Membros de Honra xaliba Postado Janeiro 10, 2010 Membros de Honra Postado Janeiro 10, 2010 Bom, eu nao sou o cara mais experiente em mergulho livre e apneia mas ja brinquei um pouco entao vou colocar um pouco do q aprendi. Outros fiquem a vontade para contribuir. Qdo comecei a brincar mais seriamente de descer mais fundo eu percebi q no inicio eu nao conseguia passar dos 6m, parecia q faltava ar - isso descendo em um lugar em q o fundo esta a 20m de profundidade - mas me dei conta q se eu ficasse parado ao inves de tentar descer mais eu tinha ar de novo e aquela vontade louca de respirar passava. Me dei conta q entao eh muito mais uma questao de confianca do q qquer outra coisa. Como era um paredao ingrime q ia de 0 a vinte metros eu entao passei a descer acompanhando a parede, ficando perto do fundo pois assim tem uma referencia e eu tinha mais confianca. Fui entao aos poucos aumentando a profundidade em em apenas uma hora eu ja havia conseguido descer ate 12m!! Eureca!! Em 3 dias brincando assim por uma a duas horas eu consegui descer a 18m. Um dia tb resolvi treinar pra aumentar meu folego. Em uma piscina dia sim dia nao eu ficava tentando atravessar de um lado para o outro sem respirar. A principio nao conseguia passar da metade, mas conforme vc vai ficando mais calmo e ganha confianca percebe q qto menos se mexer e mais se acalmar o folego vai aumentando. Fui gradualmente conseguindo aumentar a distancia percorrida. Outra coisa q fazia era simplesmente abaixar a cara dentro dagua e ficar sem respirar e marcar o tempo. Assim em 3 semanas aumentei de 30seg para 3m30s com hiperventilacao e 3m15s sem hiperventilacao. Aviso - hiperventilacao pode ser perigosa e causar desmaios enquanto em baixo dagua e isso pode ser faltal. Muito cuidado!
Membros Ockilupo Postado Janeiro 11, 2010 Membros Postado Janeiro 11, 2010 Po muito interessante seu relato................ vou tentar na minha próxima trip Acho que está faltando confiança pra mim. Uma coisa que eu percebi (não sei se com você é assim) se eu tentar bater as nadadeiras rápido eu perco o folego mais rápido, então não vale a pena tentar acelerar, outra coisa q eu tenho medo é sobre a compensação (acho q é esse o nome) da pressão interna do ouvido, dizem que em altas profundidades ao subir você não pode fazer isso de uma vez, teria que fazer gradualmente, não sei se é o caso da apnéia, não sei o quanto de profundidade exige isso. Mas tentarei e assim que subir minha média eu posto aqui........ por enquanto não passo dos 30segundos hahahaha abraços
Membros de Honra xaliba Postado Janeiro 11, 2010 Autor Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2010 por uma questao das leis da fisica, para dobrar a velocidade em baixo dagua vc precisa fazer 4 vezes mais forca, portanto qto mais devagar vc andar mais longe vc chega com seu folego. Repare ao atravessar uma piscina q se vc for ao maximo da velocidade vai perder o folego rapidinho, ao passo q se vc for deslizando bem suavemente vc vai muito mais longe pq o ar vai durar mais tempo. A subida lenta eh so em caso de mergulho autonomo, em apneia vc pode subir como uma bala q nao tem problema.
Membros Ockilupo Postado Janeiro 11, 2010 Membros Postado Janeiro 11, 2010 Bacana!!.......... tentarei todas essas dicas na proxima vez Alguma dica de como treinar em são paulo fora da água?.....
Membros de Honra LiCo Postado Janeiro 11, 2010 Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2010 A subida lenta eh so em caso de mergulho autonomo, em apneia vc pode subir como uma bala q nao tem problema. A qual profundidade que não dá mais para subir de uma vez xaliba?
Membros de Honra xaliba Postado Janeiro 11, 2010 Autor Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2010 nao tem limite de profundidade para apneia, pode voltar de 200 m como uma bala q nao da nada (o record mundial de apneia ja esta bem proximo de 200m e os caras literalmente sobem como uma bala). Ja em mergulho autonomo de dez metros ja pode dar merda, entao nao tem o papo da profundidade e sim se se esta usando apneia ou equipo scuba. A rasao eh pq qdo vc respira ar comprimido (equipo scuba) vc esta tendo dissolucao de gases no seu corpo, o q nao acontece em apneia. Na volta para eliminar o excesso desses gases vc tem q subir de forma bem lenta. Se vc exceder um certo tempo a uma dada profundidade, e esse tempo limite varia com a profundidade ficando cada vez mais curto conforme a prof aumenta, tem q fazer paradas descompressivas, q sao paradas a profundidades especificas por tempos determinados para eliminar o excesso de nitrogenio no sangue, chamamos isso de paradas descompressivas e o mergulho entao passa a ser um mergulho descompressivo. Em mergulho recreativo isso nao eh recomendado, so fazemos de vez em qdo em caso de haver algo muito espetacular la bem fundo q justifique pagar as paradas descompressivas pois elas representam um certo risco a sua saude, eu ja fiz varias e nunca tive nada, mas pode acontecer - a chamada doenca descompressiva - e um tratamento em uma clinica hiperbarica alem de ser extremamente caro eh foda e dizem q doi q so a porra - nao o tratamento, mas o q te causa buscar o tratamento - BOLHAS NO SEU CORPO
Membros de Honra LiCo Postado Janeiro 12, 2010 Membros de Honra Postado Janeiro 12, 2010 Eu já tinha visto sobre a necessidade de descompressão, mas não sabia que era assim que funcionava.
