Já pensou em comprar uma Kombi para viajar? Foi exatamente esta ideia que o casal do projeto Eco Durismo pôs em pratica. A dupla franco-brasileira, formada por Lívio e Alexandra, decidiu devolver a casa que morava em Paraty e vender o que tinham para cair na estrada com a Kombi 1971. Desde de janeiro deste ano, eles estão morando, trabalhando e vivendo na Kombi.
E não pense que precisaram de muita grana pra começar. Afinal, o projeto se chama Eco Durismo (de duro mesmo, rs). Diferentemente dos luxuosos motorhomes – ou até mesmo de outras Kombis adaptadas – o casal economizou bastante. Toda a estrutura, apesar de simples, é suficiente para os dois e foi montada por eles mesmos. E a maior parte com madeiras de pallets (pinus e cedro).
Eles nem se quer preparam tudo para partir. Em cada destino, foram montando aos poucos – e ainda nem terminou.
Quer conhecer como é cada “cômodo” dessa casa sobre rodas? Confira abaixo.
Quarto com vista pra qualquer lugar
A vantagem de uma viagem de Kombi é que sua “casa” pode ser cada dia em um cenário diferente. A Kombi do Eco Durismo não conta com nenhum sistema de banco que vira cama, ou coisa do tipo. O casal simplesmente preparou uma estrutura em forma de estrado de madeira e fez um colchão do tamanho certo. Tudo é de encaixe, ou seja, a Kombi não precisou ser aparafusada, e a hora que precisar remover fica fácil.
Cozinha planejada
O “planejada” foi só pra chamar a atenção mesmo. Na verdade, a “cozinha” da Kombi é composta de um balcão, também feito a mesma madeira da cama. O fogão, no caso são fogareiros de camping que não ocupam espaço e podem ser levados para fora também. Bom, todo o restante é acessório como panelas, pratos, talheres, etc. Acredite! Basta uma gaveta para guardar tudo. Isso porque todos esses itens são dobráveis.
E para provar que dá pra cozinhar perfeitamente neste espaço, o casal ainda compartilha algumas receitas para viagens no canal do youtube, como o vídeo abaixo.
Sala de Estar
Não tem sofá nem tv. Porém dá pra deitar na cama e escutar um som. E não é qualquer som. É uma vitrola. Isso mesmo, alguns discos de vinil fazem parte da bagagem e a vitrolinha completa a vibe da viagem de Kombi. É ou não é pra chamar de sala de estar?
Closet
Você deve estar perguntando, onde ficam as roupas do casal dentro da Kombi. Bom, essa parte ainda não tem de fato e nem sabemos se haverá algum dia. Isso porque o projeto tem o apoio da marca alemã de mochilas. Então o que não falta é lugar para guardar as coisas.
Mas para as outras bagagens, o casal aproveitou cada espaço na Kombi. E assim, tem algumas boas prateleiras para guardar o básico, como cobertores, sacos de dormir e equipamentos infláveis.
Ducha
Sim. Até um mini chuveiro a Kombi tem. Nada muito elaborado que necessite reservatório e bombas para água. Ele cabe na palma da mão, mas aberto tem capacidade para 10L e dura cerca de 7min. É usado mais em casos de emergência, já que o casal costuma usar o banheiro de postos, hostels e campings.
Quintal
Bom, o quintal é a melhor parte da casa. Afinal ele é qualquer lugar na viagem de Kombi. Onde parar, ali é considerado quintal. Seja na praia ou no campo, dá pra encher os puffs, esticar a rede e montar uma churrasqueira. Vai dizer que você não queria um quintal desse também?
Pode ser que seja exagerado comparar a Kombi a uma casa, mas é apenas uma forma engraçada de mostrar que é possível se desapegar de tudo aquilo que consideramos como necessário e viver de forma mais simples e aproveitar o melhor da vida.
Se você quiser acompanhar as dicas e destinos do projeto Eco Durismo e sua Kombi, siga o Facebook, Instagram e Youtube.
ESTOU COMEÇANDO MEU PROJETO
COMPREI UMA KOMBI FURGÃO 1996
E TO METENDO O PÉ NA JACA
Oi Carlos!
Acontece. Assim que se faz!
Que você faça muitas e belas viagens.
Abraço.
Simples. so Fan das pessoas que tenham coragem e espirito de aventureiro em levar a vida assim. tenho muita vontade em fazer isso tambem . ainda estou na fase de criar coragem. voeces sao demais. abraco e boa viagem. alias boa viagem nao. como a kombi e sua casa. nao se trata de uma viagem mas sim de um tipo de estilo de viver.