O improviso faz parte das viagens, mas nem tudo precisa ser decidido no momento. Nesse sentido, preparar o seu smartphone para registrar fotos das aventuras pede um pouco de atenção.
Viajar é algo que requer algum nível de planejamento, mesmo quando falamos sobre viagens espontâneas. Podemos não saber onde vamos nos hospedar, por exemplo, mas teremos os meios para alugar um quarto. É a partir da busca por informações que as experiências ficam melhores.
Isso vale também para aspectos tecnológicos, como o registro dos momentos importantes, os quais vêm sendo cada vez mais capturados em smartphones. Embora câmeras profissionais ainda sejam populares, e muitos mochileiros ainda gostem delas, cada vez mais o uso de smartphones (pelos recursos e praticidade) se encaixa no mochilão.
Pensando em tudo isso, é imprescindível que você conheça alguns apps para ter no smartphone ou outros dispositivos móveis antes de começar a mochilar por aí. Esses softwares vão te ajudar a aproveitar os momentos e ter lembranças para mostrar a amigos e familiares através da internet.
Lógico que um mochileiro prevenido terá muitos outros aplicativos, mas selecionamos alguns bem essenciais:
1 – Wondershare Dr.Fone
O Wondershare Dr.Fone é um software para computadores com diversas ferramentas úteis para todo mochileiro. Isso significa que, com um único programa, uma série de necessidades relacionadas ao gerenciamento de smartphones, espelhamento de tela e backup de dados podem ser supridas.
Quando o smartphone é o nosso principal meio de comunicação fora de casa, ter problemas com ele pode ser desastroso. Felizmente, o programa funciona em sistemas operacionais com Windows e macOS e é compatível com celulares que usam tanto Android quanto o O.S. exclusivo da Apple.
Outras ferramentas notáveis do Wondershare Dr.Fone incluem gerenciamento de senhas, eliminação e recuperação de dados, transferência de celular, reparação do sistema, transferência do WhatsApp e desbloqueio de tela. Tudo isso de maneira simples para quem não tem experiência com softwares.
2 – Google One
Em tempos recentes, fazer backups de arquivos nos smartphones e em outros dispositivos tornou-se uma tarefa ao mesmo tempo acessível e confusa. Por um lado, boa parte dos apps oferecem a possibilidade de salvar dados, caso você os perca em uma atualização da Apple com problema, por exemplo.
Por outro, fica difícil lembrar de ativar essa opção em cada um dos apps que usamos. No caso do salvamento de arquivos, o Google One é uma saída interessante, guardando imagens e vídeos no Google Fotos e oferecendo diretamente no app a possibilidade de apagá-los da memória do celular.
3- Instagram
Quem viaja precisa ter ao menos uma rede social para postar fotos tiradas no momento. É claro que você vai conferir todas com cuidado quando chegar em casa, mas ir compartilhando as experiências online é sempre algo muito agradável. Nesse caso, qual a rede social recomendada à tarefa?
Na nossa opinião, o Instagram é a escolha ideal, levando em conta o foco no compartilhamento de fotografias. Além disso, ele possui alguns filtros embutidos, permitindo que você faça ajustes superficiais. Mesmo para quem não gosta de postar fotos na linha do tempo, existem os stories.
4- Google Tradutor
O iPhone possui um aplicativo próprio para tradução, mas diante da necessidade de eventuais downgrade iOS, acaba sendo mais interessante usar um app separado. A utilidade dos tradutores é evidente durante viagens internacionais, onde a barreira do idioma pode trazer perrengues.
O Google Tradutor é o app mais recomendado desse segmento, por diferentes motivos. Dentre suas ferramentas, podemos acentuar a possibilidade de traduzir textos através de fotografias ou mesmo traduzir áudios em tempo real, tanto a partir do idioma que busca entender, quanto do que fala.
5 – TripAdvisor
Quando falamos sobre aplicativos ou sites sobre viagens, o TripAdvisor costuma ser o primeiro mencionado. Para alguns mochileiros, isso acaba sendo negativo, já que os pontos turísticos listados nele são saturados, certo? Na verdade, é possível achar muitas joias dentro da plataforma.
Cada vez mais, turistas que buscam lugares menos conhecidos estão compartilhando informações no TripAdvisor, o que é positivo. Isso acaba sendo, inclusive, uma questão de segurança, já que é muito importante ter informações sobre o lugar para onde está indo, seja ele conhecido ou não.
6 – Shazam
Para fechar a lista de apps (e antes de partirmos para um tutorial sobre o primeiro software da lista), nada mais justo do que uma escolha fora da caixinha. Você já passou pela situação de estar fora de casa e ouvir uma música que gosta, mas não saber como encontrá-la depois? O Shazam ajuda nisso.
Para mochileiros, que podem não conhecer o idioma de uma determinada música que estão ouvindo, o app é um presente. Basta apertar um botão para que o Shazam capte o áudio ao seu redor e tente encontrar um “match”. Ele inclusive lista onde a música pode ser ouvida em outros apps e sites.
Como usar o Dr. Fone?
De todos os apps mencionados acima, o Wondershare Dr.Fone merece uma atenção “extra”, por trazer múltiplas utilidades. A fim de fazer uso dele, o primeiro passo é o download, feito diretamente no site oficial. Em seguida, você deverá realizar a instalação, o que leva poucos minutos.
Na janela inicial do programa, você poderá conferir as ferramentas disponíveis, as quais podem ser rapidamente baixadas de acordo com a necessidade. É preciso que o smartphone esteja conectado a um computador, mas não se preocupe: os laptops funcionam perfeitamente para a tarefa.
Assim que o smartphone for conectado ao computador, o Wondershare Dr.Fone irá identificá-lo e você poderá realizar a tarefa desejada. Caso feche o programa antes de finalizar, os dados não são perdidos, bastando reiniciar o processo até que ele seja concluído adequadamente.
Se não for possível conectar o dispositivo diretamente utilizando uma entrada USB, existe também a opção de acesso sem fio, algo disponível para os celulares com Android através de um QR Code. O objetivo do programa, acima de tudo, é trazer conveniência para quem o está usando.
Imprevistos fazem parte, mas os “perrengues” podem ser evitados. Acima de qualquer outra dica e sugestão de app para smartphones e demais dispositivos móveis, o mais importante é que aproveite a viagem. Seja no rolo da câmera do celular ou na sua cabeça, as memórias irão perdurar!
A imagem que abre este post é de Artem Kniaz/Unsplash. Colaborou com o texto, Luana Biral.