À medida que a Índia entrou em confinamento por conta do coronavírus, os índices de poluição no país caíram. Por lá são quase 1,4 bilhão de pessoas vivendo mais de 20 dias de bloqueio. Sem carros nas ruas e com a maioria das indústrias fechadas, ares e cenários mudaram.
Segundo o portal australiano News.com.au, muitos moradores do norte da Índia não viam o Himalaia há pelo menos 30 anos. No distrito de Japandhar, em Punjab, a mais alta cadeia montanhosa do mundo sequer era visível.
Ao também australiano SBS, um morador comenta: “Podemos ver claramente as montanhas cobertas de neve de nossos telhados. E não é só isso, as estrelas são visíveis à noite. Nunca vi nada parecido nos últimos tempos”, afirmou Sant Balbir Sing Seechewal.
Embora assim como em outros países, os indianos também estejam sofrendo com o inimigo invisível e com os danos causados também à economia, alguns foram animados às redes sociais mostrarem suas belas “novas” vistas:
Além dos perfis dos moradores no Twitter (clicar nas legendas ‘Reprodução’) e dos jornais australianos citados na matéria, você pode conferir a notícias em outros veículos que a publicaram:
Malta Winds:
http://maltawinds.com/2020/04/08/himalayas-visible-for-first-time-in-30-years-as-pollution-levels-in-india-drop/
The Sun:
https://www.thesun.co.uk/news/11356594/himalayas-visible-india-coronavirus-pollution/
A imagem (da home e) que traz até este post é de um pedacinho da Cordilheira do Himalaia, a qual abrange cinco países (Paquistão, Índia, China/Tibete, Nepal e Butão) e de autoria de Sadanand Lowanshi/Unsplash.
As cicatrizes que está pandemia está fazendo, boas e ruins, ficarão para sempre nesta geração. Quem viver verá!!!
Que benção
To curioso pra saber como era antes. Poderiam fazer um post mostrando a diferença?
ENCANTADISSIMA!!!
Eu Também