outro dia pra a Isla del sol. Procuramos um albergue, até que conhecemos o Celso, um senhor muito gente boa que nos guiou ao hostel que ele gerencia, ele era uma figura, já tinha ido até Corumba-MS e vivia dizendo “Brasil es muy grande”, fechamos com um quarto com 2 camas de solteiros por 50 bol com banheiro compartilhado, que eram ruins mais dava pro gasto e com cozinha, que não tinha muita coisa como detergente, pano pra enxugar, faca, garfo, colher, isqueiro, entre outros, um verdadeiro albergue, e o nome é Flor de Mayo. Fomos conhecer Copacabana, passamos por um ritual de enfeitar os carros, soltar espumantes, bombinhas e ser benzida por um padre franciscano, após fomos a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, muito bonita e bem conservada, é do tempo da colonização espanhola e se pode ver muito ouro e prata, assim como a Igreja de San Francisco em La Paz. Almoçamos num restaurante bem simpático, tomamos pela primeira vez Inca Kola, é uma laranjinha, não é ruim, mas longe de ser boa, assim como La Paz, o primeira prato era sopa, o segundo foi arroz, verduras e pollo. Quando cheguei em Copacabana não estava muito legal e não queria subir o Calvário, depois de todo esse tempo na cidade, resolvi subir, la existe o caminho com cruzes que simbolizam a Via Crucis de Jesus Cristo, passamos por rituais Xamãnicos, rituais a Pachamama onde eles compram dinheirinho falso, estouram espumantes, e bombinhas. A visão do Calvário é fascinante, da pra ver os barcos que vão a isla e o Titicaca em si. Voltamos ao centro e passamos na Diana Tours, pois já conhecíamos e fomos compra a passagem para Puno no dia seguinte por 80 bol e o barco que levava a Isla del Sol por 70 bol, ambas para duas pessoas, fomos atendidos por uma garota muito Simpática chamada Ana. Andamos mais um pouco pelo centro da cidade e fomos comprar nossa janta, compramos um chips, meio doce muito bom, e compramos varias coisas. Aproveitamos para cambiar, vimos nossa primeira chuva da viajem, a mesma não durou muito, ficamos um pouco numa lan house e voltamos para o hostel, fomos pra cozinha fazer chá de coca, macarrão com sardinha, estavam chegando vários argentinos, querendo usar a cozinha. Jantamos, estava bom demais e fomos dormi para acorda cedo, pois seria o dia da Isla del sol, um dos dias mais esperados da trip. Gastos para duas pessoas em Copacabana: 80 bol ônibus da huayruro tours para Puno 70 bol barco da Andes Amazonia ida e volta 5 bol pipoca doce 27 bol comida, cartao postal e 30min de internet Editado Novembro 23, 2014 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros tainocap Postado Março 25, 2014 Autor Membros Compartilhar Postado Março 25, 2014 (editado) Vídeo do dia 09: Ida de La Paz para Copacabana: Cerro Calvário: Cidade de Copacabana: Editado Setembro 17, 2014 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros tainocap Postado Maio 23, 2014 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 23, 2014 (editado) 10-01-14 – Copacabana - Isla del Sol - Puno Foi a melhor noite dormida até então, saímos do hostel, fizemos check-out e fomos achar nosso barco. Subimos no barco da Andes Amazonia as 8:15 e ficamos na parte superior do barco, onde recebemos colete salva-vidas e tínhamos uma visão espetacular do lago e suas ilhas, fantástico mesmo. Passamos muito protetor solar e as 10:00 estávamos na parte sul, paramos pra deixa o pessoal que ia ficar ali e pegarmos uns que iam pro norte e chegamos as 10:30 no lado norte. Após comprar as entradas por 10 bol, fomos ao banheiro, que tinha que pagar, acho que era 1 bol, logo depois fomos desbravar a ilha no lado norte, seguimos a rota até a mesa de sacrifício, e pelo caminho conhecemos duas mineiras, uma médica e outra professora, que nos acompanharam por toda a ilha, a ideia inicial era chegarmos até as 15:30 no lado sul seguindo a trilha do lado norte. Fomos admirando as paisagens, passamos por uma praia artificial, onde tinha muitas pessoas acampadas, vimos muitos animais, estradas de pedras, plantações, vegetação, morros e descidas, albergues, casas dos habitantes, vendinhas, entre outras coisas pelo caminho, tinha até quadra de futebol. Seguindo a trilha a visão da ilha era incrível, e em seguida compramos a entrada pra o complexo arqueológico da ilha, que lhe da direito de ver o