Ir para conteúdo

20 dias pelo Peru e uma leve extendida à Bolívia

jeez__

Posts Recomendados

• Membros

Olá,

Sou novo no forum então espero que a mensagem não esteja fugindo do formato que vocês estão acostumados.

Estou planejando uma viagem de 20 dias com minha namorada pelo Peru e Bolívia e gostaria de opiniões acerca do itinerário que tenho em mente. Bem, digamos, "itinerário", uma vez que só pensei num caminho que parece fazer sentido pelo mapa mas que ainda não pesquisei o suficiente para saber se realmente vale a pena. Eu _realmente_ preciso da ajuda de vocês. =/

Queria opiniões para saber se esse caminho e esses lugares valem a pena e se seria muito para apenas 20 dias. Para início de contexto, os dois extremos da viagem seriam Lima e o Salar de Uyuni, na Bolívia.

- A idéia seria começar a viagem em Lima mas não gastar mais que 2 dias na capital.

- Ir descendo pela costa, e talvez gastar 1 ou 2 dias em alguma cidade costeira, pequena e não tão turística. Isso existe?!

- Visitar Nazca.

- Visitar Arequipa. Vale a pena?!

- Descer para a Bolívia direto para o Salar de Uyuni.

- Subir para La Paz.

- Subir para o Titicaca pelo lado Boliviano e ficar uns 2 dias em Copacabana.

- Cruzar de volta para Puno ou alguma outra cidade menor que valha a pena.

- Subir para Cuzco.

- Fazer a trilha Inca e atingir Machu Picchu. Indicações de alguma agência com bom custo benefício para a trilha?

- Gastar 1 dia ou 2 numa vila andina, pequena e sem turistas. Isso existe?!!!

- Voltar para Lima e depois para o Brasil.

Notem que eu ainda não sei se isso tudo é possível de ser feito de carro ou se vale a pena encarar ônibus mesmo. Notem também que eu gosto de tentar encontrar esses lugares pequenos e nada turísticos para gastar uns dias, que eu posso encontrar qualquer estalagem barata mesmo. O orçamento é baixo, como de costume...

Caso esse intinerário não faça sentido algum por qualquer motivo, aceito sugestões para uma mudança radical nele!

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Fala jeez!

Segue opinião sobre os lugares por onde passei:

Salar de Uyuni: 3 dias

La Paz: 2 dias

Copacabana: 2 dias

Cuzco / Vale Sagrado: 2 dias

Somando isso com o que vc já listou:

Lima 2 dias: 3 dias (1 deles na volta)

Nazca: 1 dia

Arequipa: 1 dia

Puno: 1 dia

Trilha Inca: 4 dias

Vila Andina (?!): 1 dia

Nisso daria 20 dias contados, mas não estou levando em consideração o deslocamento entre algumas cidades (Nazca, Arequipa, etc.) e imprevistos.

Estou achando muito lugar pra pouco tempo.

Abs!

Link para o comentário

• Membros

Obrigado pela resposta, Iderley!

Bem, seguindo suas dicas e acrescentando o que eu acho que seria mandatório para a nossa viagem ficaria:

Salar de Uyuni: 3 dias

La Paz: 2 dias

Copacabana: 2 dias

Cuzco / Vale Sagrado: 2 dias

Trilha Inca: 4 dias

Nazca: 1 dia

Vila Andina (?!?!?): 1 dia

Isso nos deixa com 15 dias de viagem já. Se eu adicionar um dia em Lima, já que não faço tanta questão de conhecer a capital, ainda me sobraria 4 dias para translados. Vocês acham que isso é suficiente?

abs!

Link para o comentário

• Membros

Fala jeez!

Acho que ficou bem melhor em relação a tempo!

Já alguns dos deslocamentos podem não demorar tanto assim.

Por exemplo: de Uyuni para La Paz e de Copacabana para Cuzco dá pra pegar um ônibus (ou trem) noturno.

La Paz pra Copacabana também dá pra, depois de algum tour (Tiwanaku, Chacaltaya, etc.), ao invés de voltar pra La Paz, ficar no meio do caminho, em El Alto e tomar um bus pra Copacabana no final da tarde, afinal são "só" 4 horas de viagem... rs

Se vc não se importar de fazer isso em alguns trajetos vai "economizar" mais alguns dias que podem ser úteis nos outros deslocamentos ou mesmo em passeios.

Eu fiz isso de algumas cidades para outras. Fazia um tour de dia, passava a noite viajando e já chegava na próxima cidade e fazia outro passeio.

Mas daí ficaria um ritmo bem puxado, tem gente que prefere fazer com mais calma.

Aí vai do teu ritmo e do que vc quer pra viagem: mais lugares, mais sossego, um pouco de cada...

Abs!

Link para o comentário

• Membros

Opa Iderley!

Cara, você tem idéia do preço médio dessas viagens de ônibus/trem noturno? Eu sei que depende de onde para onde, mas só queria ter uma idéia até para o pior caso de quanto se gasta de translado numa viagem dessas que estou planejando.

abraços!

Link para o comentário

• Membros

Fala Iderley!

Cara, andei lendo outros tópicos e estou pensando em mudar drasticamente o roteiro. E se a viagem começasse em La Paz:

- Brasil - La Paz

- La Paz 4 dias (La Paz - Uyuni)

- Uyuni 3 dias (Uyuni - La Paz - Copacabana)

- Copacabana 2 dias (Copacabana - Puno)

- Puno só passar e seguir para Nazca ou Cuzco direto?

- Cuzco 4 dias

- Águas caliente pela hidrelétrica (?!?)

- Trilha Inca 4 dias (?!?)

