Se você está de viagem marcada para Bolívia e ou Peru durante o Carnaval, prepare-se para encontrar grandes festas. Se você não vai passear nos vizinhos e vai curtir (ou não) a folia por outras bandas, vale conferir as imagens e informações para, quem sabe, inserir as festas no seu próximo Carnaval.
(A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até o Chile, passando por Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. Neste post destacaremos os carnavais boliviano e peruano).
Na Bolívia
A cidade de Oruro abriga o maior evento cultural periódico do país, o Carnaval – que marca o Festival Ito: festa de origem indígena, baseada nos costumes andinos tradicionais, com invocações à Pacha Mama e ao Tio Supay, entre outros ritos. Estas celebrações foram interrompidas pelos espanhóis em meados do século XVII, porém mais adiante ganharam caráter cristão, tendo a virgem Maria como figura principal da comemoração.
Milhares de dançarinos (incluindo músicos) com diversas fantasias percorrem mais de 5 quilômetros das ruas da cidade até chegarem ao Santuário del Socavón. Ali, diante da imagem da Virgen del Socavón (uma invocação à Virgem Maria), os ‘brincantes/devotos’ passam de joelhos em frente a santa que é considerada padroeira dos mineiros e do folclore nacional boliviano.
Se você tem interesse em acompanhar parte da festa numa arquibancada, o departamento de turismo local disponibilizou informações e acesso à compra dos ingressos em uma página no Facebook: https://www.facebook.com/events/597238067075397/
O Carnaval de Oruro foi declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A cidade é considerada capital folclórica do país.
As cidades de Santa Cruz de La Sierra e de Tarija (nos departamentos Santa Cruz e Tarija, respectivamente) são algumas das que também celebram animadamente o Carnaval na Bolívia.
No Peru
Diversas partes do país celebram o Carnaval, mas as festas em Cajamarca (cidade ao norte do país) são as maiores e mais importantes. A cidade é considerada a Capital do Carnaval Peruano.
Por lá, assim como ocorre em algumas cidades do Brasil, grupos saem às ruas (formando ‘blocos’) dançando, cantando e tocando instrumentos musicais. Dentre os bairros mais tradicionais estão os San Sebastián, Cumbemayo, La Merced, Dos de mayo, Santa Elena, San José e Pueblo Nuevo.
São comuns as brincadeiras com água (em balões/bexigas ou pistolas), tinta, talco etc durante o Carnaval em várias cidades peruanas.
‘Bônus track’: Carnaval em Cusco – Peru
Em Cusco a festa principal ocorre na Plaza de Armas, onde há apresentações de dança e música, além de um festival gastronômico com comidas e bebidas típicas.
Em outras áreas da província de Cusco como no Vale Sagrado dos Incas (Pisac, Qoya, Urubamba etc) e Vale Sul (San Jerónimo, Oropesa e Canchis) também há várias festas.
Assim como na Bolívia, a cultura dos povos originários também se faz presente no Carnaval peruano. Bolivianos e peruanos mesclaram a tradição andina às celebrações cristãs vindas com os colonizadores dando vida às suas próprias expressões de alegria, de fé, de resistência.