No próximo mês, o argentino Pablo García completa 15 (quinzeeeee) anos de uma incrível volta ao mundo, de bicicleta. Ele já rodou mais de 148.000 km e há 4 está voltando do Alasca para Buenos Aires, onde em maio de 2017 pretende finalizar este projeto que além de experiências únicas rendeu um documentário em DVD, o “Pedaleando el globo”.
Na aventura, o Brasil teve participação especial. Depois de, em seu país, tentar em vão carreira acadêmica nas áreas de Relações Internacionais e Sistemas, em 1993 ele resolveu visitar o nordeste brasileiro. Passou quatro anos na capital alagoana, Maceió e ali se formou em Turismo. Abriu com três amigos uma bem sucedida agência e quando “tinham quase tudo, optamos por seguir caminhos separados. Ao final de 98 a ideia da ‘volta ao mundo de bicicleta’ começou a perturbar minha imaginação”, conta.
Em setembro de 2001 o sonho se tornou realidade. Desde então, Pablo visitou mais de 100 países dos 5 continentes, registrando os aspectos culturais e condições de vida dos lugares pelos quais passou. “Acredito que trouxe uma interessante perspectiva das diferentes culturas pela maneira como consigo me aproximar das pessoas”, comenta acrescentando que dar uma volta ao mundo de bicicleta não requer somente estar bem fisicamente e sair pela estrada pedalando o quanto puder. “Empreender uma viagem como esta me obriga a projetar cuidadosamente cada etapa vindoura, me informando sobre a situação atual dos caminhos e seus perigos, os lugares mais interessantes a conhecer e, sem dúvida, a maneira como gerar recursos econômicos para seguir a diante”.
Viaje com ele!
Além dos patrocinadores e da venda do DVD (online – aqui e aqui – e por onde passa), Pablo encontrou mais uma maneira de captar recursos para a viagem: por US$ 60 (dia/por pessoa) você pode viajar com ele.
Conforme informado no blog do projeto, este valor “inclui o café da manhã e uma das principais refeições do dia”, alertando que para participar da aventura você deve ter sua própria bicicleta, barraca e saco de dormir.
O itinerário será: Bolívia (Salar de Uyuni e rota das lagunas); nordeste argentino; Cuyo argentino (região conhecida pela produção de vinhos) e Cruce do los Andes (Chile) e Cruce de los andes – Siete lagos – Bariloche; em setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016 respectivamente. Já nos primeiro e segundo meses de 2017 ele estará pedalando pela Patagônia. Mais detalhes no http://pedaleandoelglobo.com/viaja-con-pablo/
Você pode saber mais sobre o viajante, o projeto e as viagens no blog ‘Pedaleando el Globo’, na página dele no Facebook, no Twitter e no Youtube.
Mais viagens de bicicleta no Brasil e no mundo no http://goo.gl/5yQyFC