- Cuzco - Lima

- Lima 1 ou 2 dias

- Lima - Brasil

O que você acha dessa idéia de roteiro? Tem vários pontos em aberto mas dicas eu fecho elas bem rápido. Li sobre essa travessia de Cuzco para Águas Calientes pela hidrelétrica, mas não sei bem quanto dura ou o que isso significa. Ela elimina a Trilha Inca, por exemplo, mas ainda nos leva a MP?! De puno é melhor seguir para Nazca ou para Cuzco?

Link para o comentário

• Membros

Fala jeez!

Agora o seu roteiro está ficando mais próximo ao trajeto que eu fiz.

Vou colocar alguns preços e horários pra vc ter uma idéia melhor:

26/abr/12

Entrada - Reserva Nacional Eduardo Avaroa: 150 bolivianos

27/abr/12

Ônibus Uyuni / La Paz: 230 bolivianos [saída 20h, chegada 6h]

29/abr/12

Táxi Todo Turismo / Hostal Copacabana: 12 bolivianos

Tour Chacaltaya / Valle de La Luna: 60 bolivianos (Buho's Tours) [saída 8h30, chegada 16h]

Entrada - Valle de La Luna: 15 bolivianos

Tour Tiwanaku: 60 bolivianos (Buho's Tours) [saída 8h, chegada 17h]

30/abr/12

Hostal Copacabana: 90 bolivianos

Entrada - Tiwanaku: 80 bolivianos

Almoço - Tiwanaku: 30 bolivianos

Ônibus La Paz / Copacabana: 20 bolivianos [saída 17h, chegada 21h - tem vários horários em El Alto]

Balsa (Estreito de Tiquina): 1,5 bolivianos

01/mai/12

Hotel Utama: 120 bolivianos

Barco - Isla del Sol (ida e volta): 35 bolivianos

Ônibus Copacabana / Puno: 35 bolivianos [saída 18h30, chegada 21h]

Entrada - Isla del Sol: 10 bolivianos

Pedágio Comunidade Challapampa: 15 bolivianos

Pedágio Comunidade Yumani: 5 bolivianos

Ônibus Puno / Cuzco: 30 soles [saída 21h30, chegada 5h]

Taxa de embarque - rodoviária de Puno: 1 sole

02/mai/12

Táxi Rodoviária de Puno / Hostal Quechua: 6 soles

Boleto turístico (Cuzco): 130 soles

City Tour + Vale Sagrado (com almoço): 70 soles

Entrada - Qorikancha: 10 soles

03/mai/12

Táxi Ollantaytambo / Cuzco: 20 soles

04/mai/12

Hostal Intiquilla (Águas Calientes): 66 soles

Ônibus Águas Calientes / Machu Picchu (ida e volta): 45 soles [tem vários horários]

Hostal Quechua (Cuzco): 120 soles (2 diárias)

05/mai/12

Táxi Hostal Quechua / Aeroporto de Cuzco: 10 soles

Táxi Aeroporto de Lima / Plaza San Martin: 20 dólares

Táxi Plaza de Armas / Huaca Pucllana: 12 soles

Entrada - Huaca Pucllana: 12 soles

Ônibus Huaca Pucllana / Shopping Larcomar: 1 sole

Táxi Miraflores / Aeroporto de Lima: 45 soles

Guarda-volumes (aeroporto de Lima): 24 soles

Lembrando que eu não pechincei muito (então talvez vc consiga melhorar os preços... rs) e que são apenas os horários dos transportes que eu tomei (podem existir outros).

Seguem os links do roteiro que montei antes de ir e do relato que estou escrevendo, neles vc vai encontrar mais detalhes:

atacama-salar-de-uyuni-la-paz-lago-titicaca-cuzco-machu-picchu-lima-bogota-t69563.html

17-dias-deserto-do-atacama-salar-de-uyuni-chacaltaya-lago-titicaca-cuzco-machu-picchu-lima-t65995.html

Abs!

Link para o comentário

• Membros de Honra
Fala Iderley!

Cara, andei lendo outros tópicos e estou pensando em mudar drasticamente o roteiro. E se a viagem começasse em La Paz:

- Brasil - La Paz

- La Paz 4 dias (La Paz - Uyuni)

- Uyuni 3 dias (Uyuni - La Paz - Copacabana)

- Copacabana 2 dias (Copacabana - Puno)

- Puno só passar e seguir para Nazca ou Cuzco direto?

- Cuzco 4 dias

- Águas caliente pela hidrelétrica (?!?)

- Trilha Inca 4 dias (?!?)

- Cuzco - Lima

- Lima 1 ou 2 dias

- Lima - Brasil

O que você acha dessa idéia de roteiro? Tem vários pontos em aberto mas dicas eu fecho elas bem rápido. Li sobre essa travessia de Cuzco para Águas Calientes pela hidrelétrica, mas não sei bem quanto dura ou o que isso significa. Ela elimina a Trilha Inca, por exemplo, mas ainda nos leva a MP?! De puno é melhor seguir para Nazca ou para Cuzco?

A distribuição dos dias tá ótima, dá pra conhecer tudo bem!

Respondendo as últimas perguntas...

A travessia pela hidrelétrica é uma alternativa ao trem de Ollanta - Aguas Calientes. Não é igual a trilha inka que te deixa dentro de MP, mas te dá boa parte do caminho necessário... A idéia geral desse caminho (pelo que eu li, não fiz, ok?) é ir de ollanta até a hidrelétrica de onibus/taxi e de lá o caminho é simples, é a ida para aguas calientes pelos trilhos do mesmo trem que vc pega em ollanta... chegando ao destino final em ac. Pelo que eu sei, é caminho pra umas 4 horas (mas posso estar errada, dá uma buscada nos relatos isso ;) )

E de Puno é melhor seguir pra Cuzco e depois pra Nazca, mais perto e mais fácil esse percurso

Beijos e boa sorte! =)

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...