Quando se fala em Índia, as primeiras coisas que vêm à cabeça são o Taj Mahal, palácios e cidades lotadas, típicas do Norte do país.
Mas lá no Sul, alguns estados surpreendem pelas praias e natureza, eles acabam sendo uma ótima opção para quem busca relaxar.
Um dos mais famosos é o estado de Goa, onde turistas circulam de biquini entre bares de música ao vivo e festas.
Um pouco menos conhecido dos brasileiros e mais tranquilo do que a vizinha Goa, está o estado de Kerala, onde resorts a preços acessíveis, tratamentos ayurvedas, passeios de barco, plantações de chás e esportes atraem turistas do mundo todo.
Tendo como slogan “Gods Own Country”, Kerala, que significa Terra dos Coqueiros, tem crescido no turismo. Estive em Kerala três vezes, viajei por lá mais de um mês, no total, e fiz diferentes atividades. Vou compartilhar aqui algumas das coisas imperdíveis:
Plantações de Chá
Na região de Munnar está algo que enchem os olhos: as plantações de chá. Em meio ao verde geometricamente desenhado das plantações, é possível visitar fábricas, conversar com as pessoas que trabalham na colheita e praticar alguns esportes radicais já, que a área está em meio à serra.
Backwaters
Em português, chamamos de remansos, essa porção de água do encontro dos rios com o mar. Em Kerala, os backwaters estão entre as atrações principais.
Eles formam canais navegáveis, pelos quais é possível ver a natureza e praticar esportes. Além disso, é possível observar as pequenas vilas da população ribeirinha e até mesmo almoçar na casa de um local. Passeios são oferecidos em diversas cidades da região, incluindo a possibilidade de dormir em um barco.
Na margem dos canais, é possível encontrar hotéis para todos os bolsos. Como por exemplo o luxuoso Coconut Lagoon e o acolhedor Cranganor Riverside Château (foto).
Redes Chinesas
Na cidade de Kochi e espalhadas pelos canais na região, é possível encontrar as chamadas redes chinesas, que foram adotadas no passado pelos indianos. Atualmente, muitas delas não são mais utilizadas e se tornaram atração turística. Na cidade de Kochi, é possível visitar as redes e os pescadores explicam o funcionamento delas. Por falar em Kochi, Vasco da Gama passou por lá, e a cidade tem algumas das poucas igrejas histórias cristãs da Índia.
Praias
O uso das praias como espaço de lazer, na Índia, é algo recente. Muitas ainda não possuem estrutura como cadeiras, guarda sol, bebidas e comidas. As praias dos resorts acabam oferecendo uma estrutura mais semelhante ao que os turistas estrangeiros estão acostumados.
Nas praias dos resorts é possível usar traje de banhos como biquini. Nas praias públicas, não é recomendado.
O mar Arábico tem águas quentes no verão, as praias são interessantes, mas não espere águas de cores extremamente claras.
Vilas locais
Visitar uma vila local é uma atividade incrível. Você pode fazer isso de forma independente, mas, também, são oferecidos passeios, onde são demonstradas várias atividades do dia a dia local, como por exemplo, subir no coqueiro, fazer cordas e cestaria, visitar as casas, ver a produção da bebida alcoolica local originária do coco, chamada toddy . Fiz o tour chamado Village Life Experience em Kumarakom e a experiência me pareceu bem legítima, nada no estilo: “para turista ver”.
Esportes
São diversas as atividades disponíveis na região seja nas praias ou nas montanhas de Munnar e Wayanad. Trilhas, rapel, esportes aquáticos, passeios de jipe são apenas algumas delas.
Comida
Com elementos como coco, banana e jaca em versão salgadas, a alimentação do estado é bem típica e diferente do restante da Índia, até porque é comum encontrar lugares que levam a sério a culinária ayurveda e seus princípios saudáveis.
Sadhya é um prato típico servido na folha de bananeira, sabores que variam do doce ao amargo, fazem dele algo único.
A jaca foi eleita a fruta do estado, diferente daqui, ela é utilizada em versões salgadas e ensopadas, fica delicioso.
Ayurveda
A Ciência da Vida, em sâscrito ayurveda, é a forma com a qual grande parte da população indiana se relaciona com a saúde.
Médicos ayurvedas são procurados por pessoas do mundo inteiro como forma de tratamentos mais naturais.
Vários resorts e clínicas oferecem pacotes all inclusive com tratamentos ayurveda para detox e problemas de saúde. Entre massagens, ervas, banhos, limpezas e opções naturais, é impossível não se sentir revigorado.
O estado também é o mais procurado para quem quer estudar sobre o assunto.
