O que é gastronomia? Para alguns o ato de comer, para outros o prazer em combinar ingredientes. Independentemente da resposta, é algo que faz parte da vida do ser humano e a arte de comer e de beber pode ser relacionada com fatores como:
- Sociologia
- Cultura
- História
- Tecnologia
- Economia
- Tecnologia
Além de explicar o que é gastronomia, neste conteúdo ainda falaremos de temas como:
- Entenda o que é gastronomia
- A gastronomia como atrativo turístico
- As regiões do Paraná
- Gastronomia Paranaense
Ao explorar as delícias gastronômicas do sul do país, considere hospedar-se em pousadas no Paraná, onde você terá a oportunidade de saborear a culinária local e desfrutar da hospitalidade calorosa desta região encantadora.
Entenda o que é gastronomia
A gastronomia nada mais é do que fazer com que as pessoas tenham prazer e fiquem satisfeitas por meio da comida. Além disso, o que é gastronomia pode ser entendido como o estudo da culinária e também do ato de cozinhar.
Além de ser uma ciência, a gastronomia ainda pode ser definida como uma expressão artística, pois por meio da sua composição, ela vai retratar a cultura de uma região, por meio dos ingredientes, da história e da tradição local.
A gastronomia como atrativo turístico
De fato, um dos fatores que estão diretamente ligados ao turismo é a gastronomia. Afinal, quem é que não tem interesse em viajar e ter o prazer de comer algo que é comum naquela região?
Por isso, ela tem sido usada como um atrativo turístico, pois motiva as pessoas a saírem das suas cidades para conhecer as belezas regionais e, ainda, para comer as iguarias.
É claro que um turista vai até um restaurante com o objetivo de saciar a sua fome, mas ao chegar, ele é envolvido pela cultura predominante do local, pois ele desfrutará de uma comida que vai usar produtos típicos da localidade, algo que estará evidente no prato, na decoração e nas vestimentas.
Regiões do Paraná
Já falamos sobre o que é gastronomia e a gastronomia como atrativo turístico. Agora, pontuaremos as diferentes regiões do Paraná.
- Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu: os paranaenses contam com uma das 7 naturezas do mundo que são as Cataratas do Iguaçu.
- Ecoaventuras, História e Sabores: a região conta com muitas estruturas voltadas à religião e à rota da fé. Quem procura pela natureza pode conhecer a Estação Ecológica do Cerrado e o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo. A primeira fica em Campo Mourão e a segunda em Fênix.
- Campos Gerais: é voltada para quem busca a beleza natural dos arenitos em Vila Velha. Para quem deseja conhecer mais sobre os índios e ficar em contato com a natureza vai encontrar tudo isso na região que foi denominada como Entre Matas, Morros e Rios é formada pelas cidades Mato Rico, Nova Tebas, entre outras.
- Litoral do Paraná: Quem deseja conhecer o litoral pode descer pela famosa Estrada da Graciosa que é realmente graciosa. Depois de descer a serra, o visitante pode se deliciar no mar em cidades como Matinhos, Guaratuba e, ainda, a famosa Ilha do Mel.
- Norte do Paraná: não menos famosa, o norte do Paraná conta com cidades como Londrina, Porecatu, entre outras. O foco da região é a Rota do Café.
- Norte Pioneiro: como o nome já diz, essa região foi a primeira a receber a colonização no estado e tem como potencial o turismo de aventura e náutico.
- Riquezas do Oeste: foco da região está no agronegócio e o que se destaca são os tradicionais eventos: Show Rural, EXPOVEL e EXPOTOLEDO que acontecem nas cidades de Cascavel e Toledo.
- Rotas do Pinhão: Aqui, o destaque fica para a capital, Curitiba. Uma cidade linda, limpa, organizada e que tem a preservação ambiental como algo presente no dia a dia. Sem contar as áreas de turismo rural no entorno das cidades vizinhas.
- Sul do Paraná: o destaque nesta região está na produção da erva-mate. A cidade de Bituruna é dona da maior imagem de santa em todo globo terrestre.
- Terra dos Pinheirais: a região conta com forte presença dos imigrantes provenientes da Alemanha, Itália, Polônia e Ucrânia.
- Vale do Ivaí: aqui está a Rota da Fé formada pelas cidades de Lunardelli e Apucarana.
- Vales do Iguaçu: o clima frio é predominante, assim quem busca por águas termais deve conhecer a região
- Cinturão Verde: o destaque aqui é a cidade de Cianorte, pois ela figura entre as cidades que contam com uma das maiores florestas nas cidades em todo o Brasil
- Águas do Arenito Caiuá: quem gosta de água doce, morros para voar de parapente, encontra tudo, sem contar na gastronomia que é de dar água na boca
- Encontro de Águas e Biomas: ideal para quem deseja mergulhar em águas cristalinas ou para passear de barco e pescar.
- Caminho das águas: como o nome já diz, a região é destino para quem gosta do ecoturismo. A região é banhada pelos rios Piquiri, Goioerê, Paraná e Ivaí
- Encantado dos Ipês: a última região, mas não menos importante, tem como destaque a cidade de Maringá, município que se preocupa em conservar a natureza e a história local.
Gastronomia paranaense
A gastronomia paranaense foi muito influenciada pelos europeus, pois essa região recebeu muitos imigrantes que formam a população do estado. Tal combinação resultou em um estado que conta com muitos pratos típicos. Alguns dos mais tradicionais são:
- Barreado
- Pão no Bafo
- Carne de Onça
- Quirera com Suan
O Paraná conta também com suas bebidas típicas como:
- Chimarrão
- Café
- Cachaça
- Cerveja
- Vinho
Conclusão
Agora que você já sabe quais são as regiões do Paraná, seus atrativos, os pratos e bebidas típicas, é só arrumar as malas e partir para apreciar essa riqueza cultural que fica na região sul do Brasil.
Certamente, o turista que for até qualquer uma das 18 regiões não vai se surpreender, pois poderá comer bem, conhecer a região e desfrutar do que há de melhor, pois o estado tem os seus encantos que devem ser apreciados.