Ir para conteúdo

Analândia/SP - Pedra Cuscuzeiro - Escalada


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ola amigos, irei mandar um breve relato sobre essa trip do fds 11-12/05.

 

Dessa vez o destino seria Analândia/SP que fica localizado a exatos 225km de Sampa, o caminho se da pela Rod. Bandeirantes > Anhanguera > Washington Luiza > Dep. R Ferreira.

A estrada é ótima, muito bem sinalizada até a Dep. R Ferreira, onde começa a buraqueira e falta de sinalização, o problema como sempre é o alto custo dos Pedágios, Ida e volta a Sampa, totalizamos R$61,00.

 

A ideia da trip era escalarmos a Pedra do Cuscuzeiro.

 

Saímos de SP por volta das 22, chegando em Analândia as 2:00, a ideia inicial seria camping selvagem na base do morro onde existe um enorme gramado, porém como a Pedra esta situada dentro de uma propriedade particular teríamos que ter previa autorização para a pratica do camping, chegando na cidade, basta seguir as placas que o levam em direção ao Cuscuzeiro, vimos diversas placas indicando Camping Aguá Viva, resolvemos parar no mesmo e ficar por 15k a diária, o mesmo dispunha de banheiro coletivo Masc. e Fem com banho agua quente e uma vista incrível ao Cuscuzeiro e Pedra do Camelo, assim que entramos no camping, começou a chuva, fina ainda, o que nos deu apenas o tempo de montar nossas barracas, na sequencia a chuva despencou, ventos fortes e a expectativa da trip falhar aumentava.

 

Levantamos como o combinado as 6am, a chuva continuava, tomamos um café e pensávamos, oque iremos fazer agora com esse tempo?

Decidimos repassar alguns procedimentos de técnicas verticais, como ancoragens, rapel e técnicas de resgate.

 

20120515181434.jpg

Testando nó auto-blocante

 

Percebemos que ao longo do amanhecer o tempo dava sinal de melhora, um vento fortissimo começou a levar aquela chuva chata para longe, porem outro fator nos preocupava agora. O Vento.

Que por sua vez estava tão forte que seria capaz de nos arremessar pela parede no momento da escalada com facilidade. Jogamos umas bolachas para dentro organizamos tudo e partimos pra pedra, existe uma trilha que sai do próprio camping e nos leva ao Cuscuzeiro, nada mais que 40min. de caminhada, tranquilo, com um desnível de uns 120m aproximadamente até alcançarmos a base da Pedra.

 

20120515181613.jpg

A caminho do Cuscuzeiro

 

Para quem curte escalar, a pedra oferece ótimas vias, algumas com pouca proteção, outras bem protegidas, com graus que podem variar de 3º a 9ºSup, o visual do alto é incrivel, infelizmente só pode acessar o Cume através da escalada, mais para quem aprecia uma caminhada, é possível dar a volta na pedra por trilha, um pouco fechada, porém com uma beleza única.

 

20120515181832.jpg

Placa indicando Face Norte e Face Sul da Pedra

 

20120515181951.jpg

Via Escalada

 

20120515182046.jpg

Do alto - Morro Camelo ao fundo

 

 

Na face Sul da Pedra, existe uma "Caverninha" muito pequena, que é abitada por morcegos, fica na parte direita da via Carteirinha, conseguimos visualizar uns morceguinhos descansando de cabeça p/ baixo, infelizmente a entrada encontra-se vandalizada com diversas pichações no próprio Arenito, por se tratar de uma rocha frágil com um grande poder de degradação, fica fácil para vandalos deixarem suas marcas na rocha. Infelizmente. ::carai::

 

20120515182534.jpg

Entrada da Caverninha

 

Para finalizar mandamos a via Carteirinha e descemos por Rapel por cima da caverna.

 

20120515182859.jpg

Mandando a via Carteirinha

 

20120515182941.jpg

Rapel Caverninha

 

Lembrando que a Pedra do Cuscuzeiro é Arenito, extremamente frágil e sensível aos impactos que um grande fluxo de pessoas causa. O problema mais gritante é o de erosão no trecho compreendido entre a matinha e a base da pedra. No inverno, a seca é prolongada e todo o capim seca e se retrai. Toda terra das trilhas torna-se uma areia fina, fofa e solta. Nessa época de mato baixo, as pessoas acabam por criar novas trilhas, em geral mais diretas, mais curtas e mais inclinadas. O mato, fragilizado pela seca, abre facilmente lugar para a nova trilha, e no lugar do capim surge a areia. Na primavera e começo do verão começam as chuvas fortes e abundantes, e antes do mato ter tempo de crescer a chuva já levou toda a areia que era o piso da nova trilha, e assim começando mais um foco de erosão. Esse problema da erosão tem se agravado nos últimos anos. Colabore na conservação das trilhas:

 

Não abra novas trilhas nem atalhos. Procure usar as trilhas demarcadas e colaborar para a manutenção da demarcação.

Evite utilizar trilhas que estão erodindo.

Utilize trilhas de inclinação suave, em geral um pouco mais longas e em ziguezague.

Não role nem atire pedras para baixo, pois elas ajudam a conter a terra.

 

Para os Escaladores, evite o uso de Pó Magnésio, pois esse tipo de rocha absorve mt o mesmo, causando um grande impacto visual e nada agradável a rocha, tente descer sempre por Rapel duplo, diminuindo o contato/atrito da corda com a rocha, o que pode marcar a mesma. Evite ao máximo, caso seja necessário o uso de Equipo móvel "Cliff, Hexentric, Camalot, etc" muito cuidado, Lembre-se, estamos lidando com ARENITO.

Capacete SEMPRE

Segurança Nuca é D+ ::otemo::

 

Para os Não Escaladores:

NÃO cheguem próximo as vias de escalada, sem experiência e equipamento necessário esse tipo de rocha é frágil, o que pode acorrer acidentes devido as pedras que se soltam de cima, o Uso de Capacete é fundamental. Existem algumas pLacas que impedem o caminho/entrada a certas trilhas por se destinarem apenas a Escaladores, respeite as mesma para sua própria segurança.

 

Não conseguimos ir até o morro do Camelo, devido ao mau tempo, mais o mesmo pode ser acessado por Trilha "salvo engano" e o visual lá de cima é incrível com a vista ao Morro do Cuscuzeiro, não me recordo onde, mais já li sobre.

Na região existe a cachoeira da Bocaína, também não fomos a mesma novamente graças ao tempo ::vapapu:: , mais parece que a cachu eh loka D+, para quem visitar a cidade vale incluir esses locais. E temos tb o Museu da Aviação.

 

E o vídeo pra fechar o relato:

 

Abraços e boas Trips... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Confiram a minha reZenha completa em: https://rezenhando.wordpress.com/2017/01/05/camping-da-virada-em-analandia/'>https://rezenhando.wordpress.com/2017/01/05/camping-da-virada-em-analandia/

 

camping-analandia-pedra-viva-21.png

 

Espero que o post influencie vocês a irem e depois comentem o que acharam do lugar. Seu comentário sempre é muito importante, é o que dá alma ao Blog.

 

Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/

Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky

Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/

Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCCfmjZm3KuEE-XsNhfBnqvQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...