Roteiro de mochilão na Europa partindo de Madrid

Um mochilão pela Europa é uma experiência inesquecível. A viagem vai além de visitar pontos turísticos com paisagens deslumbrantes, cria oportunidades de interagir com pessoas de todas as partes do mundo. Madrid é uma das capitais mais visitadas e, partindo dela, você pode explorar diversas cidades e países europeus de maneira prática e econômica. Se conhecer a Europa está na sua lista, aqui está um roteiro para um mochilão de 15 a 20 dias, visitando as cidades mais emblemáticas do velho continente.

Dia 1-3: Madrid, Espanha

Como chegar: Há diversas opções de voos para Madrid saindo do Brasil. Chegando lá, o Aeroporto Internacional de Madrid-Barajas possui fácil acesso ao centro da cidade através do metrô e ônibus.
O que visitar: Comece explorando a riqueza artística de Madrid. Visite o Museu do Prado, um dos museus de arte mais importantes do mundo. Poderá seguir para a Plaza Mayor e a Puerta del Sol, ambos pontos centrais que contam a história da cidade. Ao visitar a Puerta del Sol poderá ver o marco zero, uma placa que sinaliza o local exato de onde nascem todas as rodovias do país. Não deixe de conhecer o Palácio Real e caminhar pelas ruas da Gran Vía, cheia de lojas, cafés e vida urbana. A famosa gastronomia espanhola, como tapas e churros com chocolate também é algo imperdível no roteiro.

Dia 4-6: Barcelona, Espanha

Transporte: De Madrid a Barcelona, a maneira mais rápida e confortável é o trem de alta velocidade (AVE), que faz o trajeto em cerca de 3 horas. As passagens podem ser compradas pelo site ou na estação. Há também opções mais baratas, como ônibus, mas lembre que esses levam cerca de 7 a 8 horas.
O que visitar: Barcelona é uma cidade famosa por sua arquitetura única e sua atmosfera vibrante. Não deixe de visitar a Sagrada Família, obra-prima de Gaudí ainda em construção. Caso goste de passeios ao ar livre, visite o Parque Güell, que oferece uma vista deslumbrante da cidade. As charmosas ruas do Bairro Gótico encantam com a sua arquitetura, assim como a Catedral de Barcelona. Para um mergulho cultural, o Museu Picasso é imperdível, e para relaxar, uma caminhada até a Praia de Barceloneta pode ser o encerramento perfeito para a sua estadia.

arcodotriunfobarcelona toa heftiba unsplash
Arco do Triunfo, em Barcelona – Espanha | Foto: Toa Heftiba/Unsplash.

Dia 7-9: Nice, França

Transporte: De Barcelona a Nice, há opções de avião, trem ou ônibus. A melhor forma de ir sem carro é de trem e a viagem leva em torno de 8h.
O que visitar: Nice é a segunda cidade francesa que mais recebe visitantes, ficando atrás somente de Paris. A combinação de belas praias e rica história é apenas alguns dos atrativos dessa cidade. Caminhe pelo Passeio dos Ingleses, que contorna o mar Mediterrâneo, e explore a charmosa Cidade Velha (Vieux Nice), com suas ruas estreitas e coloridas. O Museu Marc Chagall e o Museu Matisse são excelentes para os amantes da arte. Para vistas espetaculares da cidade e do mar, suba até a Colina do Castelo. Além disso, Nice serve como base para visitar cidades próximas como Mônaco e Cannes, ideais para um bate-volta.

Dia 10-12: Florença, Itália

Transporte: De Nice para Florença, o trajeto mais fácil é de trem, com uma viagem de aproximadamente 6 a 7 horas, com uma conexão em Milão.
O que visitar: Florença é um tesouro renascentista. Comece seu tour pelo Duomo de Florença e não perca a chance de subir até o topo para uma vista panorâmica da cidade. O Museu Uffizi abriga uma das coleções de arte mais importantes da Itália, com obras de artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci e Michelangelo. A Ponte Vecchio, uma das pontes mais famosas do mundo, é um ótimo local para uma caminhada ao pôr do sol.

florenca it davide memoli unsplash
Vista de área da cidade de Florença | Foto: Davide Memoli/Unsplash.

Dia 13-15: Veneza, Itália

Transporte: De Florença a Veneza, o trem de alta velocidade é a opção mais prática e leva cerca de 2 horas.
O que visitar: Veneza é uma cidade que dispensa apresentações. Suas ruas são canais, e o transporte é feito por gôndolas e barcos. Comece pela Praça de São Marcos, onde você encontra a belíssima Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal. Um passeio de gôndola pelo Grande Canal é uma experiência única e que fará você apreciar a arquitetura veneziana sob um novo ângulo.

Dia 16-18: Munique, Alemanha

Transporte: De Veneza para Munique, o trem noturno é uma excelente opção, economizando tempo e dinheiro em hospedagem.
O que visitar: Munique é uma cidade cheia de cultura e história, além de ser a porta de entrada para a Baviera. Explore a Marienplatz, o coração da cidade, e assista ao famoso carrilhão na Nova Prefeitura. Se estiver na época, poderá aproveitar a famosa Oktoberfest. Para os amantes de história, o Museu da BMW e o Campo de Concentração de Dachau oferecem perspectivas únicas sobre a cidade e a região.

munique markus spiske unsplash
Foto: Markus Spiske/Unsplash

Dia 19-20: Praga, República Tcheca

Transporte: De Munique a Praga, o ônibus é a forma mais econômica, com viagens de cerca de 4 a 5 horas. Trem também é uma opção, mas pode levar mais tempo.
O que visitar: Praga é uma das cidades mais encantadoras da Europa. Caminhe pela Cidade Velha e visite o Relógio. Atravesse a icônica Ponte Carlos e explore o Castelo de Praga, que oferece uma vista panorâmica da cidade. Praga é também conhecida por suas cervejas artesanais, então aproveite para experimentar em uma das tradicionais tavernas da cidade.

Dicas Finais

Hospede-se em albergues ou use o Couchsurfing para economizar. Leve em consideração o que pretende visitar para facilitar a locomoção.
Considere a época do ano ao planejar seu mochilão. A primavera e o outono europeus oferecem clima agradável e menos turistas.

A imagem que traz até este artigo é de vista da famosa “Gran Vía”, uma das principais ruas da capital espanhola | Foto: Florian Wehde/Unsplash.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário