O Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira retoma gradualmente suas atividades após meses fechado por conta da pandemia. Desde ontem (5) os turistas podem visitar uma das mais importantes atrações naturais da região que engloba os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Segundo informa o Ministério do Turismo, a retomada das atividades no parque nacional será feita a partir da “adoção de protocolos de prevenção estabelecidos por órgãos oficiais de saúde e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As medidas foram baseadas em três frentes de atuação: sociais, sanitárias e operacionais, que estabelecem o distanciamento físico, a sanitização dos ambientes e ações restritivas para a prevenção de contágio da Covid-19.”
Reabertura em 3 fases
Num primeiro momento haverá restrição de acesso a parte dos atrativos; na fase dois haverá flexibilização do acesso, porém mantendo a capacidade reduzida. Na fase três pretende-se que as atividades sejam retomadas normalmente.
Na fase inicial de reabertura, apenas a parte baixa e algumas atrações da parte alta do parque estarão abertas. A maior parte dos atrativos terá restrições quanto ao fluxo de visitação e, em todos os locais, os visitantes deverão manter o distanciamento mínimo de dois metros e usar, obrigatoriamente, máscaras de proteção. Para evitar aglomerações, o tempo de permanência de cada atrativo será controlado.
- Os detalhes das medidas adotadas e recomendações para visitação ao Parque Nacional do Itatiaia nesta retomada podem ser conferidos aqui.
Os ingressos devem ser comprados antecipadamente no http://www.parquedoitatiaia.tur.br/ingressos/
Mais informações sobre o Parque Nacional do Itatiaia, aqui.
Nota: Antes de planejar sua viagem a este destino informe-se sobre ele através do noticiário (uma dica é escrever o nome do destino no Google e clicar em ‘notícias’) e confirme se ele segue aberto (eventualmente ele pode ser fechado novamente, haja vista que a pandemia não acabou) e quais regras devem ser seguidas.
A imagem (da home e) que traz até este post é da piscina do Maromba | Foto: João P. Burini/CC BY-SA 4.0.
Com informações do Ministério do Turismo.