Arte marciais
Kalaripayattu Bout é conhecida como a arte marcial dos yogues, muito praticcada em Kerala, é possível visitar uma das academias ou apresentações. A velocidade e habilidade dos golpes é impressionante.
Artesanato
O artesanato na Índia, como um todo é lindo. Em Kerala as fibras de coco e dos coqueiros acabam dando um toque especial. Mas seria impossível definir a variedade de artesanato e belezas que vi pelo caminho. Visitar lugares que produzem o artesanato é uma ótima pedida. Um exemplo desses lugares é a Sargaalaya Art & Crafts em Kozhikode.
Festivais e templos
Assim como no Norte, o Sul do país é bastante religioso, as manifestações hindus são as mais presentes e os festivais atraem milhares de pessoas em datas comemorativas.
Faz parte da tradição dos festivais em Kerala, a presença de elefantes nos templos.
Cultura
A cultura do estado é peculiar, as danças e tambores estão entre os destaques e muitos hotéis recebem os turistas dessa forma.
Kathakali, Thullal e Mohiniyattam são três das principais danças locais e é possível assistir shows.
Os saris, trajes típicos das indianas, aqui também tem um toque especial, o colorido do norte, é substituido por cores claras, que são mais confortáveis em razão do calor da região.
História
Além dos templos tradicionais hindus, típicos da Índia, Kerala abriga uma parte histórica diferente, de quando a região recebeu portugueses, isso deu ao local uma arquitetura colonial, com igrejas cristãs e fortes no estilo Europeu, como Forte, entre eles o Bekal em Kasargod e o St. Angelo’s em Kannur.
As pessoas
Não sei se Kerala é o País de Deus, como diz o seu slogan, mas o sorriso e acolhimento das pessoas faz nos sentir mais perto dele.
Gente acolhedora, simples e simpática. A região precisa muito do turismo, então, saiba que ao visitar o estado, você está contribuindo para o desenvolvimento e renda da sorridente população local.
Hospedagem
- Hotéis
Pode ser a oportunidade de aproveitar um hotel mais sofisticado em razão do preço, mas, lembrando que os hotéis familiares também tem o seu charme e são uma oportunidade de contato mais próximo com a população local.
O Seashell Haris Beach Home em Kannur é um exemplo de acolhimento, à beira mar e com um sorridente dono indiano, é impossível não se sentir em casa.
- Hostel
Já fiquei em diversos hosteis na Índia e não tive problemas. Alguns são mais sofisticados, como os que integram as marcas franquiadas. Outros são mais simples e menos confortáveis. Mas vale aquela dica universal: sempre olhe a avaliação em sites de reserva de hospedagem.
- Residencias familiares, Vilas e Comunidades
Se você busca mais contato com a população local, uma opção são as pousadas e casas de locais cadastrados na Associação Kerala Hats, no site , você encontra uma relação de locais em todo o estado.
- Resorts
Tem para todos os bolsos, na Índia os resorts são em geral mais baratos do que por aqui e pode ser uma oportunidade para um mochileiro se dar esse luxo.
Vou colocar aqui o nome de alguns resorts e hotéis de luxo bem recomedados, caso você queira aproveitar os preços mais acessíveis que no Brasil.
Kochi: Marriott hotel, Hotel Ramada, Grand Hyatt, Fragrant Nature e Xandari Harbour
Kozhikode: Raviz Kozhikode, De Grand Malabar, Hyson Hotel & Malabar Palace
Kumarakom: Coconut Lagoon, Lake Song and Backwater Ripples
Munnar: Blanket Hotel, Tea Country, The Fog e The Leaf
Nileshwar: Nileswar Hermitage, Kanan Beach Resort, Malabar Ocean Front, Yoga & Naturopathy & Mantra Resort.
Trivandrum: KTDC Mascot Hotel
Thrissur: The Garuda Hotel
Wayanad: Vythiri Village, Vythiri Resort, Windoflower e CGH Wayanad Wild
A Índia possui as grandes redes de hotéis mundias, incluindo, a Taj Hotels, que é uma das mais luxuosas do país.
- Barcos Casa / Hotel
Um passeio imperdível é o que inclui ao menos uma noite em um barco casa. O tamanho e luxo dos barcos variam de acordo com orçamento, tem para todos os bolsos. Os barcos circulam pelas vilas e paisagens incríveis, um momento especial é ver o por do sol. As camas costumam ser bem confortáveis e a comida deliciosa. Fiz o meu passeio com a empresa Rainbow Cruise.
Outras empresas que fazem esse passeio: Lakes and Lagoon, Spice Routes e Xandari Riverscapes.
Tô indo amanhã para Varkala. Senti falta desta cidade na sua lista. Grata de toda forma. Feliz Ano Novo!
Muito legal. Minha próxima viagem