Para ser mochileiro não há receita e há diversos tipos desses viajantes, de todos os bolsos, idades, profissões… e perfis.
Abaixo listamos alguns com os quais você provavelmente já se deparou ou se identifica.
Diga qual você é e nos ajude a completar a lista!
1 – Mochileiro Mauricinho/Patricinha
Para o trekking uma dúvida cruel: “levo meu Converse ou minha super bota pouco funcional, mas linda e da moda?” (Ele não tem consciência que a bota em questão é pouco funcional).
2 – O Neo-hippie
Anda viajando por aí. Domina os trabalhos manuais, artesanais, malabares e afins e não raro uma fumaça diferente está rondando seus rastas. Existentes nos exemplares “chic” e “sujinho”, dizem as más línguas.
3 – Mochileiro “Richard*”
É o festeiro, adepto da combinação “música eletrônica, cibercafé, boteco, balada, praia” (de preferência tudo isso junto e que a praia seja paradisíaca).
4 – Mochileiro mochileiro
Foge da “vibe” turista como o diabo da cruz (fugindo também dos destinos turísticos de massa, mas se vai à Paris, possivelmente vá ao Louvre e à Torre Eiffel).
Gosta de estar fora do grupo, ainda que sempre acabe junto a outros exemplares da mesma espécie em algum lugar do planeta.
5 – O sabático
Nas versões: Profissional liberal (com tempo e dinheiro) e Jovem (sem outro compromisso que o impossibilite) com grande vontade de conhecer o mundo e muita criatividade para fazê-lo economicamente.
6 – O Urbano
Sua selva preferida é a de asfalto.
7 – O montanhista
Auto-explicativo.
8 – Mochileiro-CVC
Na prática ele é mais um turista moderninho, mas para os amigos ele se diz ” mochileiro” – ele é cool!
Comprou uma mochila cara, mas não sabe ao certo como usá-la. Pode até ter uma bota de US$ 600 e por isso tem dó de colocá-la na lama.
Acredita que no topo do Everest deveria haver mais “infraestrutura” para turistas. Alguns têm dificuldade de seguir “regras de convívio” em campings e cozinhas de hostel, por exemplo.
Ele não gosta de organizar a própria viagem, mas entra em fóruns para mochileiros e em grupos do Facebook pra solicitar ” AJUDA URGENTE”, (e nunca ajuda ninguém quando volta da viagem). Ele não gosta de pesquisar e ler muito, o que ele quer mesmo é um pacotinho all inclusive e se encontrar um naquela agência “Super descolada” que o nome começa ou termina com “Eco” ou “Adventure”, ele compra e vai viajar feliz!
9 – Mochileiro Assalariado
Trabalha o ano inteiro e só tem 30 dias de férias, e que durante todos os outros 11 meses do ano passa planejando seu mochilão minuciosamente no escritório ou quando chega em casa; tudo para aproveitar cada segundo de cada lugar, independente do lugar ser badalado ou underground. Ele só quer sugar o máximo do destino escolhido… metade do prazer dele é pesquisar e estudar sobre o lugar que escolheu, nas pesquisas ele já começa a “viajar” ! – (Contribuição do viajante Diogo Medeiros)
* Em alusão ao personagem Richard, interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio, no filme A Praia.
Nota: Esse é um texto opinativo (em construção), com alguma dose de humor e não tem nenhuma intenção de desmerecer este ou aquele tipo de indivíduo.
O Sábio, aquele que não liga pra companhia pro dinheiro nem como vai ser, sou aquele que confia e obedece a vontade da mãe natureza
Assalariado, com certeza!
Mochileiro Assalariado… kkkkk
Mochileiro-mochileiro com mochileiro assalariado
O meu perfil é uma mistura de Mochileiro-Mochileiro + Mochileiro Assalariado. Esses 30 dias é tudo o que eu tenho.
Mochileiro-mochileiro com certeza!!! Adorei a definição do mochileiro-CVC, tem aos lotes por ai, são frescos, enrolados e ainda querem tirar onda de descolados quando voltam de viagem! rsrs
Richard e sabitico. Já me aventurei este mês em Montevideu é me considero.
Eu acho que sou uma mistura de Richard com Urbano.
Acho que sou o mochileiro-mochileiro com uma mistura de neo-hippie na versão chic HAHAHAHAHA.
Sou uma mistura de "O Neo-hippie" com o "Mochileiro mochileiro"…Adorei! 😉
Sou Mochileiro-Mochileiro com leve toque de Sabático com relação a economia. E já estive ai na Caixaprego senão lá foi muito próximo!
Sou mochileiro mochileiro e sabatico… rsrs achei um barato essas classificações..
Mochileiro-mochileiro-sabático.
srrssr
Haha, acho que estou mais para o urbano.
Gostaria de ser “o sabático” hahaha 🙂
Nessa época do ano to mais pra "O Montanhista" e "Mochileiro – Mochileiro", mais quando vem chegando o final do ano agente já parte para "Richard" e Neo-Hippie" kkkkkkkkkkk fala ai Nilton da-lhe Trindade e Floripa… / enjoyIt
n the pra ser só um ahahah.
não sei em qual eu me encaixo, só saberei quando eu me aventurar de verdade pela primeira vez, mas tudo indica que vou ser um mochileiro perdido e sem rumo ;).
richard+mochileiro mochileiro gostaria de juntar aos dois o sabatico.
kkkkk isso sim seria bom demais né Marcelle?! Eu também 😀
Ainda não sei onde me encaixo… Depois de outubro/ 13 volto para relatar.
Depois conte pra gente sim Tina :D. Bem-vinda!
Mochileiro-mochileiro, hahahah Mas, ultimamente, voltado demais pro urbano… rsrsrs
Mochileiro-Mochileiro.
Mochileiro Escoteiro! o
Rapaz, eu me classificaria em três dos citados: mochileiro mochileiro, escoteiro e, pricipalmente, montanhista. : ] Muito legal a matéria.
Sabático!
Sou definitivamente a urbana e – *tapando os ouvidos* – minha mochila é uma mala com rodinhas! Mas nem morta vou de pacote!
"nem morta vou de pacote" é ótimo kkkkk
Mochileiro / Richard.
Eu queria ser o sabático com Richard hahaha; mas acho que misturo o Mochileiro-Mochileiro com o Urbano 😛
Eu gostaria de estar COM o Richard! :p
kkkkkkkkkkkkkk doida
Pelo jeito sou Mochileiro-Mochileiro com pitadas de montanhista e escoteiro… (mas se tivesse a categoria mochileiro-rabugento eu acho que me enquadraria melhor!). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como é o mochileiro-rabugento? Conta aí que a gente acrescenta à lista kkkkkkkk
To contigo Claudinha!