Membros anguzito Postado Janeiro 13, 2010 Membros Postado Janeiro 13, 2010 Bom, eu nao sou o cara mais experiente em mergulho livre e apneia mas ja brinquei um pouco entao vou colocar um pouco do q aprendi. Outros fiquem a vontade para contribuir. Qdo comecei a brincar mais seriamente de descer mais fundo eu percebi q no inicio eu nao conseguia passar dos 6m, parecia q faltava ar - isso descendo em um lugar em q o fundo esta a 20m de profundidade - mas me dei conta q se eu ficasse parado ao inves de tentar descer mais eu tinha ar de novo e aquela vontade louca de respirar passava. Me dei conta q entao eh muito mais uma questao de confianca do q qquer outra coisa. Como era um paredao ingrime q ia de 0 a vinte metros eu entao passei a descer acompanhando a parede, ficando perto do fundo pois assim tem uma referencia e eu tinha mais confianca. Fui entao aos poucos aumentando a profundidade em em apenas uma hora eu ja havia conseguido descer ate 12m!! Eureca!! Em 3 dias brincando assim por uma a duas horas eu consegui descer a 18m. Um dia tb resolvi treinar pra aumentar meu folego. Em uma piscina dia sim dia nao eu ficava tentando atravessar de um lado para o outro sem respirar. A principio nao conseguia passar da metade, mas conforme vc vai ficando mais calmo e ganha confianca percebe q qto menos se mexer e mais se acalmar o folego vai aumentando. Fui gradualmente conseguindo aumentar a distancia percorrida. Outra coisa q fazia era simplesmente abaixar a cara dentro dagua e ficar sem respirar e marcar o tempo. Assim em 3 semanas aumentei de 30seg para 3m30s com hiperventilacao e 3m15s sem hiperventilacao. Aviso - hiperventilacao pode ser perigosa e causar desmaios enquanto em baixo dagua e isso pode ser faltal. Muito cuidado! Cara, to lendo agora sobre apnéia, gosto da atividade, mas nao fiz ainda, vou comecar em Bonito no Carnaval. O que é hiperventilação? hehehe
Membros de Honra xaliba Postado Janeiro 14, 2010 Autor Membros de Honra Postado Janeiro 14, 2010 hiperventilacao eh o seguinte, qdo vc prende a respiracao, o q te faz ter vontade de respirar nao eh o nivel baixo de oxigenio q vai sendo consumido ao longo do tempo, mas sim o nivel de gas carbonico q vai se acumulando no seu sangue. Dessa forma qdo vc tem o estimulo de respirar, ainda tem oxigenio suficiente para continuar mais um pouco, mas o nivel de gas carbonico bateu no talo e vc tem aquele reflexo quase incontrolavel de respirar. O ar q respiramos tem uma porcentagem (concentracao) de oxigenio maior do q o dissolvido no nosso sangue, sendo assim ha uma tendencia do oxigenio de se difundir do ar para o nosso corpo (eh assim q o oxigenio entra no nosso pulmao) e da mesma forma tem uma porcentagem (concentracao) de co2 mais baixa do q o dissolvido no nosso sangue, dessa forma ha uma tendencia do co2 sair do nosso corpo para o ar (eh assim q o co2 sai do nosso corpo). Tudo esta em equilibrio com nossa taxa basica de respiracao. Mas se vc hiperventilar, ou seja, fazer respiracoes profundas e rapidas sucessivas vai alterar esse equilibrio, de modo q mais o2 vai se difundir para o nosso corpo e mais co2 vai sair do nosso corpo para o ar. Voltando ao estimulo respiratorio citado acima, agora vc com menos co2 no sangue, vai demorar mais para q esse gas se acumule e te provoque o estimulo respiratorio. O resultado eh conseguir ficar mais tempo sem respirar. O perigo eh justamente vc hiperventilar demais e diminuir demais o co2, assim esse ainda nao vai ter chegado em niveis de estimulo respiratorio e o o2 ja vai ter acabado, ou seja, vc desmaia por falta de oxigenio e nem percebe pq nao recebeu o estimulo de respirar. Fora dagua o q acontece eh q desmaiado vc nao controla mais e nao prende mais a respiracao, o seu corpo 'assume o controle' e vc volta a respirar e vai acordar sozinho. Em baixo dagua, se ninguem te ajudar, vc vai passar a respirar agua e vai morrer! Qto entao eh seguro hiperventilar?? Bom, varia de pessoa para pessoa, mas basicamente se vc nao sabe como fazer isso de forma segura, nao faça.
Membros de Honra murillus Postado Janeiro 14, 2010 Membros de Honra Postado Janeiro 14, 2010 VAI UM ALERTA: tem gente que gosta de fazer apneia no intervalo de superficie (entre um mergulho e outro com scuba)... isso 'e bem perigoso pois pode provocar DD (doenca descompressiva)...
Posts Recomendados