O filme ‘Nomadland’ ganhou o Leão de Ouro, prêmio de melhor filme do Festival de Cinema de Veneza de 2020. Num momento em que o mundo teve que parar de viajar, a obra premiada mostra pessoas que vivem como “nômades modernos” pelos Estados Unidos em suas campervans, trailers e motorhomes, em busca de oportunidades de emprego, mas sem o “romantismo” das viagens à turismo.
Com direção da chinesa Chloe Zhao, o filme é protagonizado pela atriz Frances McDormand, cuja personagem parte para estrada em sua van “explorando uma vida fora da sociedade convencional como uma nômade moderna”, diz a sinopse do filme no Internet Movie Database (IMDb).
Fern aos 60 anos de idade (personagem de Frances) decide viajar após o colapso econômico da cidade em que vivia no estado de Nevada e é apresentada a outros “nômades reais”, trabalhadores precarizados como ela, Linda May, Swankie e Bob Wells que se tornam seus “mentores e companheiros em sua exploração pela vasta paisagem do oeste americano”.
Confira o teaser legendado de ‘Nomadland’ a seguir:
Abaixo fotos de cenas do filme e cartaz:
Inspirado em livro de não ficção
O filme é inspirado no livro “Nomadland: Surviving America in the twenty-first century’ (Nomadland: Sobrevivendo à América do Século XXI’), obra de não ficção de Jessica Bruder.
O livro explora o fenômeno dos trabalhadores americanos mais velhos (muitos afetados pela crise de 2007-2009) que viajam o país como “nômades” em busca de emprego.
A obra publicada em setembro de 2017 também foi inspiração para o curta-metragem, CamperForce. CamperForce era uma unidade de trabalho sazonal da Amazon que recrutava estes trabalhadores.
Assista o curta a seguir:
O livro (em inglês) pode ser comprado aqui.
Saiba mais:
Vale também a leitura do texto de Jessica Bruder para a Hapers Magazine: “The end of retirement” (O fim da aposentadoria), aqui. Nele a escritora e jornalista retrata a história de Linda May, uma das personagens reais do filme/livro.
No texto “A nova classe operária vai ao paraíso (e vence o Festival de Veneza)“, de Álex Vicente para o El País você pode saber um pouco mais sobre o filme.