Por Verônica Souza
Após uma longa espera, o tão desejado sofá apareceu no Couchsurfing – ou em outro site de hospedagem alternativa, ou até mesmo naquela casa de outro colega viajante que você esbarrou por aí – e com a alegria surge o ‘’E agora?’’.
Agora é chegada a hora de dar o próximo passo e se tornar um guest (convidado/hóspede) daquele que deixa saudade ao ir embora e ganhar boas recomendações e, por que não mais sofás, redes e camas nas próximas viagens pelo mundo?
Baseada em experiências de amigos que hospedaram e foram hospedados e nas minhas próprias, seguem alguns pontos a serem levados em conta se você quer ser um hóspede que deixa saudade.
Gratidão antes de chegar
“A gratidão é a virtude das almas nobres” (Frase atribuída a Esopo).
Mande por mensagem um “Obrigada por abrir as portas pra mim”, “Obrigada por aceitar me hospedar”.
Seja organizado
Ao levantar arrume sua cama. Na verdade, o importante é deixar o “teu” local todo limpo e com tudo no seu devido lugar. Pode ser um sofá ou uma barraca, o importante é ter zelo e lembrar sempre de respeitar os hábitos e regras que já existiam ali antes de você chegar.
Presenteie
O orçamento do mochileiro – quase – sempre está sem muita folga, todavia, neste presente o que conta não é o valor monetário e sim o carinho que vem junto com o presente. Precisa dar uma lembrança cara? NÃO! Foque em algo diferente – e barato – que tenha na tua cidade ou estado. Pode ser um doce ou um artesanato, por exemplo.
Seja prestativo
Mesmo que os donos do local digam que não é necessário se preocupar com os afazeres domésticos ofereça ajuda. Pode ser ajudar no preparo do almoço, lavar a louça…
Compartilhe
Quem abre a porta para alguém de outro estado ou país quer um retorno chamado bagagem cultural. Deixe um pouco da sua! Conte como é o estilo de vida onde mora, cozinhe uma comida típica e apresente músicas as quais fazem sucesso em sua “casa”. Mesmo quem está viajando pela primeira vez tem muito a dividir.
Gratidão ao sair
Na hora do “good bye”, deixe um bilhete agradecendo a receptividade e os momentos bons com quem te acolheu. Isto faz diferença!