labirinto, pedra sagrada e mesa de sacrifício por 10 bol. Chegamos na mesa de sacrifício lá pegamos um guia que estava explicando pro pessoal, havia vários tipos de sacrifícios e motivos para faze-los, logo em seguida fizemos a oração na pedra sagrada, os incas faziam orações a Viracocha nessa pedra cerimonial, que traz boas vibrações e fomos até o labirinto, onde tem as ruínas e bom uma visão de tirar o folego do Titicaca, e ai então que resolvemos não ir até o sul, achamos que não ia da tempo de pega o barco as 15:30 e resolvemos volta pelo norte mesmo pra pegar o barco das 13:30. Na volta conversamos com um casal de São Paulo que estavam indo pela trilha, comprei uma lembrança da ilha, um chapéu por 25 bol. Esperando nosso barco comendo um x-salada simples, e fomos até o sul, chegamos por volta das 14:10, onde conhecemos só o ponto de chegada, tiramos fotos, fomos ao banheiro e ficamos um pouco na escadaria, onde ficaram um grupo de crianças da ilha bem do meu lado, coladinho mesmo, percebi só depois, e minha mochila pequena e minha carteira estavam virados pra eles, ainda bem que nada foi roubado, e saímos dali pra retornar a ilha as 15:30, não vimos mais as mineiras, fomos na parte de baixo do barco e as 17:00 estávamos em Copacabana, tiramos xerox das identidades, mas não precisou na fronteira, só precisava das tarjas. Compramos banana e um portão de iogurte da famosa Pill de lá, e fomos ao ponto de embarque, e ela estava a Ana super simpática que nos atendeu no dia anterior, um fato que eu não gostei é que compramos as passagens para ir no ônibus da Tour Perú e fomos no bus da Huayruro Tours, eu não vi muito diferença nos ônibus, até achei mais confortável esse que fomos. Preenchemos a papelada da imigração e saímos as 18:30, e em 30 min estávamos em Kasani, chegando la tivemos que bater xerox da tarja lá, a mulher da empresa do ônibus falo uma hora uma coisa e outra hora outra, e no fim fotocopiamos a nossa tarja , deixamos a tarja verde e fomos ao lado do Peru, passamos pela imigração sem problemas, pedi só 3 dias e me deram 30, foram perguntas bem simples, e toda essa demora foi em torno de 1h30 perdida na fronteira, encontramos um grupo de brasileiros que iam até Lima, que estavam no nosso ônibus que seguia até Cusco, e seguimos até Puno, era noite e o horário peruano era de 1h antes que o boliviano. Chegamos por volta das 21:00 ao terminal de Puno, onde encontramos o Silvério, um senhor muito gente boa que se não fosse ele a gente ia te um baita trabalho pra fazer o que fizemos em Puno com pouco tempo disponível, ta certo que ele ganho uma porcentagem em cima da venda dele, mas foi um preço acessível e foi muito prestativo, fechamos o hostel e a Isla Flutuantes de Uros , comemos um salgado e tomamos café por 3 soles cada. Pegamos um táxi por 4 soles e chegamos ao Hostel Tumi Peru, gostei muito, foi o melhor da viajem com quarto com duas camas e banheiro privado por 40 soles por noite, ficamos duas, tinha wi-fi e tinha um computador que podia entra com autorização da recepção, que custou um pouco pra nos liberar, o atendimento era péssimo, de má vontade, e outra coisa que não gostei é o café da manhã que tinha que pagar separado , talvez tinha opção mais barata, mas valeu a pena. Fomos dormi porque a trip continua. Gastos para duas pessoas na ilha: 20 bol entradas lado norte 20 bol complexo arqueológico da ilha lado norte 25 bol chapéu bacana 8 bol banheiros 20 bol x-salada lado norte 2,5 bol cartão postal 20 bol entradas lado sul Gastos para duas pessoas em Copacabana: 2 bol banheiro 20 bol comida para leva para Puno 4 bol xerox fronteira Gastos para duas pessoas em Puno: 6 soles lanche na rodoviária 4 soles táxi 60 soles Ilhas flutuantes do Urus 40 soles uma pernoite em quarto com 2 camas de solteiro, tv e banheiro privado Editado Novembro 25, 2014 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros tainocap Postado Maio 24, 2014 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 24, 2014 (editado) Vídeos do dia 10/01/14: Travessia para a ilha: Isla do Sol: Seguindo para o Peru: Editado Setembro 21, 2014 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros EvertonDLIgo Postado Maio 26, 2014 Membros Compartilhar Postado Maio 26, 2014 acompanhando bem legal seu relato Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.