Que Ilhabela é realmente bela, ninguém tem dúvida. São praias e cachus rodeadas pela mata atlântica de ponta a ponta. Alguns desses lugares só são acessados a pé – e particularmente são os que mais gostamos. Algumas trilhas em Ilhabela já são batidas, como a até a praia do Bonete e até a praia de Castelhanos.
A gente chegou com a kombosa em Ubatuba no meio de março e até agora não saiu daqui. Pra que também né? Mas temos que concordar que estamos mal-acostumados e explorando bem pouco a região.
Nossa sorte é ter conhecido uma galera que explora as trilhas de toda a região e sempre que podem, convidam a gente. E dessa vez, o convite foi para encarar 6 horas (ida e volta) até o Pico de Baepi, em Ilhabela.
Obviamente que topamos, e vamos compartilhar as dicas com vocês.
A trilha exige o mínimo de preparo físico
São ao todo 7,4km até o Pico do Baepi, numa altitude de 1048m. Muita subida, com parte da trilha precisando de uma manutenção. Mas nada impossível. A vista lá de cima é panorâmica e é possível avista boa parte de Caraguatatuba e um pedaço de Ubatuba e suas ilhas.
Mirante da trilha do Bico do Baepi em Ilhabela
Logo de início, uns 20min de caminhada já se chega num mirante que a vista incentiva continuar. Quando chega na parte de mata fechada, não tem muito o que apreciar, a não ser a diversidade da floresta.
Em nenhum ponto tem fontes de água
Em nenhum momento da trilha rolam fontes de água. Por isso, não esqueça de levar muita água para se hidratar.
O topo e a vista do Pico do Baepi
A recompensa da caminhada é a vista única lá de cima. Mas é preciso saber que chegou mesmo. Tem um pouco alto da trilha que provavelmente muita gente acredita ter terminado e deve ficar frustrado porque, deste ponto, a vista não é tão ampla. Chegamos ali e tivemos a mesma sensação de ser o final. Isso porque realmente já está no topo, mas a trilha segue para o canto direito até a chamada Pedra do Sul. Ali sim, a vista é incrível e é considerado o ponto final da caminhada.
Curtiu o Pico do Baepi? Quer outras dicas de trilhas e viagens sem precisar gastar muito? Segue a gente lá no Facebook, Instagram e Youtube e acompanhe todos os nossos rolês.
Texto e fotos: Ecodurismo.