O documentário protagonizado por bolivianas aymaras que escalaram o Aconcágua (a montanha mais alta fora da Ásia) “Cholitas”, ganhou o Grande Prêmio da Cidade de Domžale, município esloveno, cidade próxima a capital Liubliana. O filme fez parte do 14º Festival de Cinema ‘Gorniškega filma’, conhecido como Festival de Cinema de Montanha. A mostra aconteceu entre 24 de fevereiro e 1 de março de 2020 no país europeu. “Cholitas” concorreu com outros 36 filmes.
“Cholitas” não é só um filme excepcional, forte em todos os aspectos técnicos e dramatúrgicos, baseado na extraordinária história de um grupo de mulheres bolivianas da etnia Aymara, “mas é sobretudo uma história de um grupo de mulheres bolivianas da etnia Aymara que fez algo que lhes mudou a vida”. A chegada ao cume do Aconcágua se converte em símbolo de luta pela emancipação de suas duras vidas cotidianas, assim como a voz de todos os povos indígenas da América Latina, comenta nota no site oficial do evento sobre o filme dirigido pelos espanhóis Jaime Murciego e Pablo Iraburu. (Confira o trailer ao final do post)
O documentário também foi premiado no Festival Mendi Film, em Bilbao, na Espanha em dezembro do ano passado. O filme segue sendo exibido na Espanha e Europa como parte do “Mendi Tour”, ciclo itinerante de Cinema de Montanha, Aventura e Natureza do festival.
Confira o trailer:
Você pode saber mais sobre o filme e agenda de exibições do “Cholitas” no site http://cholitasfilm.com/ e na página do filme no Facebook.
Sensacional . 👏🏻👏🏻👏🏻