Escolher o melhor fogareiro para camping é fundamental para garantir refeições práticas e saborosas durante suas aventuras ao ar livre. Seja em um camping rápido ou em uma expedição mais longa, o fogareiro adequado oferece segurança e eficiência. Ah, e ao usar um fogareiro e ingredientes próprios, você pode preparar refeições mais baratas e até mais nutritivas.
Neste artigo, apresentamos dicas para ajudar na sua escolha e listamos as melhores opções de compra.
Quais são os tipos de fogareiro
Aqui estão os tipos de fogareiro mais utilizados por campistas atualmente:
Fogareiro a Gás: são os mais populares devido à praticidade e eficiência. Usam cartuchos de gás (propano ou butano), que são fáceis de encontrar e trocar. Ideais para quem busca rapidez e facilidade no acampamento, esses fogareiros são compactos, seguros e funcionam bem em diversas condições climáticas.
Fogareiro de Combustível Líquido (Álcool)/Espiriteira*: é um modelo de fogareiro mais simples e compacto, que utiliza álcool como combustível. A espiriteira é ideal para situações de camping mais leves, onde a necessidade de calor intenso e de cozimento de grandes quantidades é menor.
Fogareiro Elétrico: estes fogareiros funcionam através de energia elétrica para gerar calor. Ao invés de depender de combustíveis como gás ou álcool, esses fogareiros funcionam conectados a uma tomada, e o calor é gerado por resistências elétricas ou por indução magnética, dependendo do modelo.
Existem ainda os fogareiros que funcionam com lenha, galhos e outros materiais orgânicos encontrados no ambiente e os e os que utilizam gasolina ou querosene com combustível. Eles costumam ser mais potentes, ideais para quem planeja cozinhar de forma mais intensa ou em ambientes frios, já que funcionam bem em temperaturas baixas. São mais pesados e exigem mais cuidados no transporte.
Como escolher um fogareiro de camping
Para escolher o melhor fogareiro para camping você deve observar algumas características no produto, que deve ser:
- Simples de montar e operar, ideal para quem está no meio da natureza (ou numa área de camping com infraestrutura desenvolvida) e precisa de praticidade.
- Leve e compacto para que seja fácil de transportar na mochila ou no carro.
- Eficiente e potente o suficiente para cozinhar suas refeições de maneira rápida, mesmo em condições externas adversas.
- Seguro. Um bom fogareiro deve ter sistemas de segurança, como proteção contra vazamentos de gás e estabilidade para evitar acidentes.
Você também pode optar por um modelo que tenha recursos como protetores de vento ou um design que minimize os efeitos do vento, garantindo que a chama permaneça acesa. Material resistente e construção robusta também são itens desejáveis.
Confira alguns dos melhores fogareiros para camping
Fogareiro Frontier Nautika
Saiba mais e preço!Fogareiro Horizontal New Duppio, Guepardo
Saiba mais e preço!Mini fogareiro compacto em aço inoxidável, Guepardo
Saiba mais e preço!Fogão Elétrico Fast Cook, Mondial
Saiba mais e preço!Fogão portátil à gás Flamalar, Venax
Saiba mais e preço! Buscar mais opções de fogareiros para camping e os melhores preçosComo acender fogareiro de acampamento
Acender um fogareiro de acampamento é fácil, mas exige cuidados para garantir segurança e eficiência.
Para começar, escolha um local estável, protegido do vento e longe de materiais inflamáveis.
Verifique o tipo de combustível que seu fogareiro utiliza, como gás ou álcool. Para modelos a gás, conecte o cartucho ou cilindro de forma segura. Certifique-se de que o cartucho está bem fixado e que não há vazamentos. Faça isso abrindo ligeiramente a válvula e verificando se há cheiro de gás ou ruídos incomuns. Acenda a chama próximo ao queimador. Sempre mantenha a cabeça e as mãos afastadas da saída de gás.
Em fogareiros com ignição automática, gire a válvula para liberar o gás e pressione o botão de ignição (se disponível). Isso acenderá a chama automaticamente.
Para fogareiros a álcool, adicione o combustível no reservatório sem exceder o limite indicado.
Dicas de segurança:
Nunca acenda o fogareiro dentro da barraca ou em locais fechados, para evitar riscos de incêndio e intoxicação por monóxido de carbono.
Não deixe o fogareiro sem supervisão enquanto estiver aceso.
Use fósforos longos, isqueiros ou iniciadores de fogo/pederneiras apropriados e não esqueça de mantê-los longe da água e umidade. (Mesmo que o seu fogareiro tenha ignição automática é sempre bom ter um desses itens à disposição num acampamento).
Quanto tempo dura o gás do fogareiro portátil
A duração do gás em um fogareiro portátil depende de alguns fatores, como o tipo de cartucho, o tamanho do fogareiro, a potência da chama utilizada e o tempo de uso contínuo.
Se você usar o fogareiro em potência baixa ou moderada, a duração pode se estender. Em média, um cartucho de gás butano ou mistura de butano e propano, com capacidade de 220g (comum em fogareiros portáteis), pode durar de 1 hora a 2 horas e meia em uso contínuo. Neste modelo da marca Guepardo (também citado mais acima neste artigo) por exemplo, o fabricante diz que o tempo médio de duração do gás em chama alta é de 2h e 10min.
Qual a diferença entre fogareiro e espiriteira
*A principal diferença entre fogareiro e espiriteira está na potência e no tamanho de cada um, o que influencia diretamente no tipo de uso e nas situações para as quais são mais indicados.
O fogareiro é geralmente mais robusto e potente, projetado para suportar panelas maiores e cozinhar com maior rapidez. Já a espiriteira é mais compacta e simples, geralmente alimentada com álcool; indicada para refeições menores ou preparações rápidas como aquecer líquidos ou fazer pratos mais simples.
Qual a diferença entre fogareiro e fogão elétrico
A diferença entre um fogareiro e um fogão elétrico está principalmente no propósito e na forma como funcionam. O fogareiro é projetado para ser portátil, versátil e fácil de transportar; ideal para atividades ao ar livre, como acampamentos. Ele utiliza combustíveis como gás ou álcool, o que o torna independente de uma fonte de energia elétrica.
Já o fogão elétrico é voltado para ambientes com acesso à eletricidade. Ele funciona conectado a uma tomada e utiliza resistência ou indução para gerar calor. Embora existam modelos portáteis, eles são mais pesados e menos práticos para aventuras ao ar livre, especialmente em locais sem energia.
Ah, aproveite para pegar algumas ideias e deixar as suas receitas para acampamento no nosso fórum ‘Alimentos para Camping e Aventura‘ 😋
A imagem de destaque (que traz até este artigo) é de Camille Watson/Unsplash.