O ‘Caminhozinho do Rei’ (em português) fica no sul da Espanha, com seus 3Km de extensão encravados nas paredes de cânions, num desfiladeiro (de los Gaitanes) a 100m de altura.
Após uma reforma para manutenção que visa garantir maior segurança a quem fará o trajeto, o caminho será reaberto no próximo dia 28.
De acordo com a administração do local os interessados em fazer a trilha terão que registrar-se antes de pegar as entradas e observar as regras de segurança.
Segundo o site oficial da atração, mais de 32.000 reservas para a trilha foram feitas somente na primeira semana de funcionamento da ferramenta na web. (Numa olhada rápida na área de reservas do site, para os meses de abril e maio não há mais vagas disponíveis. Os meses seguintes não aparecem).
História
Originalmente o caminho foi construído para servir de passagem para os trabalhadores e transporte de materiais para uma hidrelétrica local. A obra foi finalizada em 1905.
Já o apelido veio depois que o rei Alfonso XIII percorreu o caminho, em 1921.
O perigo
Além das condições naturais (estar em um desfiladeiro a 100m de altura) o caminho é (ou era) uma espécie de ‘calçada’ de menos de 1m de largura encravada na parede dos cânions. Com o passar do tempo e a falta de manutenção grades de segurança, pedaços de pavimento, vigas etc foram se deteriorando.
Veja fotos do caminho (antes e depois da restauração):
Mais informações sobre o Caminito del Rey podem ser obtidas no http://www.caminitodelrey.info/es/#1
Que meda!